Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

REUNIÃO NA SEDE DO CIRCUITO DÁ INÍCIO AOS PREPARATIVOS DO CENTENÁRIO DA COLÔNIA CONSTANSA

Dentro de pouco tempo a Colônia estará completando 100 anos de sua criação. Um século!


Estiveram reunidos nesta ultima sexta-feira (23.10) na sede do Circuito Turístico das Serras e Cachoeiras José Luiz Machado Rodrigues, Nilza Cantoni, a gestora Regina Cabral, o Secretário Municipal de Esporte Lazer e Turismo Gilberto Tony e Wendell Nogueira para discutirem os preparativos para o Centenário da Colônia Constansa.

O Centenário da Colônia Constansa vai ser comemorado nos dias 10 e 11 de abril de 2010 na Boa Sorte com diversos acontecimentos: cavalgada, campeonato de futebol no campo da boa sorte, paraglider, seminário, missa campal e apresentações musicais e artísticas.

O Secretário de Esporte Lazer e Turismo Gilberto Tony disse que vai encaminhar para a Câmara Municipal um Projeto de Lei criando “O Caminho dos Imigrantes” como um marco para as festividades do centenário.

Ficou decidido que a comissão formada irá buscar apoio da comunidade local, nas Secretarias Municipais e empresas e iniciativa privada para contribuir na realização desse evento.

“Pela importância de que se reveste esta data e por tudo o que poderá representar para a cidade e para os descendentes dos italianos, acreditamos ser muito bom pensarmos, a partir de agora, em algo que possa marcar esse dia”, disse Nilza Cantoni.

Anzolim, Bartoli, Bedim, Bolsoni, Bonini, Brando, Bronzatto, Carminatti, Campana, Campanha, Carrara, Carraro, Casadio, Colli, Cosine, Farinazzo, Ferreira, Fófano, Gotardo, Lorenzeto, Lupatini, Marcato, Meneghetti, Montan, Pedroni, Sellani, Togni, Toni, Zampier, Zanzirolami, Zangali, Zaquine e tantos outros cujos antepassados viveram na Colônia, com certeza irão prestar homenagens comemorando o Centenário da Colônia Agrícola Constansa.



C O N V O C A Ç Ã O

Leopoldina, 26 de outubro de 2009


Prezado (a) Senhor (a)

Venho através desta convocar V. Sa. para uma reunião extraordinária da Assembléia do Circuito Turístico das Serras e Cachoeiras, no dia 29 de outubro (quinta-feira), às 16:00 horas, na sede da Prefeitura Municipal de Dona Eusébia.

PAUTA DA REUNIÃO

- Renovação dos Convênios
- Fórum Regional de Turismo Rural
- Reunião dos Presidentes e Gestores – Montes Claros – MG
- Formulário de Qualificação de Evento
- Outros assuntos

Sua presença é imprescindível para darmos continuidade às ações de desenvolvimento do turismo regional nos municípios que integram o Circuito.


Andréa Macedo Ferreira

Presidente do Circuito

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Com artesanato diversificado e representação de mais de mil empresas do turismo mineiro, Minas Gerais é o estado patrono da ABAV

Minas Gerais, Estado Patrono da ABAV - Feira das Américas -, apresenta o que há de melhor no Estado para os profissionais do turismo nacional. A Secretaria de Estado de Turismo preparou um estande exclusivo, de 300m², para destacar a originalidade do artesanato mineiro e, no estande institucional de Minas Gerais, no espaço de comercialização, cerca de mil empresas mineiras do setor estarão representadas por entidades e associações apresentando os principais produtos turísticos do Estado.
O objetivo da participação da Setur no evento é apresentar os melhores roteiros e atrativos mineiros e inseri-los nos catálogos das maiores operadoras do país.
Para a Secretária de Estado de Turismo de Minas Gerais, Érica Drumond, “estamos levando o que Minas tem de melhor. Nosso artesanato é representativo e mostra as cores e formas do Estado. E, com a participação das empresas mineiras, estamos atingindo diretamente o mercado turístico nacional com a oferta de novos e diversificados produtos turísticos”, explica.


Abav 2009
O 37ª Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas é promovido pela Abav e acontece nos dias 21, 22 e 23 de outubro, no Riocentro, Rio de Janeiro. São esperados cerca de 30 mil visitantes do trade turístico de todo o Brasil e de mais 35 países que comercializam os pacotes turísticos para o público final. A participação da Secretaria de Estado de Turismo conta com a parceria do Sebrae Minas e da Belotur.

Artesanato
Localizado no Pavilhão 3, o estande de 300 m² será uma amostra do que há de mais expressivo e autêntico do artesanato mineiro. Todas as regiões de Minas serão representadas por meio de peças que retratam o modo de fazer local. Destaque para as Bonecas do Vale do Jequitinhonha, cerâmicas de Saramenha e Pedra Sabão. Artigos da culinária típica, desenvolvidos de forma artesanal, como a cachaça e a goiabada, também serão expostos e comercializados.
De acordo com a superintendente de artesanato da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (SEDE), Maria Amélia Dornelles, há uma interface entre o artesanato e o turismo, uma vez que o turista sempre deseja materializar seu passeio. “Desde peças pequenas e bem genuínas até grandes obras de artistas regionais, o artesanato é uma maneira de guardar consigo uma lembrança do destino visitado. Essa é a importância do artesanato tanto do ponto de vista de quem o produz quanto de quem o adquire” explica.
Em tempo integral, dois artesãos do Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes farão demonstrações criando peças artesanais ao vivo. Hamilton Narciso, de Vitoriano Veloso – “Bichinho” –, mostra a técnica de entalhe na madeira. A matéria-prima é transformada em peças sacras, anjos barrocos e imagens religiosas. Já o artesão Paulo Henrique, de Rezende Costa, apresenta o modo mineiro de tecer.



Autenticidade do artesanato produzido no norte de Minas será exposta na ABAV 2009  Feira das Américas - Crédito: Acervo SEDVAN

Comercialização

A Setur incentivou a presença de mais de 15 empresas e 22 entidades do turismo mineiro para apresentarem para o público da feira os principais produtos turísticos de Minas Gerais. “Somente fomentando a comercialização e atraindo mais turistas para Minas é que conseguiremos, efetivamente, aumentar nossas divisas e movimentar a economia do turismo”, afirma Érica Drumond.
Cerca de mil empresas mineiras serão representadas por entidades e associações presentes no evento, o que significa a oportunidade para a concretização de bons negócios junto aos agentes de viagens.
As entidades e associações que representarão as empresas mineiras no estande de comercialização são: o Instituto Estrada Real, SESC, Belotur, SENAC, a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, o Instituto Estadual de Florestas, a Associação Mineira de Turismo Rural, a Federação dos Circuitos Turísticos Mineiros, a Federação dos Conventions & Visitors Bureaux, a Associações de Hotéis e Pousadas de Monte Verde, a Associação de Hoteleiros de Tiradentes, a Associação Brasileira de Agentes de Viagens - MG, o BH Conventions & Visitors Bureaux e os Conventions Bureaux de Ouro Preto, Juiz de Fora, Uberlândia, Araxá e o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Poços de Caldas e Região.
As empresas participantes do estande de comercialização são: Trip Linhas Aéreas, Air Minas, Copa Airlines, American Airlines, Ubatã Thermas, Resort Águas do Treme, Ferrovia Centro Atlântica, Jornal Turismo de Minas, Ouro Minas Hotéis, Cambuí Adventure, Desvendar.com, Master receptivo, Primotur, Projeto Minas, Turismo, Safari Turismo, Trilhas de Minas, Triangulo Receptivo, Ver Gerais, Arm, Turismo, Verdeperto, MGM e Navegantes.


Estande Expositivo
Em estande expositivo, composto por sete salas temáticas, representando uma mostra do Projeto Espaço Minas Gerais Itinerante, a Setur fará uma exposição das riquezas do Estado. Os profissionais do setor serão convidados a fazer uma imersão pelo Estado através das sete salas temáticas: Belo Horizonte, Gemas e Jóias, Negócios, Natureza, Cultura, Artesanato, e também a sala Estrada Real, que abriga as Cidades Históricas e o Barroco Mineiro.

Fonte: http://www.setur.mg.gov.br/

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

LEOPOLDINA VAI SEDIAR O I FÓRUM REGIONAL DE TURISMO RURAL

Minas é um vasto mundo interior, dominado por incontáveis fazendas. Muitas delas são centenárias e se transformaram em hotéis. Conhecer estes lugares, e vivenciá-los, é uma experiência sem igual. Velhos costumes e um modo de vida peculiar sobrevivem nos recônditos de Minas. Cachoeiras, montanhas, o leite ao pé da vaca, um passeio a cavalo... Soma-se a isso as delícias culinárias, os quitutes, o cheiro da lenha queimando no fogão... O fabuloso interior mineiro revela muitas surpresas.

O turismo rural é uma fonte alternativa de desenvolvimento local, capaz de revitalizar as áreas decadentes e estagnadas, ao fomentar a diversificação de renda e trabalho para as populações locais. Contribui para a proteção do meio ambiente e para a conservação do patrimônio natural, histórico e cultural.
O Circuito Turístico das Serras e Cachoeiras em parceria com a Prefeitura de Leopoldina através da Secretaria de Esporte Lazer e Turismo e EMATER-MG vão realizar no próximo dia 04 de novembro, no CEFET o I Fórum Regional de Turismo Rural. Estará participando os proprietários rurais das cidades de Leopoldina, Cataguases, Argirita, Recreio, Dona Eusébia e Itamarati de Minas.
Em recente encontro na sede do circuito, os Secretários Municipais de Turismo e Meio Ambiente dos municípios participantes realizam um encontro para definir a realização do fórum. O fórum está previsto para o início a partir das 13h com abertura das autoridades. Logo em seguida, o Presidente da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais – FECITUR Francisco José de Melo da Silva faz uma abordagem do turismo rural em nosso Estado. Após, a Coordenadora Técnica Estadual de Turismo Rural da EMATER-MG Dra. Márcia Pimentel fala sobre “Turismo no Espaço Rural de Minas Gerais”. E para finalizar os participantes vão poder ouvir as experiências do agricultor Humberto Hubner Graciano da cidade de Fervedouro-MG com a palestra “Como o Turismo Rural mudou a minha vida”. Para finalizar os participantes poderão degustar de um delicioso “Café Rural” promovido pelos agricultores participantes.

As inscrições poderão ser realizadas no local do evento a partir das 12 horas.











sexta-feira, 9 de outubro de 2009

PRESIDENTE ANDREA MACEDO E GESTORA REGINA CABRAL VISITAM A CIDADE DE RECREIO

A Presidente do Circuito Turístico das Serras e Cachoeiras Andrea Macedo Ferreira acompanhada da Gestora Regina Cabral fizeram uma visita a prefeita em exercício de Recreio Daniela Cerqueira de Oliveira Cardoso Pizzamiglio.


O motivo desta visita foi passar todas as ações que o Circuito vem realizando neste período em que Andrea Macedo Ferreira está na presidência e também de sensibilizar da importância da parceria do município no Programa de Regionalização do Turismo.

Segundo Andrea Macedo Ferreira, o Programa de Regionalização, proposto pelo Ministério do Turismo, é que cada região turística deve ser composta por municípios com características similares e aspectos que os identifiquem enquanto região, ou seja, que tenham uma identidade histórica, cultural ou geográfica em comum para fazer parte de uma região turística.

Aproveitou também para entregar o Certificado de Renovação da Secretaria de Estado do Turismo de Minas Gerais, reconhecendo a cidade de Recreio como apto a participar da Política de Desenvolvimento do Turismo do Governo de Minas Gerais.

Andrea Macedo Ferreira disse também que vai estender esta visita a todos os municípios pertencentes ao Circuito Turístico – Cataguases, Leopoldina, Dona Eusébia, Itamarati de Minas e Argirita.


CIDADES DO CIRCUITO TURÍSTICO VÃO RECEBER PROJETO QUALITUR DA FECITUR

Os municípios de Leopoldina, Cataguases e Argirita vão receber nos próximos dias, o Projeto QUALITUR. Os cursos vão ser ministrados pelo SENAC – Juiz de Fora. O objetivo deste projeto é aperfeiçoar profissionais ligados a cadeia turística das cidades que foram contempladas.


O município de Cataguases vai receber o curso de Organização e Promoção de Eventos, a cidade de Argirita o curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos e Leopoldina o curso de Qualidade no Atendimento ao Turista.

Os cursos vão acontecer no período de 30 de novembro a 04 de dezembro nos horários de 13 às 19h. Os locais e o período de inscrição para os cursos irão ser divulgados pelas Prefeituras contempladas.

Para estar participando dos cursos o candidato deverá apresentar no ato da inscrição os documentos de Identidade, CPF, não ser menor de 16 anos e escolaridade mínima do ensino fundamental completo.

Para o Secretário de Esporte, Lazer e Turismo Gilberto Tony que esteve participando da reunião com a Maria Lúcia de Oliveira, assistente corporativo do SENAC de Juiz de Fora, este curso é um grande passo que será dado para as pessoas que estão ligadas diretamente com o atendimento ao turista que visita nossa cidade.

“O Circuito Turístico está muito feliz com esta conquista juntamente com as secretarias de turismo dessas cidades contempladas. Quero agradecer o empenho do Secretário de Leopoldina Gilberto Tony, de Cataguases Marisa Beghine e de Argirita Luiz Felipe Rossi”, finalizou Andrea Macedo Ferreira, Presidente.