Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de março de 2011

Diretoria do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras se reuni em Dona Euzébia

Com o intuito de incentivar a visita dos representantes do Circuito aos municípios de sua própria região, a diretoria da Agência de Desenvolvimento Regional do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras - ADERT têm como política realizar suas reuniões mensais de forma itinerante, ou seja, cada mês em um município conveniado.

Desta forma, o local selecionado para a reunião do mês de março, realizada na última sexta-feira (25), foi o Telecentro de Dona Euzébia - MG, localizado na área central da cidade.

A reunião que contou com a participação dos representantes da iniciativa pública e privada dos seis municípios pertencentes a ADERT (Além Paraíba, Argirita, Cataguases, Dona Euzébia, Itamarati de Minas e Leopoldina) foi ministrada pela presidente do Circuito Sônia Dias e contou também com a visita do Prefeito de Dona Euzébia, Itamar Ribeiro de Toledo.

O Prefeito Itamar foi apresentado pela Presidente Sônia aos demais representantes da diretoria e fez um pequeno discurso sobre a participação de Dona Euzébia ao Circuito Turístico Serras e Cachoeiras, ressaltando que este município pertence a ADERT desde sua fundação e que seus gestores públicos foram extremamente participativos nas ações realizadas por esta entidade. O Prefeito demonstrou acreditar no trabalho realizado pela nova diretoria do Circuito e citou diversas ações por ele realizadas que visam o desenvolvimento turístico de seu município, principalmente no que se refere ao apoio a eventos de cunho cultural.

Após a participação do Prefeito de Dona Euzébia, os diretores da ADERT deram continuidade a reunião focando suas discussões em seus próximos projetos de divulgação e parcerias. O primeiro assunto em pauta foi a elaboração de um novo material promocional do Serras e Cachoeiras que será distribuído durante os eventos de âmbito regional e estadual que está entidade participará em 2011, apresentando assim sua riqueza de atrativos naturais e culturais e seu potencial para o turismo de qualidade.

Em seguida, os representantes conversaram sobre a possibilidade de mudança do Estatuto Social e do Regimento Interno da ADERT objetivando otimizar e atualizar freqüentemente o trabalho realizado por esta entidade. Além disso, a presidente Sônia Dias reforçou o fato de que o prazo para a entrega da documentação para pleitear o benefício do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) Turístico de 2012 é até 15 de abril e que o Circuito está à disposição para orientar a todos os seus municípios em tudo que estiver ao seu alcance.

Ainda em pauta, a diretoria acordou em conjunto os valores a serem arrecadado através das parcerias com a iniciativa privada da região, que visa fortalecer o Circuito Turístico Serras e Cachoeiras para que este aumente ainda mais suas possibilidades de desenvolvimento turístico. E, por fim, a gestora da ADERT Thais de Oliveira Lima informou sobre o andamento da parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora e a presidente Sônia Dias afirmou que também estão buscando uma nova parceria com a Universidade Federal de Viçosa. Ambas as parcerias, tem como intuito trabalhar projetos para o fomento do turismo regional.

Para a presidente Sônia Dias: “A reunião foi muito produtiva, oportunando aos doze presentes poderem discutir diversos assuntos que demonstram o quanto o Circuito Turístico Serras e Cachoeiras está trabalhando em prol de seus municípios e sua região.”

Postado por: Thais de Oliveira Lima - Gestora do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras - Informaçôes: (32)8803-8630

quarta-feira, 23 de março de 2011

ICMS TURÍSTICO, COPA DE 2014, INFRAESTRU​TURA TURÍSTICA E DESTINOS INDUTORES SÃO TEMAS DISCUTIDOS EM AUDIÊNCIA ENTRE SETUR E ALMG

ICMS TURÍSTICO, COPA DE 2014, INFRAESTRUTURA TURÍSTICA E DESTINOS INDUTORES SÃO TEMAS DISCUTIDOS EM AUDIÊNCIA ENTRE SETUR E ALMG








          O secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Agostinho Patrus Filho, recebeu, nesta quarta-feira (23), em Belo Horizonte, o presidente da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo, da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, deputado estadual Tenente Lúcio, e o membro efetivo da Comissão, deputado estadual Ulysses Gomes. Durante audiência, o secretário apresentou projetos e programas prioritários para a Secretaria de Estado de Turismo, como ICMS Turístico, infraestrutura turística, Copa de 2014 e Destinos Indutores.
         Para o secretário, o foco é trabalhar em harmonia com a Assembléia na busca de soluções para o segmento turístico mineiro. “O governador Antonio Anastasia tem ressaltado a importância da Assembléia Legislativa para discutir temas e buscar soluções. Queremos fazer a gestão ouvindo os deputados, as comissões que representam a população de Minas Gerais”, afirmou.
          O presidente da Comissão, Tenente Lúcio, solicitou ao secretário a realização de um grande seminário na Assembléia Legislativa para tratar de assuntos que permeiam a atividade turística em Minas Gerais. “Pretendemos desenvolver um trabalho em parceria, principalmente com vistas à Copa de 2014. Não podemos deixar de solicitar, também, atenção aos municípios que têm potencial para se tornar sub-sede do mundial”, frisou o deputado.
Copa 2014
            Minas Gerais terá a oportunidade de realizar um trabalho que ficará como legado para os mineiros, principalmente após a realização do mundial. Agostinho Patrus Filho explicou à Comissão a importância do Estudo de Competitividade, realizado há três anos, nos 22 Destinos Indutores mineiros. “Este estudo serve de base para prepararmos e traçarmos nossas políticas com vistas ao fortalecimento dos municípios”, reforçou.
          O secretário considera que Belo Horizonte é a cidade sede mais bem preparada para receber a competição. “Temos o melhor projeto, estamos cumprindo todos os prazos e a reforma do Mineirão é referência internacional”, e ressaltou que a escolha das sub-sedes depende do chefes das delegações internacionais que estarão no país durante os jogos. “Os municípios que investirem e se prepararem para a recepção dessas seleções terão mais chances de se tornarem base camps”, ponderou.

Infraestrutura
          Outra preocupação importante destacada durante a audiência é com relação às necessidades de infraestrutura que atenda ao crescimento do fluxo de passageiros, principalmente por via aérea. Agostinho Patrus Filho destacou que o volume de passageiros que se deslocou em 2010 por via aérea, em uma distância superior a 800km, pela primeira vez no Brasil, se equiparou ao número de turistas que viajaram via terrestre. “Atualmente o país aponta crescimento de 24% do fluxo de passageiros nos aeroportos. Em Minas Gerais, os aeroportos da Pampulha e o Aeroporto Internacional Tancredo Neves registraram crescimento de 27% neste movimento. O brasileiro está migrando do ônibus para o avião. É essencial o crescimento aeroportuário para atendermos à demanda já existente”, finalizou.
LEGENDA: O secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho, em audiência com o presidente da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo, da ALMG, Tenente Lúcio (à esq.) e Ulysses Gomes, membro da Comissão (à dir.)
Crédito: José Carlos Paiva – Secom MG
Postado por - Sônia Dias

terça-feira, 22 de março de 2011

Além Paraíba – O Turismo Rural Sustentável Como Alternativa Econômica

Vista da Pedra Menina - Além Paraíba

O turismo rural no Brasil é uma atividade emergente. De um lado temos o produtor rural – herdeiro de um patrimônio cafeeiro – com a necessidade de agregar valores buscando novas fontes de renda e de outro lado, temos um cliente urbano cansado de sua vida agitada na cidade grande, buscando o descanso na área rural como lazer.



Em Além Paraíba temos diversas propriedades rurais, enorme potencial de riqueza cultural e de paisagens naturais, onde podem ser desenvolvidas atividades ligadas ao turismo rural.



O turismo rural proporciona as comunidades rurais uma nova alternativa de desenvolvimento. Tendo como vantagem a utilização da mão-de-obra já existente no local que vem da agricultura e da pecuária.



O turismo rural é um nicho do setor turístico que só agora começa a ganhar impulsos significativos. É um segmento novo, em fase de expansão no Brasil.



A principal função do Turismo Rural, na verdade é aproximar a sociedade urbana da natureza, promovendo o intercâmbio entre o homem do campo e o homem da cidade, desta forma o pequeno agricultor poderá revitalizar a zona rural e haverá uma melhoria da qualidade de vida, conservando os recursos naturais e reabilitando o patrimônio sócio-cultural.



O turista sente necessidade de acordar cedo com o cantar do galo, tomar leite fresco da vaca ou cabra e se deliciar com os quitutes preparados em um fogão à lenha, de andar descalço sentindo o cheiro da terra molhada, tomar um refrescante banho de cachoeira, descansar sob a sombra de uma árvore e provar aquela comidinha típica caseira ou ainda bebericar uma aguardente dos alambiques da roça.



Temos ainda em nossa região, um legado super importante da sociedade cafeeira do século dezenove, as fazendas com suas casas testemunham um tempo em que os saraus eram animados por músicos e cantores líricos trazidos de trem diretamente da Corte e as famílias mais ricas buscavam diretamente na Europa os sinais do luxo. Várias sedes de fazenda estão em ruínas e algumas ainda mantêm toda sua imponência e beleza, sem perder os traços do período colonial.



Em nossa região o interesse nessa área já começou a se manifestar, na vizinha cidade de Santo Antônio do Aventureiro, já possui dois hotéis fazenda, como é o caso da Fazenda Córrego Grande e da Fazenda do Serrote, representantes do auge da cafeicultura na região, que foram completamente restauradas.


Fazenda Barra do Peixe - construída pelo lendário Comendador Simplício José Ferreira da Fonseca

FONTE (TEXTO E FOTOS): Mauro Luiz Senra Fernandes - http://alemparaibahistoria.blogspot.com/
Postado por: Thais Lima - Gestora do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras


quarta-feira, 16 de março de 2011

ANIMAÇÃO POPULAR MANTÉM O CARNAVAL EM CATAGUASES E LEOPOLDINA

Muita gente afirma que o Carnaval de hoje não tem mais o brilho, alegria e a beleza da folia de outrora. Quem pensa assim não deixa de ter razão. Acontece, porém, que muita coisa mudou.

Mesmo com a chuva durante todo o período carnavalesco, a população veio para o centro da cidade para prestigiar os blocos e escolas de samba que desfilaram. Uma completa infra-estrutura foi montada pelo poder público: banheiros químicos, barracas de alimentação, equipes de segurança, carros de som, camarotes para as autoridades convidadas, grade de proteção e plantão de assistência médica. No palco principal as bandas Ases do Samba, Stagio 55 e triburbanas promoveram bailes populares.

A movimentação carnavalesca teve início dia 26 de fevereiro com o desfile do tradicional Bloco Pó de Giz, formado em sua maioria por profissionais da educação. A concentração do Bloco aconteceu na Pracinha do Urubu, e ao som da Banda Lira 1º de Maio, foi realizado um autêntico Pré-Carnavalesco. Por volta das 23 horas, o Bloco Pó de Giz fez um desfile pelo Centro da Cidade, acompanhado pelos bonecos gigantes do Bloco da Baiana, do Distrito de Tebas.

Como em quase todo país a chuva marcou presença no Carnaval de Cataguases. Mas, para quem quis brincar e foi a Passarela do Samba Expedito Liberato encontrou motivos para se divertir. Um deles foi a Escola de Samba Vila Tereza, que mostrou em seu desfile a história do Sorvete e do Picolé. A única Escola a desfilar – as demais eram blocos, mostrou que com planejamento e organização é possível realizar um bom trabalho.


Fonte: Jornal Atual - Edição 63
Antônio Trajano Vieira Cortez
 
Postado por: Thais Lima

quinta-feira, 3 de março de 2011

CARNAVAL 2011 EM LEOPOLDINA

CARNAVAL 2011 EM LEOPOLDINA

 Dia 04/03/2011 – Sexta – Feira  
Abertura Oficial do Carnaval na Praça General Osório
20:00- Concurso da Rainha do Carnaval 
22:00– Show com  a Banda “Ases do Samba”

Dia 05/03/2011 – Sábado                                                                      
Desfile dos Blocos:     
21:00 – Formigueiro  
22:00 – Balança Mas Não Cai
23:00 – Bloco do Clube Cutubas
24:00 – Show com a Banda “Stágio 55”

Dia 06/03/2011 - Domingo
Desfile dos Blocos
“Triburbana”
21:00 – Bloco da Pinguda 
21:40 – Bloco Fajardo & Cia. 
22:40 – Concentra Mas Não Sai Dia


07/03/2011 – Segunda - Feira

Desfile dos Blocos:
21:00 – Bloco Fajardo & Cia.
22:00 – Bloco do Clube Cutubas
23:00 – Bloco Imperatriz Leopoldinense
24:00 – Show com a Banda “Triburbana”



 08/03/2011 Terça-Feira   
Desfile dos Blocos:
21:00 – Concentra Mas Não Sai
22:00 – Bloco dos Pirineus   
23:00 – Bloco do Cabuçu  
24:00 – Show com Banda “Triburbana” 

                         

Matinê a partir das 16:00