Total de visualizações de página

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

4º Natal iluminado de Itamarati de Minas

Morgana Dutra, Elaine Ferraz e Sônia Dias
Em 2013, a decoração foi estendida para a Praça Pe. Paulo Fadda e Escola M. Pedro Furtado, que apresentou uma Cantata de Natal emocionante e recebeu a visita de outros municípios para assistirem ao evento. Tal iniciativa se deu devido ao fato de Itamarati ter sido a pioneira na região ao fazer do lixo a decoração de Natal e levar a idéia aos municípios vizinhos, que hoje realizam também o projeto.Os visitantes se encantam com a decoração das ruas e principalmente com a Casa do Papai Noel que a cada ano vem inovando e despertando os sonhos das crianças, utilizando em sua decoração somente materiais reciclados. A Casa do Papai Noel é confeccionada pelo CRAS Itamarati com o objetivo de despertar em seus usuários a consciência de ser um cidadão que contribui com o meio ambiente, limpeza pública e que saiba reutilizar produtos que antes iriam para as lixeiras e agora viram lindas peças de decoração.
Os eventos natalinos se encerram com a tão esperada festa de Natal das crianças que acontece no dia 25 de dezembro e atrai crianças de todas as regiões do município que vem em busca de encontrar o bom velhinho e se divertir e brincar no trenzinho da Alegria e nos brinquedos que são disponibilizados a eles como pula-pula, escorrega, piscina de bolinhas, touro mecânico, entre outros.
A Festa aconteceu graças á união de esforços do Rotaract Club de Itamarati, que buscou parceria junto ao comércio local e comunidade para a doação de pães e molho para cachorro quente, refrigerante e pipoca e também da Secretaria de Ação Social e Desenvolvimento Econômico, Energisa, Circuito Turístico serras e Cachoeiras juntamente com os parceiros da Utilicasa e Casa do Biscoito que contribuem com os presentes.






Postado por: Larissa Dias

sábado, 21 de dezembro de 2013

CANTATA DE NATAL

CANTATAS DE NATAL
Por Larissa Dias

 As Cantatas de Natal estão tomando conta das praças de nossos municípios e no último dia 17, aniversário de emancipação do município de Laranjal, o mesmo foi comemorado com vários eventos e uma belíssima cantata de Natal. 
Em frente a prefeitura, as  crianças que tinham em seu repertório belíssimas canções, cantaram para inúmeras pessoas captando momentos significativos de que todos nós precisamos. Momentos de reflexão. Canções populares de Natal tomou conta do lugar e não demorou muito para que a população além de assistir pudessem acompanhar cantando. O objetivo foi o de passar o verdadeiro                                                          sentido do Natal, resgatar o espírito Natalino independente de condição social, religião, raça e cor todos puderam participar. 



sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

ADEMATA x SERRAS E CACHOEIRAS

                                            ADEMATA e ADERT FIRMAM PARCERIAS
                                                                      Por Larissa Dias


  A presidente do Circuito Turístico das Serras e Cachoeiras, participa de encontros da Agência de Desenvolvimento Ecos da Mata (ADEMATA) há dois anos, com a finalidade de adquirir conhecimento desse projeto da Votorantin Metais. Neste ano de 2013 criou-se a ADEMATA e como abrange seis eixos e dentre eles o eixo turismo a presidente achou viável colocar o Circuito Serras e Cachoeiras como sócio fundador para que todos os municípios do circuito tenham as mesmas condições. Dos sete municípios do Circuito, somente dois, ou seja, Cataguases e Itamarati de Minas estavam dentro do projeto pois a própria Votorantim colocou apenas os municípios em que ela atua. O Circuito se associando, automaticamente os demais municípios poderiam participar também.
Para Sônia "Colocar os municípios em igualdade de condições, podendo participar de ações que vão fomentar o turismo na região é o principal objetivo dessa parceria."




terça-feira, 17 de dezembro de 2013

NATAL  ILUMINADO NOS MUNICÍPIOS DO CIRCUITO SERRAS E CACHOEIRAS PELO TERCEIRO ANO CONSECUTIVO
                                                                                                   Por: Larissa Dias


Nos últimos dias os municípios de Além Paraíba, Argirita, Dona Euzébia, Itamarati de Minas, Laranjal e Leopoldina foram presenteados com um festival de luzes, cores e enfeites natalinos, mostrando que materiais recicláveis podem se transformar em enfeites maravilhosos. Mostra também que enquanto a Secretaria de Turismo do Estado está dando passos em direção a economia criativa, nossa região está seguindo junto, trabalhando a economia criativa e o turismo criativo. Uma iniciativa das Prefeituras Municipais com o apoio da ENERGISA, DGL Turismo e Circuito Turístico das Serras e Cachoeiras, onde estão à frente do projeto os secretários municipais de turismo, cultura, educação e assistência social mostrando que unidos podem se fortalecer cada vez mais.


Em Além Paraíba foi enfeitada a praça Prefeito Elias Fadel Sahione com bolas confeccionadas com garrafa pet e mangueiras de led contornando as árvores dando um charme especial ao local.                                                                


                                                                                                              No município de Argirita a Praça Catolino Vasconcelos foi beneficiada com a decoração natalina. Boneco de neve, bolas e vários outros enfeites deixaram o espírito natalino retornar aos corações dos moradores e turistas.                                                    





Dona Euzébia, cidade das mudas ornamentais, pode unir a beleza das plantas com as luzes  e enfeites criativos, mostrando sua preocupação com o meio ambiente.                            

Itamarati de Minas, pioneira em enfeites reciclados de natal na região, contou mais uma vez com a colaboração de Fábio Ecker     que com toda sua criatividade, deu vida aos enfeites que foram produzidos na sua maioria com garrafas pet, pensando assim na preservação do meio ambiente.




Laranjal, município recém chegado ao Circuito Serras e Cachoeiras mostrou muita criatividade, garra e comprometimento. Começando com um enfeite de três metros de altura no trevo de entrada da cidade juntamente com um trenó passando pelos pontos principais com árvore de natal, bolas de pet nas árvores, velas em frente a prefeitura e uma casa de Papai Noel na praça mais movimentada da cidade.






     

Em Leopoldina optaram por iluminar a casa onde hoje é o museu Augusto dos Anjos.   Espaço onde o poeta passou os últimos dias de sua vida. Uma homenagem a quem deixou saudades.
A casa com suas janelas e portas de madeira tiveram uma iluminação especial chamando a atenção de turistas.






O município de Cataguases optou por um projeto futurista não utilizando material reciclado.





ENERGISA PATROCINA NATAL NA REGIÃO

REUNIÃO COM REPRESENTANTE DA ENERGISA
                                                                                                        Por: Larissa Dias



A presidente do Circuito Turístico das Serras e Cachoeiras, Sônia Dias, esteve presente em mais uma reunião no dia 17 de outubro, na sede da ENERGISA em Cataguases com a Srª Viviane Vecchi, responsável pelo setor de recebimento de propostas para financiamento de projetos.
A proposta é fazer novamente, assim como no ano anterior, uma parceria com a Energisa para compra de  enfeites e decoração Natalina, uma vez que o objetivo do Circuito das Serras e Cachoeiras é fazer da região referência em Natal ecológico e iluminado.

Na oportunidade a representante da Energisa, Viviane Vecchi,  sugeriu o projeto “Enfeitando as Igrejas de Minas”, que se baseia em escolher uma Igreja de cada município para ser enfeitada a sua fachada, caso não fosse possível por algumas estarem em obra, que fosse enfeitado a praça principal e/ou avenidas.

 A proposta será levada aos municípios associados à ADERT, que deverão encaminhar para o Circuito os seus projetos incluindo os custos dos materiais. A mão de obra ficará como contrapartida das Prefeituras.

As propostas serão analisadas pela equipe responsável da Energisa. 

O Circuito Serras e Cachoeiras vem trabalhando assiduamente  com o objetivo de atrair turistas para a região.