Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de abril de 2011

AGOSTINHO PATRUS FILHO É EMPOSSADO PRESIDENTE DO CONSELHO ESTADUAL DE TURISMO

AGOSTINHO PATRUS FILHO É EMPOSSADO PRESIDENTE DO CONSELHO ESTADUAL DE TURISMO



                    O secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Agostinho Patrus Filho, foi empossado, nesta quinta-feira (28), presidente do Conselho Estadual de Turismo de Minas Gerais (CET). O novo vice-presidente da entidade, Caio Julio Rodrigues, secretário Municipal de Turismo e Cultura de Brumadinho, e todos os membros da entidade – gestão 2011/2012 também foram empossados. Agostinho Patrus Filho apresentou as principais ações da Secretaria de Estado de Turismo nos primeiros 100 dias de Governo e as metas previstas para 2011 no Projeto Estruturador Turismo Competitivo, do Governo do Estado.
                    Ao ser empossado, Agostinho Patrus Filho destacou a importância do Conselho Estadual de Turismo para o desenvolvimento da atividade no Estado. “O Conselho é um espaço aberto e democrático para o exercício do diálogo, onde há troca de ideias para, juntos, avançarmos na questão do turismo do nosso Estado”. Patrus Filho ressaltou também que “o CET é o local propício para que sejam apresentadas as proposições, do poder público, da iniciativa privada e das entidades representativas para o turismo mineiro”, completou Patrus Filho.

100 dias de Governo
                    Os repasses das parcelas referentes ao ICMS Turístico, a nova rota que liga Minas Gerais em voo direto ao Uruguai, a produção de material informativo sobre contaminação por monóxido de carbono, a entrega do Plano Estratégico das Rotas das Grutas de Lund e o lançamento do Programa Minas são Muitas foram as principais ações da Setur destacadas pelo secretário nos primeiros 100 dias de Governo.
                  Agostinho Patrus Filho afirmou que o objetivo da Setur durante os próximos anos é levar melhores condições para os municípios mineiros. “Propomos uma gestão participativa e democrática. Vale ressaltar que as novas atribuições dadas à Setur pela Lei Delegada, publicada em janeiro passado, agora dão mais autonomia para a execução das ações, que podem ser realizadas em parceria com outras pastas do Governo”, salientou.

Projeto Estruturador
O secretário apresentou aos membros do Conselho as ações do Projeto Estruturador Turismo Competitivo em Minas Gerais, que prevê estruturação e projetos de produtos e roteiros turísticos, implantação do Portal do Turismo de Minas Gerais, sinalização turística, pesquisas e captação de eventos, dentre outros.

Conselho Estadual de Turismo
O Conselho Estadual de Turismo é um órgão de assessoramento e integração da Setur, que tem caráter deliberativo, consultivo e propositivo. Tem por finalidade propor ações e oferecer subsídios para apoiar e desenvolver a Política Pública de Turismo em Minas Gerais.

O CET possui 43 integrantes, sendo 28 da sociedade civil organizada, representada pelos diversos segmentos e entidades do Turismo de Minas, e mais 15 representantes do setor público, incluindo secretarias de Estado e órgãos do Governo Estadual com atividades interligadas ao setor.
FOTO: O secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Agostinho Patrus Filho (ao centro), a secretária adjunta de Estado de Turismo, Silvana Nascimento (à esq) e o secretário Municipal de Turismo e Cultura de Brumadinho, Caio Rodrigues (à dir.) integram a nova diretoria do Conselho Estadual de Turismo de Minas Gerais.

Crédito: Divulgação Setur MG

Postado por - Sônia Dias

quarta-feira, 27 de abril de 2011

MINAS SÃO MUITAS

GOVERNADOR ANTONIO ANASTASIA PARTICIPA DE LANÇAMENTO DO PROGRAMA MINAS SÃO MUITAS




               Em São Paulo, Governo de Minas reúne artistas, empresários e jornalistas mineiros radicados na capital paulista para abertura da exposição 300 Anos de Cultura nas Minas Gerais
               O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, afirmou nesta segunda- feira (25/04), em São Paulo, que o Governo de Minas irá ampliar a divulgação dos atrativos do Estado, incentivando a promoção de iniciativas culturais no Espaço Minas Gerais em São Paulo. O anúncio foi feito durante lançamento do Programa Minas São Muitas e abertura da exposição 300 Anos de Cultura nas Minas Gerais.
                De acordo com o governador, não há no Brasil dois estados que são mais próximos que Minas e São Paulo, seja pela identidade cultural, pela política, e na representatividade econômica.
               “Toda a cultura mineira advêm da colonização, fruto do desbravamento dos bandeirantes paulistas em busca do nosso ouro. Se Minas e São Paulo são estados irmãos, o Espaço Minas Gerais é, na metrópole paulistana, a representação de uma amizade de dois estados que tanto contribuíram para a história do Brasil”, disse o governador.
                 Por meio do Programa Minas são Muitas, o Governo de Minas irá promover eventos com a participação de artistas mineiros, no Espaço Minas Gerais, para difundir, em São Paulo, Minas Gerais como um destino de referência internacional no segmento de turismo cultural.
               “Ainda este semestre iniciaremos uma série de atividades, exposições, palestras e rodadas de negócios favorecendo a divulgação de nossas Minas para os paulistas e brasileiros”, afirmou o governador.
                Durante a cerimônia que contou com a presença do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e de diversos artistas, jornalistas e empresários mineiros radicados em São Paulo, o secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho, reiterou que a cultura é matéria-prima do turismo e que este, por sua vez, pode ser um instrumento de preservação dos bens culturais do Estado.
              “Queremos que o paulista que por aqui passar possa ter uma síntese, uma degustação do que são as nossas muitas Minas já proseadas por Guimarães Rosa. Queremos que o Espaço Minas Gerais incite no morador de São Paulo e nos brasileiros que por aqui estiverem o desejo de conhecer o nosso Estado” afirmou.
                Para a secretária de Estado de Cultura de Minas Gerais, Eliane Parreiras, através do Programa Minas são Muitas, o Estado será apresentado em exposições temporárias temáticas que divulgarão a diversidade mineira. Ela citou parcerias já iniciadas com o Museu do Oratório e Museu de Artes e Ofícios, ambos vinculados ao Instituto Flávio Gutierrez, e com a Casa Fiat de Cultura para incremento da agenda cultural do Espaço Minas Gerais.
               “Vamos promover o intercâmbio entre os estados por meio de parcerias com as Secretaria de Estado e Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e instituições como SESC São Paulo, Instituto Tomie Ohtake e Centro Cultural do Banco do Brasil”, disse.

300 Anos de Cultura nas Minas Gerais
                Nos próximos dois meses, o Espaço Minas Gerais abriga importante acervo cultural mineiro. Artes plásticas, literatura, músicas e vídeos contarão a riqueza da cultura produzida em Minas Gerais nos 300 anos de formação das vilas: Real de Nossa Senhora do Carmo, hoje, Sabará; Vila Rica, atual Ouro Preto e Vila de Nossa Senhora do Ribeirão do Carmo, Mariana.
                A organização da exposição é da Superintendência de Museus e Artes Visuais da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais. Com entrada gratuita, a exposição permanece aberta ao público de terça a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, das 10h às 14h, até o dia 19 de junho.
               Além de apresentar parte do acervo de importantes instituições culturais do Governo de Minas como o Museu Mineiro, Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, Arquivo Público Mineiro e Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa e de coleções privadas, a exposição 300 Anos de Cultura nas Minas Gerais conta com rico acervo da produção artística mineira, nas áreas de artes visuais, música, artes cênicas e literatura.
Dividida em núcleos com cores da bandeira de Minas Gerais - preto, branco e vermelho – a exposição “recepciona” o visitante com o "Arcanjo Gabriel", peça do século XVIII, do acervo do Museu Mineiro.
A organização criou uma sala de estar - local aonde os mineiros adoram receber suas visitas. Espaços dedicados à vídeos, músicas e literaturas foram criados para que o visitante tenha acesso ao que foi e é produzido em Minas Gerais.
No "Espaço Vídeo”, um televisor irá exibir vídeos institucionais do Governo de Minas Gerais, além de vídeos com musicais, documentários e produções de artistas plásticos. No "Espaço Literário”, o público pode assentar-se confortavelmente e ler obras de escritores como Guimarães Rosa, Alphonsus de Guimarães, Murilo Rubião, Fernando Sabino, Carlos Drumond de Andrade, Campos de Carvalho, dentre outros escritores contemporâneos. Já no "Espaço Música”, há uma vasta discoteca de bandas Mineiras, obras da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, da música barroca, e de músicos como Dea Trancoso, Marina Machado, Vander Lee, dentre outros nomes da música contemporânea produzida em Minas Gerais.
E ainda, foi instalada uma grande mesa, ao estilo mineiro, aonde foi plotada a história dos 300 anos das vilas de Minas Gerais. Nesta mesa são servidos o tradicional queijo de Minas - patrimônio imaterial de Minas Gerais – e o inconfundível pão de queijo.

O governador Anastasia visita exposição ao lado dos secretários de Estado de Cultura, Eliane Parreiras (à esq.), de Turismo, Agostinho Patrus Filho, e da esposa do prefeito de BH, Regina Lacerda (à dir.)

Crédito: Omar Freire - Secom MG

 Vista parcial da exposição 300 anos de cultura nas Minas Gerais

Crédito: Omar Freire - Secom MG


Fonte - SETUR
Postado por - Sônia Dias










terça-feira, 19 de abril de 2011

Venha Comemorar o Aniversário de Leopoldina!!!

COMUNICADO SETUR

COMUNICADO SETUR



          A Secretaria de Estado de Turismo comunica que o prazo para o recebimento de documentação comprobatória para os repasses do ICMS Turístico em 2012 termina no dia 15 de junho, de acordo com Resolução Setur nº 09, publicada na Imprensa Oficial de Minas Gerais na ultima quinta-feira (14).
          O prazo foi prorrogado para que os municípios possam reunir a documentação referente às ações do ano de 2010. Os requisitos mínimos para habilitação do município são: participar de um circuito turístico reconhecido pela Setur, nos termos do Programa de Regionalização do Turismo; ter elaborada e em implementação uma política municipal de turismo; possuir Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e Fundo Municipal de Turismo (Fumtur) constituídos e em funcionamento.
          Os documentos entregues na Setur até o dia 15 de junho serão analisados por uma comissão técnica da Setur e a primeira divulgação dos municípios habilitados ao benefício acontecerá até o dia 15 de julho.

Fonte . SETUR
Postado por . Sônia Dias

quinta-feira, 7 de abril de 2011

GESTORA DO CIRCUITO TURÍSTICO SERRAS E CACHOEIRAS REALIZA VISITA TÉCNICA AOS MUNICÍPIOS ASSOCIADOS



Com o intuito de conhecer melhor os municípios associados ao Circuito Turístico Serras e Cachoeiras e aproximar a gestão deste com o trade turístico regional, a gestora da ADERT (Agência de Desenvolvimento Regional do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras), Thais de Oliveira Lima, que assumiu o cargo em setembro de 2010, iniciou em fevereiro deste ano visitas técnicas in loco, visando diagnosticar os pontos fracos e fortes dos municípios para poder trabalhar em prol do desenvolvimento regional.

O primeiro local a ser beneficiado foi o pequeno município de Dona Euzébia, famoso pela sua grande produção e venda de mudas de diversos tipos para a região sudeste do país. A visita foi realizada no dia 24 de fevereiro e contou com o apoio do Secretário de Turismo, Bento Moreira e sua assessora, Margarete Teixeira para orientar e apresentar a gestora alguns dos pontos turísticos e proprietários de estabelecimentos ligados a esta atividade no município. Segundo Thais Lima: “A visita pode ser denominada como ‘visita de familiarização’, pois foi apenas o primeiro contato com a comunidade e o empresariado local. É notório que Dona Euzébia possui um grande potencial para o turismo rural e que seus atrativos precisam ser trabalhados aos poucos para que sejam reconhecidos até mesmo pelos próprios moradores.”

Após a visita, a Gestora elaborou um breve relatório técnico com o intuito de fazer uma avaliação sobre a visita e informar a diretoria da ADERT os procedimentos que foram tomados durante este trabalho. O relatório foi aprovado pela Prefeitura Municipal de Dona Euzébia e distribuído para todos aqueles que participaram desta ação, objetivando que estes se adéqüem as orientações ali repassadas.

Com este resultado, a gestora deu continuidade ao seu trabalho e realizou no dia 24 de março a visita ao município de Itamarati de Minas, sobre orientação e solicitação do Prefeito Municipal, Herivelto Zanela. O intuito é trabalhar junto a esta prefeitura projetos de infra-estrutura que aumentem a qualidade dos atrativos locais e fomentem a atividade turística na região. Para Thais Lima “É fundamental para a realização do trabalho o apoio da Prefeitura Municipal. Itamarati de Minas surpreende por suas belezas naturais e pela hospitalidade e aconchego típico das pequenas cidades mineiras.”

Seu principal atrativo é a Usina Maúricio que beneficia não só a região de Itamarati de Minas como o município de Leopoldina, também pertencente ao Circuito Turístico Serras e Cachoeiras. O local encanta pela sua beleza e as possibilidades de realização de turismo aquático ou de aventura. Bem próximo a mesma, existe a bela cachoeira Poeira D’água que é o ‘carro chefe’ desta região no que se refere a atrativo natural.



Cachoeira Poeira D'Água

Além dos municípios já visitados, pertencem a ADERT: Além Paraíba, Argirita, Leopoldina e Cataguases. Fechando o roteiro de cidades pequenas com vocação principalmente para o turismo rural, Thais Lima irá realizar hoje (08) e amanhã (09/04) visita técnica a Argirita, orientada pelo Secretário de Turismo Municipal, Luiz Felipe Rossi e sua assessora, Mabéle Thomé. A gestora se apresenta muito otimista por esta visita, pois segundo ela, Argirita tem se demonstrado um exemplo a ser seguido no Circuito e seu desenvolvimento no setor de turismo tem sido notório. O município foi o primeiro da região a ser beneficiado pelo ICMS Turístico e desde janeiro deste ano tem recebido do governo estadual uma verba semanal para o fomento do turismo local.

De acordo com a presidente da ADERT, Sônia Dias: “O objetivo é que essas visitas sejam freqüentes, buscando consolidar parcerias com a iniciativa pública e privada da região para criação de novos projetos e demonstração do apoio do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras aos seus municípios associados.”

* Informações ara agendamento de visitas ao município ou estabelecimento:
Thais de Oliveira Lima - Turismóloga e Gestora do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras
Tel.: (32)8803-8630 / Skype: serrasecachoeirasmg / E-mail: serrasecachoeiras@gmail.com

terça-feira, 5 de abril de 2011

ANTONIO ANASTASIA DESTACA INVESTIMENTOS PARA MELHORAR A INFRAESTRUTURA DOS MUNICÍPIOS E ATRAIR OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS

ANTONIO ANASTASIA DESTACA INVESTIMENTOS PARA MELHORAR A INFRAESTRUTURA DOS MUNICÍPIOS E ATRAIR OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS
Governador participou de lançamento de empreendimento hoteleiro, em Lagoa Santa

O governador Antonio Anastasia afirmou que o Governo de Minas continuará investindo na infraestrutura dos municípios para garantir novas oportunidades de negócios e de empregos, desenvolver o turismo e preparar o Estado para a Copa do Mundo de 2014. Nesta terça-feira (05/04), em Lagoa Santa (Região Metropolitana de Belo Horizonte), o governador participou do lançamento do hotel Ramada Airport Lagoa Santa, onde destacou que os investimentos na infraestrutura viária e de serviços são fundamentais para atrair grandes empreendimentos.
               “Cada vez mais Minas está inserida na economia do Brasil e do mundo. Para isso, precisamos ter essa infraestrutura, aeroportos, rodovias, telecomunicações, hotéis, restaurantes, e serviços. O Poder Público está fazendo a sua parte. Desde os tempos do governador Aécio Neves e, agora, sob nossa responsabilidade, estamos cada vez mais preparando Minas para receber os grandes empreendimentos. Temos de estimular para que de fato os empresários percebam esse ambiente favorável de negócios”, disse o governador em seu pronunciamento.
               Antonio Anastasia afirmou, ao lado do vice-governador Alberto Pinto Coelho, que o Estado tem estimulado o empreendedorismo, a capacidade de negociação e a ousadia dos empresários mineiros e brasileiros. Segundo o governador, o crescimento recorde de 10,9% do PIB mineiro em 2010 atraiu ainda mais a atenção dos investidores, garantindo mais credibilidade para o Estado. O Grupo Ramada investirá nos próximos três anos em 14 empreendimentos no Brasil, sendo que 11 serão em Minas Gerais.

Fonte - SETUR
Postado por Sônia Dias


“Fico muito feliz com essa notícia que o grupo vai anunciar agora, de mais 11 hotéis. Tenho certeza que teremos outras notícias muito boas nesse campo nos próximos anos. É a geração de empregos, investimentos, turismo, lazer. Uma indústria que emprega muito, emprega rápido e gera qualidade de vida para os mineiros. Temos aqui uma grande avenida de oportunidades até 2014”, afirmou.



Investimentos



O Governo de Minas está promovendo importantes investimentos para dotar o Estado de capacidade para receber os jogos da Copa do Mundo de 2014. Além de incrementar a infraestrutura urbana dos municípios, o Estado está investindo em projetos nas áreas de mobilidade, segurança, turismo e qualificação profissional. O Governo do Estado também está promovendo a maior obra de modernização do Mineirão, estádio que sediará os jogos do Mundial, com recursos de R$ 654 milhões.



Participaram do evento, os secretários de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena; da Copa do Mundo, Sérgio Barroso; de Turismo, Agostinho Patrus Filho; de Governo, Danilo de Castro; de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles; de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento; de Gestão Metropolitana, Alexandre da Silviera; o empresário do Grupo Ramada, Niactor Pinheiro; o gerente de operações do Grupo Wyndham na America Latina, Carlos Cerezo, e a diretora-presidente da Vert Hotéis, Érica Drumond.