Total de visualizações de página

terça-feira, 25 de maio de 2010

ANIVERSÁRIO DE PALMA

O Circuito turístico das Serras e Cachoeiras parabeniza a cidade de Palma pelo seu aniversário.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Laranjal poderá fazer parte do Circuito Serras e Cachoeiras

Estiveram reunidos hoje, 21/05/2010, em Laranjal, a Presidente do Circuito Serras e Cachoeiras Sônia Maria Dias Gonçalves, o Secretário de Turismo de Argirita, Luis Felipe, o Secretário de Turismo de Dona Euzébia, Bento Moreira e o Secretário de Laranjal Luis Cláudio.
Sônia solicitou ao representante de Laranjal essa reunião para expor seu trabalho à frente do Circuito Serras e Cachoeiras e convidar o município de Laranjal para fazer parte do nosso circuito somando forças para que nosso circuito e nossa região fique cada vez mais sólida. Sônia colocou para Luis Cláudio a importância de Laranjal fazer parte do Circuito Serras e Cachoeiras pois além dos atrativos que a cidade já possuia, agora, com uma das maiores represas da região o turismo está cada vez mais evidente. Laranjal já possui também uma pista de pouso de ultraleve onde os pilotos Fábio Gonçalves e Elisio da cidade de Cataguases já tiveram a oportunidade de sobrevoar a região. 
Sônia também sobrevoou a região e estudou muitas possibilidades de turismo.
Na oportunidade foi entregue a Luis Cláudio a minuta do convênio para sua apreciação.
A administração do circuito hoje, é uma administração totalmente participativa.
Aguardamos uma resposta positiva de Laranjal em nosso circuito.

SALÃO NACIONAL DE TURISMO - De 26 a 30/05/2010

Quinto Salão Nacional do Turismo na Região Sudeste.
De 26 a 30 de Maio de 2010.
Parque Anhembi

segunda-feira, 17 de maio de 2010

NOVA DIRETORIA SE REUNE EM CATAGUASES

A nova diretoria da Agência de Desenvolvimento dos Circuitos das Serras e Cachoeiras teve sua primeira reunião em Cataguases.
Em um clima de empolgação e esperança os diretores colocaram suas sugestões e o circuito já
está se mostrando de cara nova.
Uma tempestade de idéias está movendo o circuito e as mudanças aos poucos estão aparecendo.
Já ficou definido que as reuniões serão itinerantes, assim todos os municípios participarão da mesma forma.
Acontecerá sempre na última quinta-feira de cada mês com excessão desse mês de Maio onde teremos na última semana o Salão Nacional do Turismo em São Paulo. Os locais das reuniões serão divulgados posteriormente. As reuniões estarão aberto a todos aqueles que se interessam pelo turismo na região.
Faça parte você também. Venha colocar suas idéias e participar conosco das ações.

ITAMARATI DE MINAS - Município integrante da Agência de Desenvolvimento das Serras e Cachoeiras

HISTÓRIA DA CIDADE




A cidade acompanha o curso do Ribeirão Pires e tem traçado homogêneo, com suas ruas e praças planas e arborizadas. Sua base econômica é agropecuária, com destaque para a produção leiteira. É um dos 10 maiores fornecedores de leite á Cooperativa de Cataguases. 84 quilômetros quadrados de território. Zona da Mata. Sua história começa no final do séc. XIX, quando, por volta de 1880, um grupo de fazendeiros do Vale do Rio Novo - município de Cataguases - pede ao Governo do Estado a criação de um distrito com sede no Engenho Bom Sucesso. O pedido dos fazendeiros só é atendido 11 anos mais tarde, com a criação de Itamarati, em 1891. Apresenta-se um problema, então: não existia um povoado onde se pudesse instalar o novo distrito. A solução foi construir, num terreno vizinho ao Engenho Bom Sucesso, um núcleo populacional. Itamarati é separado de Cataguases e passa a município, em 1962, com o nome de Itamarati de Minas.


FONTE: Internet
Postado por Sônia Dias

terça-feira, 11 de maio de 2010

ARGIRITA - Um dos municípios que compõe o Circuito

Argirita - Minas Gerais - MG

Histórico

A região onde se localiza o município foi habitada, primitivamente, pelos índios das tribos puris e botocudos. A terra, rica em matas e pedras preciosas, atraiu inúmeros aventureiros, que ali se radicaram. Entre os primeiros moradores destaca-se José Paradelas, possuidor de grande fazenda no local e que, temeroso de que seus filhos fossem convocados pela Revolução de 1842, fez promessa ao Senhor Bom Jesus de doar terrenos para construção de uma capela, caso ficassem livres da luta;
Atendido, ergueu a igreja, em torno da qual se formou a povoação.
O desenvolvimento do território bem como sua ocupação deveu-se, inicialmente, àexploração das riquezas minerais, destacando-se as pedras preciosas. Solo fértil e rico em reservas
naturais, logo as atividades agrícolas se desenvolveram, seguidas da criação do gado bovino para
corte e leite constituindo as principais fontes da economia municipal.
O primeiro nome da localidade foi Senhor Bom Jesus, acrescido depois do complemento “do Rio Pardo”. Em virtude da abundância de pedras preciosas.
Origem do Topônimo: foi mudado para Argirita, extraído do grego Argi = pedra prateada e do Tupi-Guarani Ita - pedra.
Gentílico: argiritense
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Rio Pardo, pela lei estadual nº 2, de 14-09-1891,
subordinado ao município de Leopoldina.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Rio do Prado figura no município de Leopoldina.
Pela lei estadual nº 843, de 07-09-1923, o distrito de Rio Pardo passou a denominar-se Argirita.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito já denominado Argirita figura no município de Leopoldina
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
Elevado à categoria de município com a denominação de Argirita, pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembrado de Leopoldina. Sede no antigo distrito de Argirita. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-03-1963. Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Alteração toponímica distrital Rio do Pardo para Argirita, alterado pela lei estadual nº 843, de 07-09-1923.


Artigo retirado da Internet.
Postado por Sônia Dias

VÍDEO DA SETUR GANHA PRÊMIO INTERNACIONAL

A Secretaria de Estado de Turismo conquistou o terceiro lugar conquistado na categoria Melhor Filme do Brasil, do Tour Film Brazil – Festival Internacional de Filmes de Turismo, realizado pelo Instituto Catarinense da Educação e do Lazer – ICEL, em Florianópolis. O prêmio foi recebido pela assessora de Publicidade da Setur, Ângela Maris, que representou a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond.
O vídeo foi produzido para a Feira da Abav 2009 – realizado em outubro do ano passado – que teve Minas Gerais como Estado Patrono. A obra faz uma homenagem a todos os destinos turísticos do país, passa a mensagem de que o Minas Gerais é uma síntese do Brasil e destaca os principais destinos mineiros preparados para a recepção do turista nacional e estrangeiro.
Para a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, “este prêmio é mais uma prova do reconhecimento que o mercado e o trade turístico têm perante o trabalho da Setur para promover e divulgar o destino Minas Gerais no Brasil e no exterior”, comemora.
Tour Film Brazil
O Tour Film Brazil é membro do Comitê Internacional de Filmes de Turismo, com sede em Viena, na Áustria. O festival reconhece o talento dos profissionais envolvidos e a qualidade dos filmes, além de divulgar o conteúdo turístico em outros países.
Em sua primeira edição, o festival recebeu 280 inscrições, sendo 72 delas provenientes da Europa, América Latina e Estados Unidos. Países como a Índia, Kênia, Jordânia, Moçambique, Tanzânia, Camboja, Birmânia e Uganda também participaram do evento que mostrou as mais belas imagens turísticas do mundo.
As obras dos candidatos foram avaliadas por uma Comissão internacional de juízes, presidida pelo cineasta francês Georges Pessis e formada por profissionais renomados de países como Áustria, Alemanha, Portugal, Uruguai e Suíça. Os critérios analisados para a premiação foram: qualidade visual e sonora, impacto emocional, valor da informação, conceito e criatividade, objetividade e inovação.
Os vencedores foram premiados com estatuetas – araras de ouro, prata e bronze. Minas Gerais foi agraciada com a Arara de Bronze na categoria Melhor Filme do Brasil.
Legenda: Os ganhadores do Tour Film Brazil exibem os troféus conquistados
Crédito: Mafalda Press

domingo, 9 de maio de 2010

CIRCUITO TURÍSTICO DAS SERRAS E CACHOEIRA POSSUI NOVA DIRETORIA

O Circuito Turístico das Serras e Cachoeiras possui nova diretoria para o biênio 2010/2012.
A nova diretoria chegou com muita garra, no intuito de conscientizar a iniciativa privada, poder público e a população de um modo geral para a importancia doTurísmo na região. e que ele cresça de forma organizada e sustentável.
A nova diretoria está composta dos seguintes membros:
Presidente: Sônia Maria Dias Gonçalves ( DGL Turismo)
Vice-presidente: Gilberto de Oliveira Tony
Secretária Executiva: Mabele Rose Vieira Thomé
Suplente: Lidiane do Carmo Reis
Tesoureiro: Bento José Maria Moreira
Conselho Fiscal: Victor Guilherme Pereira Fernandes
                              Luiz Felipe Figueira Rossi
                              Genésio Alves Pereira Filho
Suplente do conselho: Luis Beghine Neto
                                      Ulisses Chaves Guzella
                                      Luciana Pereira Pinto Ribas

PROGRAMA CAIXA DE APOIO AO ARTESANATO BRASILEIRO

A Caixa receberá, de 26 de abril a 18 de junho de 2010, projetos a serem realizados ao longo de 2011 que visem ao desenvolvimento de comunidades artesãs e à valorização do artesanato tradicional e da cultura brasileira, contemplando várias etapas do processo produtivo. Destinados a cooperativas, associações, organismos não governamentais e comunitários, sem finalidades lucrativas, que contemplem em seu estatuto a realização de atividades culturais e/ou a finalidade social. O programa beneficia unidades produtivas, que são entendidas como grupos formais ou informais de artesãos. Este programa não contempla projetos de produção de alimentos, bebidas, vestimentas ou acessórios (bijuterias, bolsas, sapatos, dentre outros). Poderão candidatar-se projetos em andamento ou em fase de planejamento, desde que respeitada a condição de existência prévia da produção de artesanato de cunho tradicional. Será concedido um valor máximo de R$ 50.000,0 0 (cinqüenta mil reais) por projeto. A inscrição deverá ser feita única e exclusivamente via internet, por meio do site da Caixa Cultural, até 18 de junho de 2010, às 23:59 h do horário de Brasília. Para saber mais acesse nosso blog BRartesanato.
(Recebido por e_mail)