Total de visualizações de página

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Votorantim Metais realiza em Itamarati a primeira rodada do Fórum de Desenvolvimento Sustentável

Será realizada neste dia 3 de junho, em Itamarati de Minas, a primeira rodada do Fórum de Desenvolvimento Regional Sustentável, promovido pela Votorantim Metais. Estão previstas as presenças de secretários de Estado do governo mineiro, entre eles o secretário de Governo, Danilo de Castro, além de prefeitos e lideranças políticas da região.

Esse fórum se repetirá nos próximos meses em mais oito cidades contempladas pelo Ecos da Mata: Cataguases, Descoberto, Fervedouro, Miradouro, Miraí, Muriaé, Rosário da Limeira e São Sebastião da Vargem Alegre. O encontro representa na prática o início do programa Ecos da Mata, lançado no último dia 24 na unidade de mineração de Miraí. O programa é resultado de um diagnóstico socioeconômico e ambiental promovido em 2010 em nove cidades localizadas no entorno das unidades de operação da Votorantim Metais.

O programa busca, a partir de quatro pontos prioritários definidos, a promoção da melhoria das condições de vida na região. Alem do Fórum de Desenvolvimento Regional Sustentável', há a Capacitação de Gestores Públicos', Cultura da Cooperação para Cadeia de Transportes com foco em caminhoneiros autônomos, e Turismo Rural e Ecológico Comunitário.

Na entrevista coletiva que marcou o lançamento do Ecos da Mata, duas palavras - mobilização e engajamento - foram repetidas diversas vezes pelos integrantes da mesa, formada por Geraldo Virgínio e Milena Guadalupe, ambos do GAIA (Grupo de Aplicação Interdisciplinar à Aprendizagem) e por Christian Andrade, gerente de mineração das unidades da Zona da Mata e Lilian Santana, consultora de comunicação e responsabilidade social.

Com sede em Campinas, GAIA é uma sociedade civil sem fins lucrativos constituída de equipe multidisciplinar, especializado na educação e na articulação de pessoas e instituições para a inclusão social, a conservação ambiental e a redução de riscos naturais. Coube a ela elaborar o estudo que deu base ao projeto. A avaliação apontou gargalos como a necessidade de participação da população frente às questões
de interesse público, a existência do êxodo rural por jovens e poucas atividades de lazer e cultura que promovam integração da sociedade. Mostrou, porém, que as unidades da Zona da Mata da Votorantim Metais estão em localidades com alto potencial econômico, social e ambiental possuindo vocações como o turismo e o agronegócio.

O compromisso da empresa está expresso no release distribuído à imprensa, onde o gerente geral de Mineração, Claret Antônio Vidal Abreu, assegura que o "nosso papel é fomentar a interação entre os diversos segmentos da sociedade, como representantes da iniciativa privada, gestores públicos e terceiro setor para a partir dessa discussão compartilhada definirmos o desenvolvimento que queremos para a região".

O Fórum de Desenvolvimento Regional Sustentável pretende desenvolver, via gestão participativa (1º, 2º e 3º setores), bases para a constituição do desenvolvimento sustentável na área contemplada pelo Ecos da Mata. Nesses encontros serão discutidas temáticas como: reflexão da identidade regional dos grupos de cidades e dos pólos em que estas estão inseridas; alinhamento de suas expectativas e metas consolidação de um Plano de Desenvolvimento Regional; mecanismos para avaliação e monitoramento deste plano, dentre outras. O fórum contará com eleição de um comitê gestor, integrado por representantes dos municípios contemplados. O Turismo Rural e Ecológico Comunitário pretende profissionalizar e impulsionar a atividade turística rural e ecológica, que é recorrente na região, sendo que a primeira iniciativa se dá na Zona de Amortecimento do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro - um dos principais 'cartões postais' da região. Por meio da construção participativa entre comunidades e parceiros, serão realizadas avaliações e, consequentemente, iniciativas práticas - como oficinas e palestras - para um melhor aproveitamento do alto potencial econômico, social e ambiental da área.

A Capacitação dos Gestores Públicos tem como objetivo incentivar o aprimoramento da administração pública direta para uma melhor eficácia na elaboração de planos e projetos. A capacitação será oferecida por meio de cursos com consultores especializados em projetos de gestão pública. Esse projeto tem como metas: mobilizar gestores públicos e sua equipe para atuação integrada na Zona da Mata Mineira; reconhecer fontes de financiamento público estaduais e federais; formar gestores públicos especializados na elaboração e execução de projetos, além de acompanhar projetos elaborados pelos gestores após a formação destes planos.

A Cultura da Cooperação na Cadeia de Transportes, projeto piloto que está em fase de estruturação, visa estimular a cultura e o hábito de cooperação entre os caminhoneiros. Entre outras, as iniciativas pretendem instruir os motoristas para uma cultura voltada para o compartilhamento de recursos,
o fortalecimento do poder de compras, a direção preventiva de acidentes, qualidade de vida no trânsito.


Fonte: Jornal Atual - Ano IV - nº 68 - Cataguases/Leopoldina, 31 de maio de 2011

Um comentário: