Total de visualizações de página

domingo, 17 de março de 2013

5º SALÃO MINEIRO DE TURISMO

Elaine Ferraz e Sônia Dias 
5º SALÃO MINEIRO DE TURISMO
2013
MINAS CENTRO
PARTICIPAÇÃO DO CIRCUITO TURÍSTICO DAS SERRAS E CACHOEIRAS



Cerimônia de abertura do 5º Salão Mineiro do Turismo, 1º Salão da Gastronomia Mineira e 7º Salão de Turismo da ABAV


   " O evento tem como objetivo promover e incentivar a comercialização e divulgação dos destinos turísticos de Minas Gerais, por meio dos Circuito Turísticos, aos profissionais do setor, à imprensa e ao público em geral, divulgando o processo de regionalização do Turismo no Estado e ainda contribuindo para estruturá-los e qualificá-los no mercado". (Agostinho Patrus)
 O Circuito Turístico das Serras e Cachoeiras esteve presente no evento divulgando a Zona da Mata e em particular os municípios de Além Paraíba, Argirita, Cataguases, Dona Euzébia, Itamarati de Minas, Leopoldina e Laranjal onde foi possível passar aos visitantes o que os municipios do Serras e Cachoeiras tem em comum e também as particularidades de cada um.

Para a presidente do Circuito, Sônia Dias, participar de um evento dessa dimensão,como é o Salão Mineiro e estando com o Serras e Cachoeiras fortalecido e reconhecido através da Secretaria de Estado do Turismo é fundamental, ainda mais quando se sabe que o turismo movimenta acima de 50 segmentos em sua cadeia produtiva. Temos que divulgar para o mundo as belezas naturais dos nossos municípios que potencializam o turismo de lazer, cultural, aventura, negócios e eventos, turísmo religioso, turísmo nautico, gastronômico e vários outros que ainda estão ocultos e que poderão surgir a qualquer momento. Nosso estande ficou na área Cultural, diferente do ano passado que foi natureza, para que pudéssemos mostrar ao público nossa região de uma forma diferente. Acredito que a atividade turística não se restringe a agências de viagens, hotéis, bares e restaurantes, mas a todo e qualquer comércio de bens e serviços. Minas, com seus 853 municípios é um estado extremamente rico e com um potêncial enorme para o turísmo, finalizou Sônia.

Os grupos de manifestações culturais, vindos de várias regiões da nossa grande Minas Gerais, chamou a atenção de todos que por ali passavam. Um diferencial do Salão Mineiro de Turismo que encanta expositores e convidados. Esses cortejos são também uma forma de divulgação dos municípios.
     O secretário de Turismo, Esporte e Lazer do município de Laranjal Sr. Vanor Antônio da Silva, que esteve pela primeira vez visitando um Salão de Turismo, saiu do mesmo com várias idéias a serem implantadas em  seu município e no Salão Mineiro de Turismo do próximo ano. Vanor disse que no próximo ano levará um grupo de manifestações culturais de Laranjal para o salão. O município que está em fase de consolidar o convênio com o circuito deixará o Serras e Cachoeiras ainda mais fortalecido, onde, nos roteiros turístico irá abrilhantar mais com seus eventos.   
                                                                
Segundo Moema Esteves, que foi a primeira gestora do Circuito Turístico das Serras e Cachoeiras na época de sua fundação e que agora retornou ao cargo de gestora do mesmo, uma das  responsáveis  por boa parte da organização e divulgação do Circuito Serras e Cachoeiras no evento, acredita que cerca de vinte mil pessoas passaram pelo Minas Centro nesses dois dias. Os representantes dos municípios usaram uniforme para se organizarem e para que os visitantes soubessem a quem iriam se reportar em caso de dúvidas.
Vilmara e José Luiz

Os representante do município de Cataguases, Vilmara e José Luiz Batista levaram para ser distribuídos aos visitantes do estande, cartões postais dos principais pontos turísticos culturais da cidade, além de folders e pequenos cartões de coleção com fotos de Cataguases. Para dar uma excelência de atendimento aos que chegavam ao estande, contamos com o apoio de Rosilene (Representando Argirita) José Luiz e Vilmara (Representando Cataguases) Elaine Ferraz e Fábio Ecker (Representando Itamarati de Minas) Jussara (Representando Leopoldina) Vanor e Wilian (Representando Laranjal) os mesmos também participaram de várias palestras com temas muito interessantes para o setor público, como a palestra de "captação de recursos".

Moema Esteves, Vilmara, Elaine Ferraz, Fábio Ecker e Sônia

Elaine Ferraz e Fábio Ecker, levaram para o salão biscoitos e doces fabricados em Itamarati de Minas e que puderam ser degustados pelos visitantes. Os mesmos levaram também cestas, com produtos fabricados no município, como cachaça, biscoitos, doces e outros produtos artesanais para presentear o Secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus, a Secretária adjunta Silvana Nascimento e Gláucia Borba, mostrando um pouco das muitas riquezas daquele local.


O evento  concentrou as principais agências de viagem do país, bem como as maiores companhias aéreas e demais empresas que integram  a cadeia do turismo. No local, o visitante pode conhecer mais sobre segmentos como artesanato, gastronomia, cultura e negócios. Participaram do evento 45 circuitos turísticos representando, aproximadamente, 400 municípios mineiros.




Rodrigo (Circuito Mata Atlântica) e Sônia Dias

O Circuito Turístico das Serras e Cachoeiras agradece aos empresários e/ou artesãos de Itamarati pela doação dos produtos de degustação. Biscoitos Pacheco, Casadinhas e biscoitos amanteigados da padaria MC ferraz, Doces do Titim e doces da Anadege, Cachaça do beghine, açucar mascavo Athenas
Jornalista Sérgio Mourão no estande do Circuito
Abaixo galeria de fotos.
Thais (Vila Brasil Receptivo) e Sônia Dias


Chiquinho e Sônia Dias






















Nenhum comentário:

Postar um comentário