Total de visualizações de página

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Governo de Minas Gerais inaugura a Ponte Prefeito Cândido Mendes em Guidoval


Por: Thais de Oliveira Lima

Após cinco meses da tragédia devido às fortes chuvas no Município de Guidoval – MG, o Governador do Estado de Minas Gerais, Antônio Anastasia, o Prefeito Municipal, Élio Lopes e o Vice-Prefeito, Fernando Gonçalves, inauguraram, nesta quinta-feira (21), a Ponte sobre o Rio Xopotó.
O município foi dividido drasticamente no dia 02 de janeiro de 2012, durante as enchentes que destruíram a Ponte que ligava Guidoval a Ubá e afetou mais de 7 mil habitantes que foram desalojadas e desabrigadas de suas casas após o desastre. Até a presente data, Guidoval contava apenas com uma construção improvisada feita pelo Exército Brasileiro que amenizava o total isolamento dos moradores.
A cerimônia de inauguração foi realizada, às 11h30, ao lado da nova ponte denominada Prefeito Cândido Mendes e contou com o som da Orquestra da 4ª Região Militar dos Batalhões de Juiz de Fora e Ubá e a participação de prefeitos dos municípios vizinhos, deputados federais e estaduais, representantes do Exército e do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras, além do Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Deputado Federal – Carlos Melles e os representantes da Igreja, Padre Paulo e Pastor Franklin, que pronunciaram belo discurso religioso.
Após a benção profetizada, o Prefeito Municipal, Élio Lopes, saudou a presença de todos e agradeceu aos seus colaboradores pelo trabalho contínuo e ao Governador de Minas Gerais pela atenção prestada ao município.
O Governador Antônio Anastasia comemorou a construção da ponte em prazo recorde (150 dias) utilizando exclusivamente recursos do Estado e parabenizou a solidariedade e união das prefeituras vizinhas para com a situação de Guidoval. Anastasia saudou também o Comandante do Exército General Elídio pela iniciativa de construção da ponte provisória, os governantes municipais pelo trabalho e a população pela força e empenho em reconstruir a cidade.
O Governador afirmou que “o primeiro passo, em função da emergência absoluta, era restabelecer a situação, dar conforto imediato, devolver a normalidade e construir a ponte para dar o acesso. Agora vamos dar um passo além: faremos a passarela para melhorar o acesso de quem passava pela antiga ponte, pois é sabido que a nova ponte mudou o eixo central do município de Guidoval”.
Erguida em local diferente da ponte antiga por motivos técnicos do Departamento de Estradas e Rodagem – DER, a Ponte Prefeito Cândido Mendes tem 130 metros de extensão e custou cerca de R$ 20 milhões aos cofres públicos. Juntamente com esta obra, foi construído um novo acesso fazendo a ligação da ponte municipal a Rodovia MGC 120 para facilitar aos moradores e visitantes.

O Governador do Estado de Minas Gerais, Antônio Anastasia, durante discurso de inauguração da Ponte Prefeito Cândido Mendes, em Guidoval - MG. Crédito: ADERT

Ponte Prefeito Cândido Mendes inaugurada no dia 21 de junho de 2012, após 150 dias da tragédia com as chuvas em Guidoval - MG. Crédito: ADERT


GUIDOVAL APOSTA NO TURISMO COMO FORMA DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL FUTURO

Em fase de revitalização municipal após os desastres ocorridos pela chuva em janeiro de 2012, a Prefeitura de Guidoval está atendendo as necessidades primárias da população e continuando a buscar estratégias para alcançar o desenvolvimento futuro local.
Durante o período das enchentes e da situação emergencial na cidade, a Agência de Desenvolvimento Regional do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras (ADERT) demonstrou solidariedade aos desabrigados e a gestão municipal através da arrecadação de donativos advindos dos municípios associados que foram entregues pessoalmente pela Presidente da ADERT, Sônia Dias, que esteve presente em vários momentos posteriores a tragédia.
Antes do ocorrido, o município já estava em fase avançada de negociação para se associar ao Circuito Turístico Serras e Cachoeiras, através do interesse do Vice-Prefeito, Fernando Gonçalves, que durante seu período interino apresentou grande empenho em associar Guidoval a Política de Regionalização do Turismo (Circuitos).
Segundo a Presidente da ADERT, Sônia Dias: “A população será a maior beneficiada com esta aliança que irá integrar Guidoval as políticas para o desenvolvimento do turismo do Estado de Minas Gerais, além de oferecer oportunidades de cursos de capacitação da mão de obra local, valorização do artesanato municipal, divulgação e maior reconhecimento do potencial regional em âmbito estadual e até nacional.”
Em 28 de fevereiro de 2012, o Prefeito Municipal de Guidoval, Élio Lopes, sancionou a Lei nº 571/2012 e autorizou o Poder Executivo a associar o Município a Agência de Desenvolvimento Regional do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras.
A Presidente da ADERT comemorou a iniciativa e afirmou que “Guidoval tem um potencial turístico que até o momento não estava sendo explorado. A parceria com o Circuito Turístico Serras e Cachoeiras e a inauguração da ponte facilitará o acesso aos moradores e visitantes, dando os primeiros passos para a execução de projetos turísticos que irão proporcionar ao município a oportunidade de crescimento do turismo nos moldes de Minas e do Brasil.”
         Após a entrega do Inventário da Oferta Turística, Guidoval estará participando oficialmente da Política de Regionalização do Turismo e será reconhecido pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais como município pertencente ao Circuito Turístico Serras e Cachoeiras se unindo a Além Paraíba, Argirita, Cataguases, Dona Euzébia, Itamarati de Minas e Leopoldina.

O Prefeito de Dona Euzébia, Itamar Ribeiro (Mazinho), a Presidente do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras, Sônia Dias e o Vice Prefeito de Guidoval, Fernando Gonçalves, durante cerimônia de inauguração da Ponte Prefeito Cândido Mendes. Crédito: ADERT
O Vice Prefeito de Guidoval, Fernando Gonçalves, a Presidente do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras, Sônia Dias e o Assessor Político do Governador de Minas Gerais, José Emílio Afonso. Crédito: ADERT






Nenhum comentário:

Postar um comentário