Total de visualizações de página

sexta-feira, 22 de junho de 2012

ALÉM PARAÍBA

Localizada às margens do rio Paraíba do Sul, tornou-se Município de São José de Além Paraíba em 1880 e posteriormente em 1883, foi elevada a categoria de Cidade. Em 1923 passou a se chamar Além Paraíba. Cidade conhecida pela sua hospitalidade em acolher muito bem os seus visitantes. Em suas redondezas podem ser encontradas antigas fazendas do ciclo do café. Entre suas atrações histórico-culturais destacam-se os prédios do complexo ferroviário e a Locomotiva 51 memória presente do berço do trem em Minas. Como em todas as cidades mineiras, a devoção e a  fé em seus padroeiros são manifestadas nas festas religiosas. Os eventos tradicionais que atraem grande número de visitantes, temos a FEXPO que acontece na primeira semana de agosto e o nosso tradicional carnaval, considerado melhor da região. Se você ja nos conhece, esperamos que tenha gostado e volte sempre. Se ainda não veio te esperamos na sua próxima viagem!!!




Governo de Minas Gerais inaugura a Ponte Prefeito Cândido Mendes em Guidoval


Por: Thais de Oliveira Lima

Após cinco meses da tragédia devido às fortes chuvas no Município de Guidoval – MG, o Governador do Estado de Minas Gerais, Antônio Anastasia, o Prefeito Municipal, Élio Lopes e o Vice-Prefeito, Fernando Gonçalves, inauguraram, nesta quinta-feira (21), a Ponte sobre o Rio Xopotó.
O município foi dividido drasticamente no dia 02 de janeiro de 2012, durante as enchentes que destruíram a Ponte que ligava Guidoval a Ubá e afetou mais de 7 mil habitantes que foram desalojadas e desabrigadas de suas casas após o desastre. Até a presente data, Guidoval contava apenas com uma construção improvisada feita pelo Exército Brasileiro que amenizava o total isolamento dos moradores.
A cerimônia de inauguração foi realizada, às 11h30, ao lado da nova ponte denominada Prefeito Cândido Mendes e contou com o som da Orquestra da 4ª Região Militar dos Batalhões de Juiz de Fora e Ubá e a participação de prefeitos dos municípios vizinhos, deputados federais e estaduais, representantes do Exército e do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras, além do Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Deputado Federal – Carlos Melles e os representantes da Igreja, Padre Paulo e Pastor Franklin, que pronunciaram belo discurso religioso.
Após a benção profetizada, o Prefeito Municipal, Élio Lopes, saudou a presença de todos e agradeceu aos seus colaboradores pelo trabalho contínuo e ao Governador de Minas Gerais pela atenção prestada ao município.
O Governador Antônio Anastasia comemorou a construção da ponte em prazo recorde (150 dias) utilizando exclusivamente recursos do Estado e parabenizou a solidariedade e união das prefeituras vizinhas para com a situação de Guidoval. Anastasia saudou também o Comandante do Exército General Elídio pela iniciativa de construção da ponte provisória, os governantes municipais pelo trabalho e a população pela força e empenho em reconstruir a cidade.
O Governador afirmou que “o primeiro passo, em função da emergência absoluta, era restabelecer a situação, dar conforto imediato, devolver a normalidade e construir a ponte para dar o acesso. Agora vamos dar um passo além: faremos a passarela para melhorar o acesso de quem passava pela antiga ponte, pois é sabido que a nova ponte mudou o eixo central do município de Guidoval”.
Erguida em local diferente da ponte antiga por motivos técnicos do Departamento de Estradas e Rodagem – DER, a Ponte Prefeito Cândido Mendes tem 130 metros de extensão e custou cerca de R$ 20 milhões aos cofres públicos. Juntamente com esta obra, foi construído um novo acesso fazendo a ligação da ponte municipal a Rodovia MGC 120 para facilitar aos moradores e visitantes.

O Governador do Estado de Minas Gerais, Antônio Anastasia, durante discurso de inauguração da Ponte Prefeito Cândido Mendes, em Guidoval - MG. Crédito: ADERT

Ponte Prefeito Cândido Mendes inaugurada no dia 21 de junho de 2012, após 150 dias da tragédia com as chuvas em Guidoval - MG. Crédito: ADERT


GUIDOVAL APOSTA NO TURISMO COMO FORMA DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL FUTURO

Em fase de revitalização municipal após os desastres ocorridos pela chuva em janeiro de 2012, a Prefeitura de Guidoval está atendendo as necessidades primárias da população e continuando a buscar estratégias para alcançar o desenvolvimento futuro local.
Durante o período das enchentes e da situação emergencial na cidade, a Agência de Desenvolvimento Regional do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras (ADERT) demonstrou solidariedade aos desabrigados e a gestão municipal através da arrecadação de donativos advindos dos municípios associados que foram entregues pessoalmente pela Presidente da ADERT, Sônia Dias, que esteve presente em vários momentos posteriores a tragédia.
Antes do ocorrido, o município já estava em fase avançada de negociação para se associar ao Circuito Turístico Serras e Cachoeiras, através do interesse do Vice-Prefeito, Fernando Gonçalves, que durante seu período interino apresentou grande empenho em associar Guidoval a Política de Regionalização do Turismo (Circuitos).
Segundo a Presidente da ADERT, Sônia Dias: “A população será a maior beneficiada com esta aliança que irá integrar Guidoval as políticas para o desenvolvimento do turismo do Estado de Minas Gerais, além de oferecer oportunidades de cursos de capacitação da mão de obra local, valorização do artesanato municipal, divulgação e maior reconhecimento do potencial regional em âmbito estadual e até nacional.”
Em 28 de fevereiro de 2012, o Prefeito Municipal de Guidoval, Élio Lopes, sancionou a Lei nº 571/2012 e autorizou o Poder Executivo a associar o Município a Agência de Desenvolvimento Regional do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras.
A Presidente da ADERT comemorou a iniciativa e afirmou que “Guidoval tem um potencial turístico que até o momento não estava sendo explorado. A parceria com o Circuito Turístico Serras e Cachoeiras e a inauguração da ponte facilitará o acesso aos moradores e visitantes, dando os primeiros passos para a execução de projetos turísticos que irão proporcionar ao município a oportunidade de crescimento do turismo nos moldes de Minas e do Brasil.”
         Após a entrega do Inventário da Oferta Turística, Guidoval estará participando oficialmente da Política de Regionalização do Turismo e será reconhecido pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais como município pertencente ao Circuito Turístico Serras e Cachoeiras se unindo a Além Paraíba, Argirita, Cataguases, Dona Euzébia, Itamarati de Minas e Leopoldina.

O Prefeito de Dona Euzébia, Itamar Ribeiro (Mazinho), a Presidente do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras, Sônia Dias e o Vice Prefeito de Guidoval, Fernando Gonçalves, durante cerimônia de inauguração da Ponte Prefeito Cândido Mendes. Crédito: ADERT
O Vice Prefeito de Guidoval, Fernando Gonçalves, a Presidente do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras, Sônia Dias e o Assessor Político do Governador de Minas Gerais, José Emílio Afonso. Crédito: ADERT






quinta-feira, 21 de junho de 2012

Em Itamarati de Minas você encontra diversos lugares para se hospedar. Todos com uma ótima comodidade, atendimento diferenciado, fácil acesso, além de várias opções de lazer disponíveis.
Pousada da Didi.
Pousada do Didi Localizada na Av. Coronel Araújo Porto. n°177-Centro Telefone para contato: (32) 3452- 1275
Pousada do Zé Leminha
Suíte da Pousada do Zé Leminha.
Pousada do Zé Leminha A pousada é localizada na Rua Silvério Dias Barbosa, n°380-Centro Telefone para contato: (32) 3452- 1278
Pousada Fazendinha
Área para churrasco na Pousada Fazendinha.
Pousada Fazendinha Localizada na antiga estrada da Usina Maurício
Vista da represa na área de camping.
Área de camping na Usina Maurício
Área de Camping na Usina Maurício. Um lugar arejado e muito agradável, para proporcionar a seus visitantes momentos inesquecíveis.



ITAMARATI DE MINAS


Entre os cerdejantes mares de morros, Itamarati de mInas, uma cidadezinha bem mineira que tem na natureaz sua maior riqueza. Entre as matas preservadas e límpidos cursos dágua há trilhas e caminhos de terras que te levam a belas paisagens, como fazendas e engenhos antigos, cachoeiras, a Represa da Usina Maurício e o Sítio Natural da Pedra Branca. A tradição das fazendas e do povo simples e hospitaleiro se mistura a animação das festas (carnaval, exposição, festa do padroeiro) e dos esportes de aventura. (caminhjadas, escaladas, montanhismo, trekking, cavalgadas, cicloturismo, MotoCross, Jet-ski e canoagem). Para completar, a gastronomia vem recheada de doces e quijos caseiros, rapadura, melado, açucar mascavo e as tradicionais cachaças artesanais, Itamarati de Minas é sossego, é beleza, é lazer e é tradição. Tradição em encantar e em bem receber.

VENHA CONHECER ESSE PEQUENO PARAÍSO EM MEIO AOS MARES DE MORROS MINEIROS!