Total de visualizações de página

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Encontro de Circuitos Turísticos e Receptivos em MG

Setur organiza Encontro de Circuitos Turísticos e Receptivos em Minas Gerais
Evento acontece na próxima semana no hotel Canto da Siriema
Será realizado na próxima semana, entre os dias 30 de novembro e 03 de dezembro, no hotel Canto da Siriema, Jaboticatubas, MG, o 15º Encontro de Presidentes e Gestores dos Circuitos Turísticos e Agências de Receptivo de Minas Gerais. O evento, já tradicional, é voltado para os gestores e empresários das Instâncias de Governança Regionais de Minas Gerais, e tem como objetivo nivelar informações técnicas operacionais, propiciar um momento de reflexão sobre a gestão pública, bem como sobre a inovação e criatividade do turismo regional, além de estreitar os laços de convivência entre os circuitos turísticos e a iniciativa privada, estimulando o intercâmbio de experiências e desenvolvimento de projetos em parceria.
O evento contará com 90 representantes dos Circuitos Turísticos, e também com cerca de 50 empresários mineiros, que possuem representação em mais de 470 municípios de todas as regiões do estado. Destacam-se ainda a participação do Secretário de Estado de Turismo, Mário Henrique Caixa, e do Deputado Estadual e ex-secretário de Estado de Turismo, Geraldo Pimenta.
Para o secretário Caixa, “desde que assumi a Setur, é meu desejo realizar este encontro. E este, particularmente, será muito especial. Vamos reunir a iniciativa privada, e a gestão pública, ligando esses dois polos tão distantes e, ao mesmo tempo, tão complementares”, diz.
A abertura oficial do evento será realizada no dia 30 de novembro, às 19h, no Hotel Canto da Siriema.

PROGRAMAÇÃO:

terça-feira, 24 de novembro de 2015












Projeto Trem da Terra reúne 8 prefeitos e Governo de Minas em Cataguases

  RSS  
tO prefeito Cesinha Samor fez a abertura do encontro e disse que o Trem da Terra vai promover o turismo na região
tO prefeito Cesinha Samor fez a abertura do encontro e disse que o Trem da Terra vai promover o turismo na região
Prefeitos e representantes de oito municípios reuniram-se nesta manhã de quarta-feira, 11 de novembro, no anfiteatro do Educandário Dom Silvério, centro de Cataguases, para dar início ao processo de instalação do Grupo de Trabalho do Trem Turístico "Trem da Terra Rio Minas". Também participaram a representante do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras, Sonia Dias, o Subsecretário da Secretaria de Governo, Fernando Tadeu David, além de Paulo Henrique do Nascimento, da Oscip Amigos do Trem, autora do projeto, entre outras entidades ligadas à preservação da ferrovia.

O evento, previsto para começar às 8 horas, teve início uma hora e meia depois com abertura feita pelo prefeito de Cataguases, Cesinha Samor. Ele elogiou a iniciativa, disse considerá-la "muito positiva para região e, saudosista, afirmou ser "muito gostoso andar de trem", contando já ter utilizado desse meio de transporte em sua infância e juventude. Por fim, disse esperar que todos os presentes e a população "abracem este projeto porque, segundo ele, "vai beneficiar muita gente e promover o nosso turismo e gerar empregos".

imageEm seguida, o subsecretário Fernando Tadeu David (foto), que também é coordenador geral dos Fóruns Regionais de Governo do Estado de Minas Gerais, mostrou-se favorável ao projeto e dizendo que não estava ali para apresentar uma proposta "pronta", mas para "construirmos juntos um uma proposta comum". Ele elogiou a iniciativa e disse, tomando como base o que já conhece do projeto, não ter dúvidas de que o "Trem da Terra vai alçar voos muito altos", completou.

Paulo Henrique do Nascimento, da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Amigos do Trem, responsável pela criação do projeto "Trem da Terra Rio Minas", fez sua apresentação e o detalhou aos presentes. E não poupou elogios."O trajeto por si só é um grande atrativo", afirmou dando a entender que os 180 quilômetros de ferrovia entre Cataguases e Três Rios são recheados de beleza natural vão encantar os turistas entre outras atrações existentes nos municípios que o trem fará paradas. 

imageO responsável pela Amigos do Trem informou também que a cidade de Palma está aderindo ao projeto por ter um distrito que faz parte do percurso. Sobre a estrutura do projeto, Paulo revelou já contar com duas locomotivas e quatro vagões e conta ainda com a possibilidade de ter mais dez, que serão usados para carregar passageiros e como restaurante. Estes, porém, pertencem à Companhia Vale do Rio Doce e estão sendo negociados. Neste sentido, ele pediu a participação do Governo de Minas para que possa agilizar este processo. Ele finalizou informando que a expectativa é de que nos dois primeiros anos de funcionamento do Trem da Terra Rio Minas sejam transportadas 46 mil pessoas e dobrar este número a partir do terceiro ano.


Fonte: http://www.marcelolopes.jor.br/noticia/detalhe/17863/projeto-trem-da-terra-reune-8-prefeitos-e-governo-de-minas-em-cataguases















terça-feira, 10 de novembro de 2015

SETUR PARTICIPARÁ DE VIAGEM TÉCNICA DO PROJETO EXPRESSO TREM DA TERRA


Setur participará de viagem técnica do Projeto Expresso Trem da Terra


De hoje(09), até o dia 11 de novembro, uma equipe da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (SETUR-MG) fará uma viagem técnica no Expresso ‘Trem da Terra’. O trem turístico, que começa a operar no início do ano que vem, vai ligar Minas Gerais ao Rio de Janeiro, passando pelas cidades de Cataguases, Recreio, Leopoldina, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, em Minas, e de Sapucaia e Três Rios, no Rio. O trajeto será feito sobre os trilhos da antiga Estrada de Ferro Leopoldina, primeira ferrovia implantada no Estado.

Para o Secretário de Turismo Mário Henrique Caixa, esse projeto vem para agregar mais força ao turismo e à economia em Minas e no Rio de Janeiro. “O ‘Expresso Trem da Terra’ está em sintonia com o esforço do governo para revitalizar o sistema de transporte ferroviário do nosso país. Essa ideia trará uma difusão de experiências e cultura, não só para os turistas, como também para a população local. Além de gerar muitos empregos”, afirma.

A viagem técnica contará com a presença de lideranças locais e do Estado, que oficializará o interesse dos Fóruns Regionais pelo projeto. Durante os três dias serão visitadas secretarias municipais e pontos turísticos das cidades. Além disso, os técnicos terão a oportunidade de conhecer a gastronomia, a natureza e arquitetura local, e a rede de economia solidária e agricultura familiar. 

O “Expresso Trem da Terra” tem apoio do Governo Federal, através do Plano Nacional de Revitalização das Ferrovias e do Programa de Resgate do Transporte Ferroviário de Passageiros, lançado em maio de 2003, em Parceria com o Ministério do Transporte-MT, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte-DNIT e a Inventariança da Rede Ferroviária Federal-RFFSA. O projeto encontra-se cadastrado no Ministério dos Transportes, tendo sido classificado como trecho de interesse turístico.

Fonte: e_mail recebido da SETUR/MG