Total de visualizações de página

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Representantes do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras participam do 9º Encontro do Fórum de Desenvolvimento Regional Sustentável

Aconteceu no dia 04 de novembro de 2011, em Cataguases, o 9º Encontro do Fórum de Desenvolvimento Regional Sustentáve. O projeto, de realização da Votorantim Metais com execução do Grupo Gaia, faz parte do Programa Ecos da Mata e terá como produto final um Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável, construído coletivamente por integrantes dos municípios de Itamarati de Minas, Miraí, Descoberto, Cataguases, Muriaé, Fervedouro, Miradouro, Rosário da Limeira e São Sebastião da Vargem Alegre.

O evento, dividido em duas etapas, contou com palestra ministrada por Rafael Luchesi acerca do tema desenvolvimento. E numa segunda etapa, os participantes foram distribuídos em grupos temáticos sobre 'desenvolvimento agropecuário', 'educação e qualificação', 'preservação ambiental', 'serviços, indústria e comércio', 'infraestrutura' e 'turismo'. Cada um destes grupos temáticos ficou responsável pela discussão e elaboração de ações para os eixos apresentados. 


O grupo temático do Eixo Turismo contou com a participação da Presidente do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras, Sônia Dias, a secretária executiva do Circuito e assessora administrativa da prefeitura de Cataguases, Moema Esteves, e a estagiária do Circuito, Aline Moraes, assim como os demais representantes do setor turístico dos municípios participantes.
Aline Moraes, estagiária do Circuito, Virgílio, turismólogo GAIA, Sônia Dias, presidente do Circuito e Moema Esteves, secretária executiva do Circuito e assessora do setor de turismo de Cataguases

Grupo temárico do turismo
Após longa discussão sobre a realidade do turismo e terem sido definidas as ações prioritárias para o desenvolvimento da atividade na região, foi escolhido um representante do grupo para apresentar tais ações propostas para o Eixo do Turismo, e representar o grupo de turismo durante o fechamento do Plano e sua apresentação pública. E, no fim da tarde, foram apresentadas todas as ações propostas para os seis eixos temáticos que que irão compor o Plano. 
Apresentação das ações propostas para o Eixo Turismo


 Dando continuidade a estes trabalhos, foi realizada no dia 18/11, também em Cataguases, uma reunião com os representantes dos eixos temáticos, entre eles a estagiária do Circuito Serras e Cachoeiras, para fazer as últimas alterações no Plano e validá-lo.

A apresentação oficial do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável acontecerá no dia 25 de novembro de 2011, às 11h, no município de Miraí.

Postado por: Aline M. de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário