Total de visualizações de página

domingo, 31 de outubro de 2010

Histórico do circuito Serras e Cachoeiras

Localizado na Zona da Mata, esse circuito é compreendido pelas cidades de Argirita, Cataguases, Dona Euzébia, Itamarati de Minas, Leopoldina e Recreio. Rodeados pelas serras de minas,os municípios desse circuito apresentam ricos acervos de arte, reúnem diversas belezas naturais e várias opções de passeios por antigas fazendas onde se encontram bonitas cachoeiras e os tradicionais alambiques. Além disso, o visitante pode experimentar o sabor especial da cozinha típica mineira. No século XIX, a Zona da Mata foi uma importante região para a economia do império, revelando-se uma próspera área de cafeicultura. A memória deste período está nas muitas fazendas e no grande número de bens existentes como móveis, louças, mobílias e outros. No século XVIII, começaram por provocar uma bárbara matança dos Índios coroados, Coropós e Puris. foram lutas que duraram décadas. No século XIX, o frances Guido Thomás Marliere foi nomeado diretor-geral dos Índios e coronel-comandante das divisões militares do Rio Doce. Só após um árduo trabalho de pacificação e catequisação na região é que os ânimos entre colonizadores e índios foram acalmados. No século XIX, a busca de novas terras para sesmarias, por aventureiros, era grande. Depois, foram surgindo pousos de tropeiros que faziam o comércio pelos sertões dos rios Pomba, Novo, Pirapetinga e Pardo. Desses fatos, tem-se a origem das cidades do circuito.



Fonte: Revista Fecitur

sábado, 30 de outubro de 2010

CANTATA DE NATAL 2010

Argirita e sua população jovem irá presentear toda população local   e regional com um espetáculo.
         CANTATA 
                     
             DE

          NATAL                          
                                                                                Anote em sua agenda. Será dia 05/12/2010 às 20h na Praça Catulino Vasconcelos no centro de Argirita. Os jovens estarão formando um maravilhoso coral com músicas natalinas. Um evento que antecipa o Natal deixando-o mais bonito em Argirita. Os jovens irão cantar e encantar a todos. Está sendo esperado, além da população da cidade, o Argiritense ausente, e inúmeras pessoas da região. Visite Argirita no dia 05 de dezembro e se encante também.

Por: Sônia Dias

terça-feira, 26 de outubro de 2010

ESTANDE DE MINAS É ELEITO O MAIS BELO E CRIATIVO DA ABAV

ESTANDE DE MINAS É ELEITO O MAIS BELO E CRIATIVO DA ABAV

O estande de Minas Gerais, que tem como tema uma típica cozinha mineira, foi eleito pela revista Brasil Travel News como o mais bonito, criativo e original da 38º Feira das Américas (ABAV 2010). O troféu foi entregue pelo presidente da revista, Paulo Roberto Miranda, à secretária de Estado de Turismo de Minas Gerais, Érica Drumond no fim da tarde desta quinta-feira (21), no Rio de Janeiro. Desde 1988, a revista avalia a criatividade da participação dos estados brasileiros neste evento do turismo.
Ao receber o prêmio, a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, ressaltou que a homenagem mostra a vitalidade das participações de Minas nas principais feiras do segmento, nos âmbitos nacional e internacional. “Temos apresentado Minas Gerais da forma como ela é. Um Estado repleto de alegria, originalidade, tradição, sabores, que preserva sua história, mas acompanha o dinamismo que o turismo moderno exige e, nada melhor que a cozinha mineira para retratar nosso estado, pois é na cozinha que o mineiro recebe suas visitas, é ali que ele compartilha seu dia a dia e oferece nossa típica hospitalidade, sempre com uma boa prosa e um café fresquinho”, comemorou.

Cozinha mineira

O estande mineiro remete os visitantes da feira a um alegre ambiente que retrata uma cozinha mineira com fogão a lenha e utensílios típicos das grandes fazendas do interior do Estado. O estande é um convite para que os visitantes da maior feira de turismo da America latina possam saborear os quitutes e quitandas e desfrutar dos principais atrativos turísticos mineiros.
Os mais de 30 mil agentes que passarão pelo evento até o final o fim da tarde desta sexta-feira (22) estão sendo convidados a saborear produtos típicos de Minas como: carne na lata, doce de leite, biscoito de polvilho, pão de queijo, rapadura, variados caldos, entre tantos outros.
O estande de Minas Gerais foi concebido para despertar no visitante o desejo de vivenciar o Estado, desfrutando dos inúmeros atrativos e aproveitando para fazer negócios, buscar o bem-estar, descansar nas fazendas e cidades históricas, se aventurar nos parques abertos à visitação ou se encantar com as paisagens e o patrimônio histórico e cultural do Estado.

O Prêmio

Todos os anos a Revista Brasil Travel News elege os mais criativos estandes elaborados para a ABAV. O objetivo é estimular os que fazem parte do trade turístico a inovarem na criação dos seus espaços. A eleição é realizada por um júri composto por membros da diretoria e da equipe jornalística do veiculo. Além de criatividade, também são critérios avaliados pela revista: escolha do tema, distribuição do espaço, atendimento, material informativo e entretenimento no estande.

ABAV 2010

Consolidada como a maior feira de turismo da América Latina, a Abav 2010 é local de encontro dos principais nomes, marcas e negócios do segmento turístico. Realizado, simultaneamente à Feira, o 38º Congresso Brasileiro de Agências que traz debate sobre os desafios da relação entre agentes de viagem e turistas.
Fonte: Internet

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

CIRCUITO SERRAS E CACHOEIRAS SEDIA COM SUCESSO O GESTUR ZONA DA MATA 2010

Na última sexta-feira, 08 de outubro, foi realizado no Hotel Bevile, em Cataguases – MG, o GESTUR Zona da Mata 2010 – Programa de Capacitação e Sensibilização do Gestor de Turismo.

O evento que é promovido pela Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (FECITUR), juntamente com a Secretaria de Estado do Turismo de Minas Gerais (SETUR/MG) e o apoio do SEBRAE, foi coordenado na Zona da Mata Mineira pelo Circuito Turístico das Serras e Cachoeiras, que ficou responsável por toda organização e mobilização do trade turístico regional.

Estiveram presentes neste acontecimento, dentre presidentes e gestores, representantes dos Circuitos Turísticos Caminho Novo, Caminhos Verdes de Minas, Recanto dos Barões, Serra do Ibitipoca, Serras de Minas, Serras e Cachoeiras e Serra do Brigadeiro, além de empresários, secretários, vereadores, turismólogos e os prefeitos dos municípios de Cataguases, Itamarati de Minas, Astolfo Dutra e Recreio.


Com recorde de público em Minas Gerais, o GESTUR Zona da Mata 2010 contou com participantes envolvidos que discutiram junto aos técnicos do SEBRAE, SETUR e FECITUR, assuntos como ICMS Turístico, Fundo Municipal do Turismo – FUMTUR, Conselho Municipal do Turismo – COMTUR, Estruturação do Turismo e o papel do agente de turismo para o desenvolvimento local.

Além disso, foram montados grupos de estudos divididos por Circuitos que definiram o mapa prioritário de ações turísticas a serem realizadas em cada região, demonstrando claramente uma necessidade mútua de uma maior conscientização por parte das populações sobre a importância da atividade, de um maior número de informações para as comunidades locais, uma melhoria da estrutura turística e um aumento da promoção e divulgação para valorização da identidade cultural dos municípios e regiões.

Para a Presidente do Circuito Turístico das Serras e Cachoeiras, Sônia Maria Dias Gonçalves: “O GESTUR foi de grande importância para aproximação entre os Circuitos e o envolvimento dos municípios na discussão do turismo, assim como as autoridades locais e regionais, o que é fundamental para que cada vez mais se engajem na luta para beneficiar as cidades com os projetos desenvolvidos.”




GESTUR Zona da Mata 2010 - Palestra Cláudio Ramos (SEBRAE)
´Créditos: Eduardo Rosa


GESTUR Zona da Mata 2010, Hotel Bevile - Cataguases
Créditos: Eduardo Rosa

Arcílio Ribeiro - Prefeito de Astolfo Dura, Sônia Dias - Presidente do Circuito Serras e Cachoeiras, Herivelto Zanela - Prefeito de Itamarati de Minas
Créditos; Eduardo Rosa

Fernando Coimbra - Prefeito de Recreio e Sônia Dias - Presidente do Circuito Serras e Cachoeiras
Crédito: Eduardo Rosa

Sônia Dias - Presidente do Circuito Serras e Cachoeiras
Créditos: Eduardo Rosa

Willian Lobo - Prefeito de Cataguases
Créditos: Eduardo Rosa

Douglas Lopes - Gestor da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais e Thais Lima - Gestora do Circuito Serras e Cachoeiras
Crédito: Eduardo Rosa


Fotos: Eduardo Rosa

Informações:


Thais de Oliveira Lima – Gestora do Circuito Serras e Cachoeiras


Tel.: (32)3313-8774 / (32)8803-8630