Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Continuam abertas as inscrições para o Festival de Viola de Piacatuba

Não contente em trazer ao público esses grandes artistas, o Festival de Viola e Gastronomia de Piacatuba presta um grande serviço à cultura brasileira. O Festival de Viola,que será realizado nos dias 29 e 30 de julho uma mostra competitiva disputada em duas etapas - regional e nacional - vem apontando novos talentos. A exigência é a mesma para as duas fases: apresentar música de viola de raiz ou regional de boa qualidade.

As inscrições deverão ser feitas até o dia 27 de junho.

Na etapa regional, dia 29, somente poderão concorrer moradores com residência comprovada de no máximo de 80 quilômetros de distância de Leopoldina. A etapa nacional, dia 30, está aberta a inscrição de qualquer pessoa em qualquer canto do território nacional.

Dois artistas revelados nessa disputa - a dupla Lucas Reis e Thácio Cândido - vão se apresentar esse ano em Piacatuba já na condição de novas estrelas do universo da viola.

As inscrições para o Festival serão feitas através do site http://www.festivaldepiacatuba.com.br/ onde o participante terá que preencher todo o formulário com os dados pessoais como também fazer o envio do arquivo da música. A inscrição também poderá ser realizada através dos correios. O candidato deverá preencher a ficha disponível no site http://www.festivaldepiacatuba.com.br/ ou retirada na Usina Cultural de Leopoldina - Rua : Lucas Augusto, 36 Centro - Leopoldina MG - CEP 36 700 -000 para onde a inscrição deverá ser enviada. Em ambos os casos, deverá ser enviado uma gravação da música, com uma cópia da letra.

O Festival de Viola surgiu em 2003 de forma tímida e sem grandes pretensões por Aristides e Gilberto. Em 2006, foi entregue à produtora Maria Lúcia Braga e com apoio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e o patrocínio da Energisa, fez dele um festival com caráter profissional, transformando- o  em um sucesso nacional. Neste mesmo ano começou o Festival de Gastronomia, que impulsionou o Festival de Viola. Aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o Festival de Viola e Gastronomia de Piacatuba é patrocinado pela Energisa, com apoio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho.


 Sérgio Reis e Vital Farias no Festival de Viola e Gastronomia de Piacatuba

A nona edição do Festival de Viola e Gastronomia de Piacatuba acontece entre os dias 27 e 31 de julho e, como sempre, recheada de grandes atrações. Sérgio Reis, Vital Farias, o grupo Viola Urbana, Carlos Malta e André Siqueira e a dupla Cacique e Pagé são algumas das atrações que vão movimentar mais uma vez o distrito leopoldinense. Nomes que prometem repetir o sucesso das edições anteriores.

Em 2010, um público total de 30 mil pessoas esteve em Piacatuba nos cinco dias de festa. Assim como Almir Sater no ano passado, Sérgio Reis deverá arrastar um legião de fãs. O cantor e compositor iniciou sua carreira artística como um dos integrantes da Jovem Guarda de Roberto e Erasmo Carlos, para se transformar em um dos ícones do sertanejo. Músicas como " Menino da Porteira" - também transformada em filme estrelado por ele -, "Panela Velha", "Pinga ni mim" , "Chico Mineiro" e "Chalana" são alguns os clássicos de Sérgio Reis. Já o paraibano Vital Farias é parceiro de Elomar, Xangai e Geraldo Azevedo nos discos As Cantorias 1 e 2, onde encontram
verdadeiras histórias do sertão brasileiro, como a "Saga de Severinin" e a "Saga da Amazônia", além das belíssimas "Cantilena de Lua Cheia" e "Ai que Saudade de Ocê".

A PROGRAMAÇÃO DO 9º FESTIVAL DE VIOLA EGASTRONOMIA DE PIACATUBA

Quarta-feira, 27 de julho
- 21 horas - José Olavo
- 23 horas - Sergio Reis

Quinta-feira, 28 de julho
- 21h30m - Viola Urbana
- 23h00m - Vital Farias

Sexta-feira, 29 de julho
- 20 horas - Festival de viola (regional)
- 22h30m : Lucas Reis e Thácio Cândido
- Meia noite - Bilora

Sábado, 30 de julho
- 20 horass -Festival de viola (nacional)
- 22 horas - Cacique e Pagé
- 23h30m - Carlos Malta e Andre Siqueira
- 1 hora- Renato Caetano

Domingo, 31 de julho
- Teatro Infantil

Fonte: Jornal Atual - Ano IV - nº 68 - Cataguases/Leopoldina, 31 de maio de 2011

Postado por: Aline M. de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário