Total de visualizações de página

terça-feira, 3 de abril de 2012

MUNICÍPIOS DO CIRCUITO SERRAS E CACHOEIRAS RECEBEM MICRO-ÔNIBUS PARA ATENDER A SAÚDE DA REGIÃO

          Por: Thais de Oliveira Lima

           Na última terça-feira (27/03), os seis municípios do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras (Além Paraíba, Argirita, Cataguases, Dona Euzébia, Itamarati de Minas e Leopoldina) e os vizinhos Palma, Recreio, Santana de Cataguases, Estrela Dalva e Astolfo Dutra foram beneficiados com nove micro-ônibus para atender a cerca de 166.556 habitantes que possam precisar de tratamento em centros de saúdes de outras cidades, como Juiz de Fora e Muriaé, por exemplo.
            Os micro-ônibus são resultados do CISUM (Consórcio Intermunicipal de Saúde União da Mata), criado em 1995 e extinto em 2003, que foi reativado em 2009, através da iniciativa do atual Prefeito de Cataguases e Presidente do CISUM, Willian Lobo, juntamente com os demais prefeitos municipais. Eles acreditaram no consórcio como alternativa para as dificuldades na saúde dos municípios da região e objetivaram aquisição destes veículos para garantir o atendimento da população local em exames complementares ou de média complexidade, além de consultas especializadas.
            Juntamente com os veículos, a saúde será beneficiada com a implantação de um sistema de gerenciamento de transportes, onde cada paciente para ter acesso a viagem, deverá estar devidamente agendado, com sua passagem e de seu acompanhante (caso necessário) em mãos para que possam seguir viagem. O sistema também permite o rastreamento do veículo via satélite, quando, de dentro do Consórcio com sede em Cataguases, será possível monitorar cada quilometro rodado pelos veículos, sua localização em tempo real e ainda a comunicação entre o motorista e o gerente de transporte, através de mensagem de texto enviada por intermédio do sistema diretamente ao veículo e ao CISUM.
            A cerimônia oficial de entrega das chaves dos micro-ônibus foi realizada no anfiteatro da Policlínica Municipal, na tarde desta terça-feira (27/03), e contou com as presenças dos prefeitos Willian Lobo (Cataguases), Arcílio Ribeiro (Astofo Dutra), Herivelton Zanela (Itamarati de Minas), Carlos Alberto Carminate (Argirita), Itamar Ribeiro Toledo (Dona Euzébia) e Edgar Xavier (Santana de Cataguases), além da Secretária Municipal de Saúde de Leopoldina, Rosa Maria Rezende, a Secretária de Saúde de Pirapetinga, Rafaela Brasil e Welber Salvador Zoffoli, de Além Paraíba. O evento contou também com a presença de diversos outros secretários, vereadores, jornalistas e a Presidente do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras, Sônia Dias e a Gestora, Thais Lima.
Segundo Sônia Dias, “a conquista do CISUM deve ser comemorada por todos os setores da sociedade, inclusive pelo turismo, pois a saúde é item fundamental na infraestrutura básica de um município e influencia diretamente na qualidade deste para a população e os visitantes”.

Prefeitos e Secretários Municipais durante a Cerimônia de entrega dos micro-ônibus do CISUM


REGIÃO DAS SERRAS E CACHOEIRAS TAMBÉM É BENEICIADA COM UNIDADE DO CAPS AD

            Ainda no mês de março, a Prefeitura Municipal de Cataguases inaugurou a unidade regional do CAPS AD – Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas que irá funcionar no centro da cidade e recebeu o nome de Pastor Iracino Cyrino da Silva. O novo serviço será coordenado pela psícóloga Sandra Maciel de Carvalho e vai contar ainda com uma equipe formada por médico psiquiatra, enfermeiro com formação em saúde mental, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, pedagogo, professor de educação física, técnico de enfermagem e técnico administrativo.
            O Caps AD está oferecendo desde o dia 19 de março, atendimento diário, das 8 às 18 horas, a pacientes que fazem um uso prejudicial de álcool e outras drogas, permitindo o planejamento terapêutico dentro de uma perspectiva individualizada de evolução contínua.
            A cerimônia de inauguração foi realizada na noite de sexta-feira (16/03) e contou com a presença do Prefeito de Cataguases, Willian Lobo e o Prefeito de Itamarati de Minas, Herivelton Zanela, que representou os demais chefes do executivo dos outros municípios beneficiados. Participaram também do evento, entre outros convidados, a Presidente do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras, Sônia Dias, vereadores e secretários municipais, além da viúva do homenageado, Maria Aparecida dos Reis Silva, que fez um emocionante pronunciamento exaltando as atividades do seu marido a frente da Assembleia de Deus, em Cataguases.