Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

REUNIÃO EM RODEIRO


Nos últimos anos doséculo XIX, surgiu o povoado de São Sebastião da Boa Esperança do Rodeiro, município de Ubá. Esse nome não vingou. O povoado passou a denominar-se simplesmente Rodeiro, tendo São Sebastião como seu padroeiro. Nos últimos anos do século passado, sob o nome de São Sebastião da Boa Esperança do Rodeiro, nascia o povoado que deu origem a cidade de Rodeiro.







             O topônimo é oriundo de Antônio Rodeiro, cujo nome se transmitiu ao distrito. Era ele fabricante de rodas de carro de boi, daí o apelido tornado nome da pessoa e do lugar. Seu filho e sucessor Manoel Isidrio Lino, cuja casa, edificada bem em frente o atual cemitério, ao lado de uma mina de água limpa e abundante, era visitado por todos aqueles que precisassem de rodas de carro de boi. Seus primeiros habitantes, alega-se foram colonos italianos que se estabeleceram na região, em fins do século passado, para lavarem as terras reconhecidamente férteis.

            Engastada num vale, cercada de montanhas , a bucólica cidadezinha de Rodeiro, com sua praça graciosa, com seus micos que vinham comer pipocas e pedaços de pão das mãos da garotada, seus circos montados periodicamente no largo, trazendo os palhaços com suas pernas de pau pelas ruas anunciando os espetáculos, parecia estar condenada a’ estagnação. No entanto, na década de 80, com asfaltamento da Rodovia Prefeito Adolfo Nicolato e o arrojo de seus governantes, como que, por encanto, Rodeiro transformou-se na hoje progressiva Cidade Industrial, com mais de 30 Industria de Móveis e Confecção de Vestuário. A agropecuária, antes sua principal atividade econômica, ainda é explorada, mas em pequena escala.

            Quem visita Rodeiro descobre um povo apaixonado por futebol, cujo o time Spartano, com seu estádio, é o principal orgulho de seus filhos, bem como a banda de musica Lira Rodeirense, que tantos talento já revelou.

            Na festa do Padroeiro, São Sebastião e a festa de comemoração do aniversário da cidade firmam como os pontos de maiores atrações, com a procissão da cavalhada e a vinda de cantores famosos no territorio nacional. O Carnaval é abrilhantado pelo famoso e tradicional Bloco do Zé Pereira, que alegra as noites pelas ruas, mais recentemente Rodeiro ganha uma nova atração em seu calendario de festividade, a comemoração do carnaval fora de época conhecido como "Rodeiro Folia" que acontece durante o mês de agosto. Emancipado em 30 de dezembro de 1962, situado na Micro Região de Ubá, em pleno o maciço da Mantiqueira, o Município de Rodeiro caminha com a visão otimista e corajosa rumo ao progresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário