Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de julho de 2011

REFORMA DA CASA DO POETA AUGUSTO DOS ANJOS

Leopoldina continua despertando o interesse da grande mídia nacional em virtude da notoriedade do poeta Augusto dos Anjos, cujos restos mortais encontram-se depositados no cemitério local. O jornalista Ancelmo Góis, que assina uma coluna diária no jornal O Globo, apresentou na edição de ontem (19) do jornal uma matéria com foto do túmulo do poeta Augusto dos Anjos e uma árvore de tamarindo. Acompanhando a foto, o poema “Debaixo do Tamarindo”, no qual o poeta paraibano revela o sonho de ser enterrado ao pé da tamarineira de sua antiga casa. A matéria foi recebida com carinho pelos segmentos culturais da cidade, pois, além de enaltecer a figura brilhante de Augusto, promove uma divulgação positiva de Leopoldina que tão bem soube acolher o poeta num período importante de sua vida.

A divulgação dessa notícia pelo jornal O Globo ocorre num momento importante para a cidade. No último dia 12 de julho, foram iniciados os trabalhos de restauração e reforma da Casa Augusto dos Anjos. A Empresa Construtora Redentor de Pirapetinga foi a vencedora do processo licitatório para realização da obra com um custo total de R$82.339,96. 

Segundo informações de Rosângela Moreira Lima Costa, Superintendente Municipal de Cultura e Presidente do COMPAC, serão utilizados recursos provenientes do ICMS Cultural e do Programa de Aplicação do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico Cultural – FUMPAC. “Em reunião e através de ata, os conselheiros aprovaram a utilização dos recursos já que a Casa Augusto dos Anjos é um patrimônio cultural material, protegido por seu tombamento municipal”. 

Rosângela Lima explicou que, entre as funções do COMPAC, está a promoção das atividades de resgate, valorização, manutenção, promoção e preservação do patrimônio cultural municipal. “Os conselheiros aprovaram a utilização de até R$200.000,00 na reforma e restauração daquele imóvel que é reconhecido pela IEPHA/MG como Espaço dos Anjos”. 

O projeto prevê ainda ampliação, com a construção de um Café para apresentação de saraus e um anfiteatro aberto com capacidade máxima de 100 pessoas para apresentações culturais. “Já estamos providenciando toda a documentação para agilizar a segunda etapa da reforma”, informou a Superintendente de Cultura.

Gilberto de Oliveira Tony, Secretário Municipal de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo, também considerou importante essa iniciativa da Administração Municipal. Ele explicou que todo o acervo do poeta Augusto dos Anjos encontra-se em poder do Promotor de Justiça, responsável pelo Patrimônio Histórico. “ Conforme acordo firmado com a Secretaria de Cultura, assim que o imóvel for restaurado, o acervo voltará para o Espaço dos Anjos”, afirmou Gilberto Tony. 

O Prefeito Bené Guedes salientou que a Administração Municipal sempre tratou desse projeto com carinho e enorme interesse. Ele explicou que a restauração da Casa Augusto dos Anjos contribuirá para a preservação da memória do poeta que faz parte da história de Leopoldina. Bené Guedes salientou que o Governo Municipal tem desenvolvido políticas públicas de incentivo à cultura e de preservação de sua história. “Preservar um patrimônio histórico é, antes de tudo, preservar a cidadania de um povo que tem o direito de ter respeitada sua memória cultural”, concluiu.
Fonte: Imprensa da Prefeitura Municipal de Lepoldina-MG

 
"Simplesmente Augusto"
Começaram no dia 1º de julho de 2011 as gravações das primeiras cenas do longa-ficção "Simplesmente Augusto" que tem como base a vida do poeta Augusto dos Anjos.
De realização do Instituto de Desenvolvimento Social Augusto dos Anjos, localizado em Sapé-PB, o longa terá as marcações de cena nos municípios de Leopoldina-MG, Vassouras-RJ e Bananaç-SP, e sua estréia está prevista para o dia 06 de junho de 2012. 
(Fonte: www.leopoldinense.com.br)


Postado por: Aline M. de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário