Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de maio de 2012

CIRCUITO SERRAS E CACHOEIRAS DIVULGA SEUS PRODUTOS E DESTINOS NO 4º SALÃO MINEIRO DO TURISMO

Por: Thais de Oliveira Lima

Nos dias 18 e 19 de maio de 2012, foi realizado no Minascentro – Belo Horizonte, a 4ª edição do Salão Mineiro do Turismo. O evento considerado o maior e mais importante do setor em Minas Gerais é realizado pela Secretaria de Estado de Turismo – SETUR/MG e tem como objetivo promover e incentivar a divulgação dos destinos turísticos de Minas aos profissionais do setor, a imprensa e ao público em geral.
Por conta disso, a Agência de Desenvolvimento Regional do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras - ADERT, entidade ligada a Política de Regionalização do Turismo do Estado de Minas Gerais, apresentou aos quase doze mil visitantes deste evento os atrativos e belezas dos seus municípios associados através da distribuição de material promocional, exposição e venda de produtos artesanais e produtos gastronômicos típicos da região.
Além Paraíba, Argirita, Cataguases, Dona Euzebia, Itamarati de Minas e Leopoldina tiveram a oportunidade de serem divulgados junto com os principais destinos do Estado em um evento que apresenta anualmente aos mineiros de Belo Horizonte e demais visitantes do Brasil, opções de viagens e roteiros turísticos por todas as regiões de Minas Gerais.
O estande do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras foi coordenado pela Gestora da entidade – Thais Lima e contou com a presença da Presidente da ADERT – Sônia Dias e as representantes do turismo de Além Paraíba e Cataguases, Magali Gomide e Moema Esteves, que juntas apresentaram detalhadamente os atrativos locais as centenas dos visitantes diários que pararam no espaço para conhecer o local que expunha a foto de uma bela cachoeira (Poeira D’Água – Leopoldina – MG) estampada na parede ao fundo, além de uma tela convidativa que mostrava belíssimas imagens dos seis municípios pertencentes a esta rica região.
O espaço do Serras e Cachoeiras chamou a atenção ainda pela qualidade dos artesanatos que foram expostos em suas prateleiras devidamente decoradas e a degustação dos produtos locais, como os deliciosos biscoitos amanteigados da Fábrica Líder de Cataguases, os doces em compotas de Além Paraíba e licores de frutas exóticas como pequi e tamarindo fabricados nestes municípios.

Estande de divulgação do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras - 4º Salão Mineiro do Turismo. Crédito: ADERT.

A ADERT contou também com a participação de artesãos dos municípios de Além Paraíba, Dona Euzébia, Cataguases e Itamarati de Minas que tiveram a oportunidade de conhecer o evento, apresentar seus trabalhos e prestar serviços no setor de comercialização Trilhas da Natureza que se configurava no espaço de vendas dos produtos selecionados pela SETUR/MG para representar os artesanatos da Zona da Mata Mineira.
O Circuito Turístico Serras e Cachoeiras foi selecionado com inúmeros produtos das associações de Cataguases – ACRICAT e CATART, Itamarati de Minas - CRIART, Além Paraíba - Atelier Feito Por Nós, além da Associação de Artesanatos Arte e Criações de Dona Euzébia e o Grupo de Economia Solidária Fazedores de Arte de Leopoldina, demonstrando a qualidade e excelência dos variados produtos locais que se destacavam com o patchwork e a decupagem, bem como com as artes em tecidos, jornais, pedrarias, bordados, crochês e costuras.
A Agência de Desenvolvimento Regional do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras foi uma das poucas entidades que disponibilizou transporte gratuito saindo dos seus municípios associados para os artesãos, gestores públicos e demais representantes do setor interessados em participar do 4º Salão Mineiro do Turismo, que além de despertar o interesse sobre o potencial turístico de Minas Gerais, oferece excelentes palestras gratuitas relacionadas à área no Estado e no País.
Segundo a Gestora do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras – Thais Lima “Apesar do pouco tempo hábil apresentado para organização deste grande evento, a gestão da ADERT uniu esforços e apresentou com qualidade e excelência os seis municípios associados, objetivando demonstrar o potencial local e aumentar gradativamente o fluxo turístico desta região que está crescendo como destino no Estado de Minas Gerais.” 

O Secretário de Estado de Turismo foi recebido no estande do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras com uma bela cesta de produtos gastronômicos e artesanais típicos da região. Na foto, a Assessora de Turismo de Além Paraíba - Magali Gomide, a Gestora da ADERT - Thais Lima, o Secretário de Estado de Turismo - Agostinho Patrus Filho, a Assessora de Turismo de Cataguases - Moema Esteves e o Secretário de Turismo de Dona Euzébia - Bento Moreira. Crédito: ADERT.

A Gestora - Thais Lima e a Presidente - Sônia Dias comemoram o sucesso do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras no 4º Salão Mineiro do Turismo (18 e 19 de maio de 2012 - Minascentro, Belo Horizonte). Crédito: Sérgio Mourão.

SECRETÁRIO DE ESTADO DE TURISMO DEMONSTRA ATENÇÃO ESPECIAL AO CIRCUITO TURÍSTICO SERRAS E CACHOEIRAS 

O primeiro dia de Salão Mineiro do Turismo (18/05) foi utilizado pelo Governo de Minas Gerais para apresentar à importância do evento e aproximar a Secretaria de Estado de Turismo e as autoridades estaduais as autoridades municipais públicas e privadas participantes da Política de Regionalização do Turismo, denominada Circuitos Turísticos.
Foram realizados dois eventos com este objetivo, onde o primeiro foi uma cerimônia solene aberta ao público no Auditório Topázio – Minascentro, que lançou o 4º Salão Mineiro do Turismo e contou com a presença do Secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho, e o Vice-Governador do Estado, Alberto Pinto Coelho, que iniciaram esta ação apresentando a importância do evento para promover e incentivar a divulgação dos destinos turísticos de Minas Gerais e a valorização do setor para o desenvolvimento social e econômico do Estado.
 O lançamento contou também com a Secretária Nacional de Políticas do Turismo, Isabel Mesquita, com o Secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Ronald Ázaro, os secretários de Estado Renata Vilhena - Planejamento, Carlos Melles – Transporte e Obras Públicas, Sérgio Barroso – Extraordinário para a Copa do Mundo e Bráulio Braz – Esporte e da Juventude, além dos presidentes do Sistema Fecomércio Minas, SESC e do Sebrae-MG, Lázaro Luiz Gonzaga e da Federação dos Circuitos Turísticos, Francisco Melo.
Em seguida, representantes do Governo e instituições do setor terciário, foram convidados a participar do almoço comemorativo realizado no restaurante escola SENAC Belo Horizonte que ofereceu aos presentes iguarias com a influência da típica da culinária mineira, incluindo torresmo e pratos a base de queijo minas.
Presente em ambos os eventos, a Presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras – Sônia Dias afirmou ser notória a prioridade do Governo Estadual para com o desenvolvimento substancial da Política de Regionalização do Turismo (Circuitos Turísticos) e a importância dada a mesma. Segundo a Presidente da ADERT, Sônia Dias, a Secretaria de Estado do Turismo esta muito otimista para com o desenvolvimento de Minas Gerais, bem como dos municípios da Zona da Mata Mineira.
Em conversa particular com Presidente durante o almoço de lançamento do 4º Salão Mineiro do Turismo, o Secretário de Estado de Turismo – Agostinho Patrus afirmou que a Secretaria está de portas abertas para receber todos os envolvidos com o Circuito Turístico Serras e Cachoeiras e apresentou seu desejo em conhecer as belezas desta região.
Para Sônia Dias “O evento foi uma grande oportunidade do Circuito Serras e Cachoeiras poder apresentar diretamente ao Secretário o potencial turístico a ser explorado em nossa região e poder observar o interesse e carinho deste para com os nossos municípios associados, em especial Itamarati de Minas” – comemora.


A Presidente do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras - Sônia Dias e o Secretário de Estado de Turismo - Agostinho Patrus Filho, durante almoço de lançamento do 4º Salão Mineiro do Turismo, em Belo Horizonte. Crédito: ADERT.






segunda-feira, 14 de maio de 2012

4º SALÃO MINEIRO DO TURISMO

Por: Thais de Oliveira Lima

Será realizado nos dias 18 e 19 de maio de 2012, o 4º SALÃO MINEIRO DO TURISMO.

O evento considerado o maior da área em Minas Gerais, tem como objetivo promover e incentivar a divulgação dos destinos turísticos do Estado aos profissionais do setor, a imprensa e ao público em geral. Sendo uma grande exposição da nossa Minas Gerais!!

Participe e visite o estande do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras no Setor Verde - Trilhas da Natureza do Minascentro, Belo Horizonte - MG. Aproveite e conheça também o Espaço do Artesanato para você ter e oportunidade de comprar os belos produtos da Zona da Mata Mineira.

Neste espaço, estarão presentes Associações de Artesanatos de Além Paraíba, Cataguases, Dona Euzébia, Itamarati de Minas e Leopoldina, comercializando produtos em patchwork, decupagem, estandarte, bordados e artes em tecidos, além de produtos gastronômicos de dar água na boca, como doces em compotas e trufas artesanais.


CONTAMOS COM A SUA PRESENÇA!!!



Informações: http://www.salaomineirodoturismo.com.br/