Total de visualizações de página

terça-feira, 24 de setembro de 2013

ENCONTRO DE PRESIDENTES E GESTORES EM BELO HORIZONTE

ENCONTRO DE PRESIDENTES E GESTORES EM BELO HORIZONTE
                                                             Por: Larissa Dias
           No dia 23 de Agosto aconteceu na plenária do prédio Gerais, na Cidade Administrativa em Belo Horizonte o encontro de presidentes e gestores.
           Participaram do encontro os 45 Circuitos Turísticos certificados pela Secretaria de Estado de Turísmo (SETUR) e foram abordados vários temas na reunião.
          O Secretário de Turismo do Estado fez a entrega de uma
menção Honrosa em reconhecimento ao trabalho que os circuitos turísticos vem desenvolvendo por toda Minas Gerais.

O secretário fez a apresentação da estatística do turísmo em Minas Gerais e como o resultado não podia ser diferente vimos que Minas vem crescendo no turísmo.
O ponto forte da reunião foi quando o secretário comunicou que estaria liberando o valor de 100.000,00 (Cem mil reais) para a Federação dos Circuitos Turísticos e 20.000,00 (Vinte mil reais) para cada Circuito Turístico através de convênio a ser firmado entre o circuito e o Governo do Estado.


TURISMO DE AVENTURA É OPORTUNIDADE PARA O PAÍS

Turismo de aventura é oportunidade para o país

Ministério do Turismo vai incentivar visitas a parques nacionais até a Copa de 2014. Ecoturismo é uma forma de preservar os recursos naturais do Brasil
24/09/2013
O ecoturismo ou turismo de aventura ainda é um segmento pouco explorado no país, embora o potencial seja grande: 62% da área territorial  do Brasil corresponda à vegetação nativa e o litoral tenha quase 7.500 km de extensão. Mesmo com opções concentradas em algumas regiões do país, cerca de 21% dos turistas estrangeiros escolhem o Brasil como destino pelas opções em ecoturismo, segundo pesquisa de Demanda Turística Internacional do Ministério do Turismo 2012. O ecoturismo só perde para o turismo de sol e praia (64%), quando o motivo da viagem é lazer.
 
Com o propósito de incentivar esse segmento, o MTur, junto ao Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Chico Mendes estão planejando ampliar a visitação a parques nacionais até a Copa de 2014.  “Em 2016, queremos ter cadeias completas de negócios turísticos nos parques do Estado do Rio de Janeiro, com foco na Olimpíada, e em 2020 queremos todos os 69 parques do Brasil abertos à visitação”, afirma o ministro do Turismo, Gastão Vieira. 
 
De acordo com o secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz, o turismo de aventura é também uma forma de preservar os recursos naturais e regiões ameaçadas, pois valoriza o potencial natural do país. Entre as opções de aventura estão o arvorismo, a tirolesa, o mergulho, o surf, o windsurfe, o kitesurf, a canoagem, o paraquedismo, as caminhadas em trilhas e o bóia cross. Abaixo, alguns destinos onde estas modalidades podem ser encontradas:
 
Kitesurf e Windsurf – Um dos locais bastante conhecidos pela prática do kitesurf e do Windsurf, é Jericoacoara, no Ceará e Florianópolis (SC). A prática é comum devido a velocidade dos ventos. No kitesurf, a pessoa utiliza uma prancha fixada aos pés e uma pipa inflável (semelhante a um parapente), o que possibilita deslizar sobre a superfície da água e, ao mesmo tempo, alçar voos. O vento é o motor e o cenário de esporte pode ser o mar, um rio, um lago ou uma represa. Em Brasília, também é possível praticar windsurfe.
 
Paraquedismo: Boituva, uma cidade localizada a (há) 116km de São Paulo é conhecida por essa prática. A cidade é sede de uma escola que ministra aulas para a prática do salto. O curso é composto por 10 horas de aula teórica, um salto duplo de instrução e oito saltos livres.
 
Trilhas: É possível fazer trilhas em Parques Nacionais como a Chapada dos Veadeiros (GO), Lençóis Maranhenses (MA), Chapada Diamantina (BA) e Aparados da Serra (RS), sempre com guias.
 
Mergulho – Os destinos mais procurados são Fernando de Noronha (PE), Paraty (RJ), Ilhabela (RJ), Bombinhas (SC) e Recife (PE). No interior, é possível também mergulhar em Bonito (MS).
 
Bóia Cross e Rafting – O esporte é praticado em bóias ou botes infláveis em rios e corredeiras.  Em Brotas, há 250 km da capital São Paulo, é bastante comum encontrar essas modalidades.
 
Escalada, Rapel e Tirolesa – A escalada geralmente é feita em rochas e o rapel em cachoeiras. A tirolesa é o deslizamento em uma linha aérea que liga dois pontos afastados na horizontal ou em desnível. Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul oferece um cenário privilegiado para a prática do turismo de aventura. Devido à sua formação geológica, rica em vales, canions, rios, cachoeiras, cavernas e túneis a localidade é ideal para a prática desses esportes de aventura.

Postado por: Larissa Dias

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

COPA AMÉRICA PARA AMPUTADOS


Começa oficialmente nessa quarta-feira (4), no Estádio Rodrigo Lanna (Campo do Flamenguinho) em Cataguases, as disputas da II Copa América de Futebol para Amputados, evento que contará com a participação das seleções do Brasil, Argentina, México do Sul e México do Norte. As equipes já estão preparadas e hoje (3) participarão de um torneio em Leopoldina, no Estádio Esporte Clube Ribeiro Junqueira,onde, na próxima sexta-feira (6), serão realizados dois confrontos oficiais da Copa: Brasil X Argentina, às 18 horas, e México do Sul X México do Norte, às 19 horas.


Os demais jogos serão disputados em Cataguases e primeiro confronto da competição será entre Brasil e México do Sul, às 19 horas; logo após, às 20 horas, a Argentina vai encarar o México do Norte. No segundo dia de disputas, o México do Sul enfrentará a Argentina, às 14h:30, e o Brasil jogará contra o México do Norte, às 15h:30. Por fim, as disputas pelo título e terceiro lugar acontecerão no dia 7, às 14h30 e 15h:30, respectivamente. 

Vamos Brasil rumo a mais um Titulo.



Postado por: Larissa Dias

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

SUCESSO ABSOLUTO NO ITA FEST - ITAMARATI DE MINAS


SUCESSO ABSOLUTO NO ITA FEST - ITAMARATI DE MINAS
                                                                           Por: Larissa Dias

O município de Itamarati de Minas, pequena cidade do interior de Minas, mais precisamente na Zona da Mata, recebeu um grande público para o  ITA Fest que aconteceu entre os dias 15 a 18 de agosto.  O Ita Fest, evento realizado pela empresa Pró-1 e com o apoio da Prefeitura Municipal, foi um verdadeiro sucesso, reunindo turístas de várias regiões do Brasil.
A festa, que já faz parte do calendário de eventos do município, já era esperada por muitos.
O evento em seu primeiro dia teve a presença da banda Só Parênt que fez um belo show e ganhou elogios do público em geral. Já o segundo dia teve na abertura oficial a presença do deputado Rodrigo de Castro e de várias prefeitos e autoridades da região que  foram prestigiar o evento e assistir a apresentação da banda de pagode Swing e Simpatia e logo após, a dupla João Pedro e Giuliano, que animaram o público presente. Mas o show mais esperado de Itamarati e região aconteceu no sábado, com o cantor sertanejo Eduardo Costa, conhecido nacionalmente, que, mesmo debaixo de chuva animou o público com suas músicas e seu carisma. No último dia do evento houve um encontro de som automotivo e a apresentação da banda Akikalô e o DJ David César que esteve presente durante todo o evento. 
Os turistas que alí passaram já estão de olho na programação do município que já é considerada a cidade das festas, onde além dessa exposição, conta sempre com um carnaval super animado e um natal especial na região.