Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

EVENTOS EM ARGIRITA

CASA DA CULTURA

Será inaugurada no próximo dia 18/12/2011 a CASA DA CULTURA AUGUSTO MARTINS ROSSI, reduto de valorização a cultura argiritense. O nome do espaço é uma justissima homenagem ao Sr. Augusto Martins Rossi, falecido ano passado, grande incentivador da preservação do patrimônio cultural de nosso município, figura muito querida em nossa cidade.

O evento iniciará com a cerimônia de inauguração as 16:00 hs. e em seguida teremos a nossa já tradicional Cantata de Natal com os alunos da Escola Municipal Dr. Custódio Junqueira.

Para 2012 já estão sendo preparadas muitas atividades para esse mais esse novo espaço que a Prefeitura Municipal de Argirita oferta a sua população.




MEIO AMBIENTE

Começa o projeto de educação ambiental em Argirita!
O projeto faz parte das ações voltadas a preservação do meio ambiente em nosso município e teve seu início na útlima quinta-feira, 24/11/2011, com a primeira parte do mini-curso para os professores sobre o tema PRESERVAR O MEIO AMBIENTE: UM NECESSIDADE QUE SE IMPÕE. A segunda parte do curso acontecerá na próxima quinta, 01/12 e o mesmo curso será ministrado para a equipe da Secretaria de Saúde no dia 06/12/2011. os cursos estão sendo ministrados pela BIOKRATOS SOLUÇÕES AMBIENTAIS.

O objetivo do treinamento da equipe da Educação é começar uma conscientização dos profissionais ligados às crianças e adolescentes do nosso município, de forma a prepara-los para inserir o tema na proposta pedagógica da Escola Municipal Dr. Custódio JUunqueira para 2012.

Já a equipe da Saúde poderá auxiliar sobremaneira a população na questão da coleta seletiva de lixo, também meta da equipe do meio Ambiente para o município em 2012.

PRESERVAR O MEIO AMBIENTE: UM NECESSIDADE QUE SE IMPÕE já é uma realidade no mundo e precisa tornar-se uma relaidade em Argirita. A PMA está fazendo a sua parte. Evocê, está fazendo a sua?


MEGA FORMATURA
No próximo dia 09 vai acontecer uma mega formatura em Argirita! Vão se formar no ensino fundamental 72 alunos da Escola Municipal Dr. Custódio Junqueira. É um record em nosso município. O evento acontecerá na Quadra Poliesportiva as 19:30 e contemplará também a colação dos 37 alunos que concluem os cursos profissionalizantes de Panificação e Enfermagem, concomitantes ao ensino fundamental, numa parceria da Prefeitura Municipal de Argirita como os IFET's de Barbacena e Rio Pomba, respectivamente.

No dia 10/12/2011 os vinte formandos do curso de Panificação participarão de outra cerimônia de colação no IFET de Barbacena, especialmente preprarada para eles por aquela instituição. O IFET disponibilizará onibus para vir buscar os formandos e seus familiares.

Esse é um feito de extrema importância para o nosso município, já que marca um recorde de numero de alunos encerrando o ensino fundamental e a primeira turma de formandos em cursos profissionalizantes promovidos pela PMA.

Conforme já noticiado aqui no site essa iniciativa dos cursos profissionalizantes continua e só tende a aumentar sua área de abrangência, beneficiando cada vez mais as populações argiritense e da região.

Parabéns formandos pelo vitória e parabéns a PMA pela atuação brilhante na criação de oportunidades para a edfucação e capacitação de nossa população!


Texto - Mabele Thomé
Postado por Sônia Dias

Convite: Primeira Mostra de Pintura sobre Tela - "Ainda Somos Capazes"


Convite: Primeira Mostra de Pintura sobre Tela - "Ainda Somos Capazes"
Venha conferir as obras dos alunos do Curso de Pintura do Pró-Idoso de Cataguases/MG

Abertura: 02 de dezembro
Horário: 19h
Local: Centro Cultural Eva Nil - Sala de Exposição Pedro Comello (Cataguases/MG) 
Visitação: 02 a 20 de dezembro
De segunda a sexta-feira
das 9h às 17h.

Realização: Prefeitura Municipal de Cataguases, Secretaria Municipal de Assistência Social, Pró-Idoso e Centro Cultural Eva Nil

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

COMITÊ SEMEANDO - Um sonho e uma realidade


O Comitê Semeando foi criado para poder acreditar que tudo que a vida nos oferecerá no futuro é repetir o que fizemos ontem e hoje. Mas, se prestarmos atenção, vamos nos dar conta de que nenhum dia é igual ao outro. Cada manhã traz uma benção escondida; uma benção que só serve para esse dia e que não se pode guardar nem desaproveitar. Se não usamos este milagre hoje, ele vai se perder. Este milagre está nos detalhes do cotidiano; é preciso viver cada minuto, porque ali encontramos a saída de nossas confusões, a alegria de nossos bons momentos, a pista correta para a decisão que tomaremos. Nunca podemos deixar que cada dia pareça igual ao anterior, porque todos os dias são diferentes, porque estamos em constante processo de mudança. Neste sentido um grupo de pessoas desta pequena cidade cravada nas montanhas de Minas Gerais resolveu criar o Comitê Semeando, ideias e ideais. Não nos interessa saber qual será o produto final, mas temos plena convicção que alguma coisa será aproveitada. Porque Comitê ? Pela praticidade e simplicidade de seu processo de funcionamento. Não exige um Presidente nem um Estatuto. É livre e aberto às boas ideias.

Fonte: Comitê Semeando (Blog)
Postado por Sônia Dias

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Gestora do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras participa de Assembléia Geral da FECITUR em Belo Horizonte


Por: Thais de Oliveira Lima
            Na última quinta-feira (17), a Gestora do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras, Thais Lima, esteve presente na Assembléia Geral Extraordinária da Federação dos Circuitos Turísticos do Estado de Minas Gerais (FECITUR), em Belo Horizonte, junto com os representantes dos demais Circuitos associados e a diretoria executiva da entidade.
            A FECITUR que tem como objetivo representar as demandas comuns dos Circuitos Turísticos e promover ações que consolidem o Programa de Regionalização do Turismo no Estado de Minas Gerais teve como principal finalidade nesta reunião apresentar o novo eixo norteador de sua atuação e discutir sobre a atuação da nova administração da Secretaria de Turismo do Estado de Minas Gerais (SETUR) e seus desdobramentos (ICMS Turístico, Cursos de Capacitação e Lei Estadual de Turismo).
 Além disso, a assembléia tratou sobre a substituição do Diretor Financeiro da FECITUR, Marco André Oliveira do Circuito Turístico Guimarães Rosa, que por motivos pessoais pediu sua exoneração e apresentou a prestação de contas da entidade durante o seu exercício (maio a outubro), aprovada por unanimidade pelos participantes. Para substituí-lo foi deliberada a entrada da Gestora do Circuito Turístico Parque Nacional da Serra do Cipó, Priscila Martins, que assumirá a função a partir de janeiro de 2012. 
            Dessa forma, com o intuito de demonstrar a importância da participação de todos os Circuitos presentes, o Presidente da FECITUR, Francisco Melo, informou aos mesmos que as decisões tomadas na assembléia referentes a atuação da SETUR seriam encaminhadas através de carta direcionada ao Governador do Estado de Mina Gerais, Antônio Anastasia, com cópia para o Secretário de Turismo do Estado, Vice-presidente do Conselho Estadual de Turismo, Presidente das Comissões Temáticas do CET, Presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais – ALMG e a comissão de turismo desta última.
            A iniciativa de elaboração da carta foi tomada devido as ponderações dos Circuitos Turísticos durante o ano de 2011, que se demonstraram apreensivos quanto as alterações das diretrizes traçadas e pactuadas entre a SETUR e a FECITUR. A principal manifestação é que essas instâncias de governanças regionais deixaram de ser prioridade para este órgão governamental, além disso, o Conselho Estadual de Turismo esta cumprindo seu calendário anual sem resultados efetivos e o Fundo Estadual de Turismo continua inoperante no presente ano.
            Levando em consideração a importância histórica dos Circuitos Turísticos e da FECITUR na conquista do ICMS Turístico como os autores da idéia e os atores na articulação e estruturação básica de suas diretrizes, os participantes solicitaram uma reavaliação referente aos critérios da Lei do ICMS Turístico. Segundo estes, a Lei não considera as características e limitações estruturais e políticas dos municípios na análise e pontuação da documentação apresentada pela ausência de regras e diretrizes claras nas resoluções da SETUR sobre esta matéria.
            De acordo com o Presidente da FECITUR, Francisco Melo, a entidade acredita apenas no desenvolvimento do turismo sustentável, atenta as diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo do Ministério do Turismo, que propõe quatro pilares para a sustentabilidade: ambiental, econômico, sócio ambiental e político institucional. Ponderando a atual situação da política de turismo em Minas Gerais, a FECITUR irá priorizar em caráter emergencial, o pilar mais enfraquecido no momento o político institucional. Sendo necessária a continuidade das políticas e ações do Estado para o desenvolvimento da atividade turística, apesar das alternâncias dos poderes.
            A reunião foi finalizada com a elaboração da carta que, entre outros assuntos, sugeria a disseminação da política pública de turismo do Estado, através de cursos de capacitação e qualificação da rede produtiva do turismo, priorizando aqueles que impactarão positivamente na qualidade dos produtos e serviços oferecidos para os turistas, levando em consideração a Copa do Mundo de 2014.
            Para a Gestora do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras, Thais Lima “a iniciativa de elaboração de uma carta com o apoio dos Circuitos Turísticos é fundamental para apresentar ao governo os anseios e expectativas dos gestores de turismo do Estado, dando voz tanto a uma região quanto a municípios que, muitas vezes, não possuem oportunidades de se manifestarem.”
             

Governador Anastasia inaugura oficialmente o Aeroporto Regional da Zona da Mata


Governador Anastasia inaugura Aeroporto Regional Presidente Itamar Franco, na Zona da Mata

                                               Agência Minas - 19/11/11

GOIANÁ (19/11/11) - O governador Antonio Anastasia inaugurou oficialmente neste sábado (19), o Aeroporto Presidente Itamar Augusto Cautieiro Franco, na Zona da Mata mineira. O funcionamento do aeroporto é um sonho antigo da população da região e vai ajudar a alavancar ainda mais o desenvolvimento de Minas Gerais. Localizado na divisa entre os municípios de Goianá e Rio Novo, a 30 quilômetros de Juiz de Fora, o novo aeroporto faz parte das ações do Governo de Minas para a adequação, ampliação e melhoria da malha aeroportuária do Estado. Durante seu discurso, o governador destacou o esforço do Estado para o funcionamento do empreendimento e a importância do aeroporto para o desenvolvimento regional em Minas Gerais.

“Alguns países se desenvolveram só por causa do aeroporto. Posso citar Cingapura e Dubai. São nações que avançaram muito pela presença portuária e aeroportuária. Minas Gerais, em razão na nossa história e geografia, não é banhado pelo mar. Por isso temos que investir em bons aeroportos, que tenham capacidade de exportação e importação de carga. E esse tem essa vocação. Já temos hoje uma política fiscal que é competitiva. A própria cidade de Juiz de Fora felizmente, nos últimos dois anos, tem recebido muitos investimentos e tenho certeza que estamos entrando agora em um círculo virtuoso de desenvolvimento. E esse aeroporto é uma âncora, uma das bases dessa infraestrutura”, afirmou Anastasia.



Foram investidos R$ 92,7 milhões na construção e implantação do aeroporto. O terminal, que tem a segunda maior pista para pouso de Minas Gerais, com 2.530 metros, já está operando com linha regular de vôos realizados pela empresa Azul Linhas Aéreas. “Um aeroporto é o portal de entrada de bons negócios, de novas empresas, de investimentos, de empregos, de prosperidade e de desenvolvimento. O aeroporto, na realidade, se torna cada dia mais importante porque liga Minas ao Brasil e a todo mundo”, ressaltou o governador.

O prefeito de Juiz de Fora, Custódio Mattos, destacou a qualidade e a capacidade do aeroporto que o governo do Estado entrega aos mineiros. “O êxito desse aeroporto pode ser medido de imediato: mais de 12 mil passageiros transportados em três meses iniciais, taxa de ocupação média de 80% nos vôos. E isso, para um aeroporto concebido principalmente para carga e logística. Ninguém tenha dúvida que esse aeroporto mudará a face econômica de nossa região. Não apenas pela sua importância própria, mas porque sua inauguração é parte de uma política regional do Governo de Minas”, afirmou.
Participaram do evento de inauguração do aeroporto, a filha de Itamar Franco, Fabiana Franco, representando os familiares e amigos do ex-presidente; os secretários de Estado de Transporte e Obras Públicas, Carlos Melles e de Defesa Social, Lafayette Andrada; o chefe do Gabinete Militar do Governador, coronel Luis Carlos Martins; o presidente da Cemig, Djalma Morais; o reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora, Henrique Duque; os prefeitos de Goianá, Geraldo Coutinho, e de Rio Novo, Antônio de Moura, deputados federais e estaduais, além de cerca de 30 outros prefeitos da região. 

Melhoria de acesso
Durante a cerimônia, o governador anunciou ainda que a rodovia MG-353, que liga o Aeroporto Regional Presidente Itamar Franco à BR-040, receberá melhorias do Governo de Minas, por meio do programa Caminhos de Minas. O programa é voltado para pavimentação das estradas que interligam os municípios mineiros. O trecho tem 25,2 km de extensão e deverá passar por intervenções de recuperação e pavimentação a partir do próximo ano. Já foi realizada licitação para elaboração do projeto, atualmente em andamento.

“Nós vamos licitar a obra da estrada, já recebemos a autorização para levantar os recursos, o projeto já foi feito, as questões ambientais já foram levantadas, então, agora, é preparar a licitação e, se Deus quiser, no ano que vem, começar a obra”, afirmou Anastasia.

Funcionamento
Desde agosto, o aeroporto regional está sob concessão da Multiterminais Alfandegados do Brasil, contratada para a realização dos serviços de apoio logístico, atração e distribuição de cargas, administração, conservação e operação. Por meio da empresa, foram realizadas obras de adequação civil e adquiridos equipamentos para o funcionamento do aeroporto. Além disso, já foram contratados e treinados 30 profissionais para atuar no local.

A Multiterminais atua há 20 anos na área de logística, sendo responsável pela administração do porto seco de Juiz de Fora. A empresa também é a principal operadora logística da Mercedes Benz na região. A homologação do aeroporto pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para vôos diurnos aconteceu em 2007. Em setembro deste ano, a Anac concedeu a homologação também para vôos noturnos por instrumento.

“Tão logo seja internacionalizado, o que com certeza ocorrerá brevemente, completaremos a multimodalidade da logística regional, que já conta com malha rodoviária e ferroviária. Com isso, Juiz de Fora e a região da Zona da Mata de Minas Gerais tornarão disponível a quem quiser aqui se instalar uma completa logística multimodal. A parceria neste aeroporto concretizada entre o Governo de Minas Gerais e a Multiterminais é exemplo de como o poder público e a iniciativa privada podem caminhar lado a lado, produzindo benefícios para a economia nacional e, particularmente, para as comunidades locais”, afirmou o presidente da Multiterminais, Ricardo Vegas.

Por meio do Programa Aeroportuário de Minas Gerais (Proaero) já foram investidos R$ 290 milhões na construção e/ou reforma de 23 aeroportos em Minas Gerais. São João Del Rei, Diamantina, Iturama, Ituiutaba, Manhuaçu, Poços de Caldas, Frutal, Guanhães, Araxá, Oliveira, Governador Valadares, Guaxupé, Curvelo, Ouro Fino, Divinópolis, Capelinha, Passos, Piumhi, Lavras, Cláudio, Ubá e Viçosa também foram beneficiadas com os recursos.

Fonte: Agência Minas - http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/governador/38311-governador-anastasia-inaugura-aeroporto-regional-presidente-itamar-franco-na-zona-da-mata

Postado por: Aline M. de Carvalho

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

PALESTRA: “EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO: UM DIFERENCIAL PARA BOAS VENDAS"



INSCRIÇÕES GRATUITAS:
Enviar email para serrasecachoeiras@gmail.com, com os seguintes dados:
- nome completo;
- CPF;
- endereço completo;
- telefone;
- grau de escolaridade;
- indicar qual palestra irá participar.

ARGIRITA
Data: 28/11
Horário: 9h ás 12h
Local: Clube Municipal Argiritense (Praça Catulino Vasconcelos, s/nº - Centro)
Contato: (32)3445-1188 – Mabele Thomé

LEOPOLDINA
Data: 28/11
Horário: 19h às 22h
Local: Auditório CEFET / Campus Leopoldina (Rua José Perez, 558 - Centro)
Contato: (32) 3449-7030 – Gilberto Tony

DONA EUZÉBIA
Data: 29/11
Horário: 9h às 12h
Local: Cooperativa dos Produtores e Comerciantes de Mudas de Dona Euzébia (Rua Manoel Ferreira Spindola, 10 - Centro)
Contato: (32) 9932-1470 – Bento Moreira


ITAMARATI DE MINAS
Data: 29/11
Horário: 14h às 17h
Local: Centro de Referência de Assistencia Social de Itamarati de Minas - CRAS (Rua Jaquito de Moraes, s/nº - Centro)
Contato: (32) 3452-1254 – Éder Duarte


CATAGUASES
Data: 29/11
Horário: 19h ás 22h
Local: Auditório da Policlínica Municipal Dr. José Juber Ribeiro (Rua Ostente Ribeiro, nº 50 - Centro)
Contato: (32) 3429-2585 – Moema Esteves

ALÉM PARAÍBA
Data: 30/11
Horário: 9h às 12h
Local: Cine Teatro Brasil (Rua Paulo de Frontin, s/nº - Centro)
Informações: (32)3462-4167 – Magali Gomide

Postado por: Aline M. de Carvalho

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Representantes do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras participam do 9º Encontro do Fórum de Desenvolvimento Regional Sustentável

Aconteceu no dia 04 de novembro de 2011, em Cataguases, o 9º Encontro do Fórum de Desenvolvimento Regional Sustentáve. O projeto, de realização da Votorantim Metais com execução do Grupo Gaia, faz parte do Programa Ecos da Mata e terá como produto final um Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável, construído coletivamente por integrantes dos municípios de Itamarati de Minas, Miraí, Descoberto, Cataguases, Muriaé, Fervedouro, Miradouro, Rosário da Limeira e São Sebastião da Vargem Alegre.

O evento, dividido em duas etapas, contou com palestra ministrada por Rafael Luchesi acerca do tema desenvolvimento. E numa segunda etapa, os participantes foram distribuídos em grupos temáticos sobre 'desenvolvimento agropecuário', 'educação e qualificação', 'preservação ambiental', 'serviços, indústria e comércio', 'infraestrutura' e 'turismo'. Cada um destes grupos temáticos ficou responsável pela discussão e elaboração de ações para os eixos apresentados. 


O grupo temático do Eixo Turismo contou com a participação da Presidente do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras, Sônia Dias, a secretária executiva do Circuito e assessora administrativa da prefeitura de Cataguases, Moema Esteves, e a estagiária do Circuito, Aline Moraes, assim como os demais representantes do setor turístico dos municípios participantes.
Aline Moraes, estagiária do Circuito, Virgílio, turismólogo GAIA, Sônia Dias, presidente do Circuito e Moema Esteves, secretária executiva do Circuito e assessora do setor de turismo de Cataguases

Grupo temárico do turismo
Após longa discussão sobre a realidade do turismo e terem sido definidas as ações prioritárias para o desenvolvimento da atividade na região, foi escolhido um representante do grupo para apresentar tais ações propostas para o Eixo do Turismo, e representar o grupo de turismo durante o fechamento do Plano e sua apresentação pública. E, no fim da tarde, foram apresentadas todas as ações propostas para os seis eixos temáticos que que irão compor o Plano. 
Apresentação das ações propostas para o Eixo Turismo


 Dando continuidade a estes trabalhos, foi realizada no dia 18/11, também em Cataguases, uma reunião com os representantes dos eixos temáticos, entre eles a estagiária do Circuito Serras e Cachoeiras, para fazer as últimas alterações no Plano e validá-lo.

A apresentação oficial do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável acontecerá no dia 25 de novembro de 2011, às 11h, no município de Miraí.

Postado por: Aline M. de Carvalho

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Autoridades municipais se reúnem em Leopoldina na semana do feriado


Nos dias 17 e 18 de novembro de 2011, quinta e sexta-feira, Leopoldina será sede do 96º Encontro de Prefeitos das Cidades Pólo de Minas Gerais, do 14º Encontro de Procuradores Municipais de Minas Gerais e do 9º Encontro de Secretários Municipais para discutir os problemas comuns aos municípios mineiros e compartilhar soluções que funcionaram nos diversos municípios presentes.

Contando com uma rica programação, já estão confirmados para estar com os Prefeitos na reunião do dia 17, o Dr. Clovis Benevides, Subsecretário de Políticas Antidrogas de Minas Gerais, os técnicos da Fundação João Pinheiro que vão discorrer sobre mobilidade urbana, uma equipe da PBH liderada pelo Gerente da Gerência de Tributos Mobiliários da Secretaria Municipal Adjunta de Arrecadações de BH, Eugênio Eustáquio Veloso Fernandes, para tratar da nota fiscal eletrônica e recolhimento de ISS de Leasing, além do Deputado Estadual Inácio Franco que apresentou o Projeto de Lei nº 1.519/11, que isenta os municípios mineiros do ICMS cobrado nas contas de energia elétrica

Nascido em 1984, na cidade de Montes Claros, com 7 cidades presentes, Itajubá, Patos de Minas, Uberlândia, Unaí, Governador Valadares, Poços de Caldas e Teófilo Otoni, o encontro que está em sua 96º edição, tomou uma dimensão única e vêm reunindo, de três em três meses, em torno de 28 Prefeitos das cidades mais representativas do Estado, desde Belo Horizonte, Governador Valadares, Itajubá no Sul de Minas, até Juiz de Fora e Leopoldina na Zona da Mata, passando por Uberlândia e Uberaba no Triângulo Mineiro.

O encontro surgiu há 25 anos, a partir de um programa do Banco Mundial para estreitar o relacionamento entre os dirigentes máximos dos municípios, chamados na época de diques, que seriam pólos de desenvolvimento regional e impediriam a migração da população do interior para a capital, levando desenvolvimento econômico e social à população local.

"Além de encontrar soluções adotadas em outros municípios, este encontro é uma excelente chance de deixar a pressão dos gabinetes e buscar novas alternativas para a administração de nossos municípios", declara Bené Guedes, Prefeito de Leopoldina e anfitrião do Encontro. Para ele, o evento será mais um fórum para se discutir as transformações por que passam as cidades diante da nova realidade brasileira e mundial.

Realizado, informalmente, desde aquela época, o encontro proporciona aos Prefeitos a chance de discutirem os assuntos do momento na pauta municipalista, independente da coloração política ou partidária, considerando apenas os interesses de suas populações e Administrações municipais.

Vários temas estão programados para esta rodada de debates. Maiores informações sobre o evento e sua programação podem ser obtidas pelo telefone (31) 3223 8039 ou direto com o coordenador do Encontro Erick Nilson Souto (31) 9981 8039.

 Local do Encontro: Hotel Minas Tower - Avenida Getúlio Vargas, 215 - Centro - Leopoldina – MG
Tel.: (32)3401-5000 - 3441-5164 – http://www.hotelminastower.com.br/


PROGRAMAÇÃO
DATA
HORA
ATIVIDADE
17 de novembro de 2011
Quinta-feira
8:00 h.
Café de Boas Vindas
8:30 hrs.
Abertura oficial do Encontro pelo Prefeito de Leolpoldina, Bené Guedes; Prefeito de Divinópolis, Presidente da Frente Mineira de Prefeitos, Vladimir Azevedo; Prefeito de Belo Horizonte, Vice-Presidente da FMP, Márcio Lacerda; Prefeita de Betim, Tesoureira da FMP, Maria do Carmo Lara, Gerente Geral da CEF, Marcos Lima Costa, Gerente Geral do Banco do Brasil, Mauricio de Oliveira Souza e autoridades convidadas.
9:00 hrs.
Painel 01: O papel do município no combate e tratamento do uso de drogas; Condutor: Vladimir Azevedo, Prefeito de Divinópolis. Expositor: Clovis Benevides, Subsecretário de Políticas Antidrogas de Minas Gerais; Maria José Haueisen Freire, Prefeita de Teófilo Otoni; Tempo livre para debates e troca de experiências. (Confirmado)
10:00 hrs.
Painel 02: A isenção do ICMS na iluminação Pública, a Lei Mato-grossense e o projeto Mineiro; Condutora: Maria do Carmo Lara, Prefeita de Betim. Expositor: Deputado Estadual Inácio Franco; Tempo livre para debates e troca de experiências. (Confirmado)
10:30 hrs.
Painel 03: Adensamento urbano e o Estatuto das Cidades - experiências de sucesso; Condutor: Marcio Lacerda, Prefeito de Belo Horizonte; Expositoras: Juliana Chiari e Marilena Chaves, Fundação João Pinheiro; Tempo livre para debates sobre o tema e troca de experiências. (Confirmado)
11:00 hrs.
Painel 04: Resultado da consulta da FMP sobre a modulação dos efeitos da suspensão da Súmula 102 do TCE/MG; Condutor: Bené Guedes, Prefeito de Leopoldina; Expositor: Erick Nilson Souto – FMP; Tempo livre para debates sobre o tema e troca de experiências.
11:30 hrs.
Painel 05: Audiência Pública 049/2011 para tratar de alterações no art. 218 da Res. 414/2010, que determina o calendário da transferência dos ativos de iluminação pública para os municípios, Condutor: Antério Manica, Prefeito de Unai; Expositor: Erick Nilson Souto – Conselho Consumidores CEMIG; Tempo livre para debates sobre o tema e troca de experiências.
12:30 hrs.
Intervalo para almoço
14:00 hrs.
Painel 05: Nota Fiscal eletrônica no município de Belo Horizonte; Condutor: Eugênio Eustáquio Veloso Fernandes, Gerente da Gerência de Tributos Mobiliários da Secretaria Municipal Adjunta de Arrecadações de BH; Tempo livre para debates sobre o tema e troca de experiências. (Confirmado)
15:00 hrs.
Painel 06: Procedimentos de fiscalização e cobrança do ISS de leasing no município de Belo Horizonte; Condutor: Eugênio Eustáquio Veloso Fernandes, Gerente na Gerência de Tributos Mobiliários da Secretaria Municipal Adjunta de Arrecadações de BH; Tempo livre para debates e troca de experiências.
16:00 hrs.
Cofee Break
16:30 hrs.
Painel 07: Gerenciamento da Iluminação Pública pelo município; Condutor: José do Carmo Dias, Secretário Municipal de Infra-estrutura de Betim, Augusto César Pirassinunga, Responsável pela iluminação pública do município de Belo Horizonte, Anderson Ferreira e Luciano de Souza Carvalho, CEMIG Tempo livre para debates sobre o tema e troca de experiências. (Confirmado)
17:30 hrs.
Temas livres para debates dos Prefeitos
18:00 hrs.
Encerramento.
19:30 hrs.
Jantar de confraternização no Hotel Minas Tower (por adesão)


Programação Preliminar – a confirmar
DATA
HORA
ATIVIDADE
18 de novembro de 2011 –
 sexta-feira
8:00 h
Café de Boas Vindas
8:30 h
Abertura oficial do Encontro pelo Prefeito de Leolpoldina, Bené Guedes; Procurador-Geral de Leopoldina, Emanuel Azevedo; Procurador-Geral de Belo Horizonte, Marco Antônio Rezende Teixeira, Presidente da OAB/MG, Luis Cláudio da Silva Chaves, Presidente da Subseção de Leopoldina da OAB/MG, Andrei Felipe Monteiro de Castro e autoridades convidadas.
9:00 h
Painel 01: Procedimentos de fiscalização e cobrança do ISS de leasing no município de Belo Horizonte; Condutor: Eugênio Eustáquio Veloso Fernandes, Gerente na Gerência de Tributos Mobiliários da Secretaria Municipal Adjunta de Arrecadações de BH; Tempo livre para debates e troca de experiências.
10:00 h
Painel 02: Nota Fiscal eletrônica no município de Belo Horizonte; Condutor: Eugênio Eustáquio Veloso Fernandes, Gerente da Gerência de Tributos Mobiliários da Secretaria Municipal Adjunta de Arrecadações de BH; Tempo livre para debates sobre o tema e troca de experiências.
12:30 h
Intervalo para almoço
14:00 h
Painel 03: Gerenciamento da Iluminação Pública pelo município; Condutor: José do Carmo Dias, Secretário Municipal de Infra-estrutura de Betim, Augusto César Pirassinunga, Responsável pela iluminação pública no município de Belo Horizonte, Anderson Ferreira e Luciano de Souza Carvalho, CEMIG; Tempo livre para debates sobre o tema e troca de experiências.
15:00 h
Painel 04: Consulta da Frente Mineira de Prefeitos ao TCE/MG e os efeitos no repasse ao Legislativo Municipal após o cancelamento da súmula 102; Condutor: Marcelo Fonseca - Procurador Geral do Município de Ribeirão das Neves; Tempo livre para debates e troca de experiências.
15:30 h
Painel 05: O lançamento tributário do IPTU; Condutor: Dr. Luiz Fernando Valladão, Procurador do Município de Belo Horizonte; Tempo livre para debates sobre o tema e troca de experiências.
16:30 h
Painel 06: O recente acordo do município de Belo Horizonte para pagamento de Precatórios; Condutor: Marco Antônio Rezende Teixeira - Procurador Geral do Município de Belo Horizonte; Tempo livre para debates e troca de experiências.
16:00 h
Cofee Break
16:30 h
Outros temas de interesse
18:00 h
Encerramento.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Leopoldina - MG.



Postado por: Aline M. de Carvalho

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

CIRCUITO SERRAS E CACHOEIRAS E SENAC MG REALIZAM CAPACITAÇÃO GRATUITA PARA QUALIDADE AO ATENDIMENTO AO TURISTA

Por: Thais de Oliveira Lima

A Agência de Desenvolvimento Regional do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras - ADERT, em parceria com o SENAC MG e as Prefeituras Municipais de Além Paraíba, Argirita, Cataguases, Dona Euzébia, Itamarati de Minas e Leopoldina irão oferecer, gratuitamente, palestras com o tema “Excelência no Atendimento: um diferencial para boas vendas” focadas em comerciantes e empresários locais ligados, direta ou indiretamente, ao setor de turismo da região.
O Circuito Turístico Serras e Cachoeira que é uma entidade sem fins lucrativos, tem como principal objetivo desenvolver de forma sustentável o turismo nos seus municípios associados, beneficiando socioeconimicamente a sua comunidade, respeitando e valorizando a cultura e o patrimônio local com o intuito de se tornar referencia nacional no turismo de aventura, cultural e rural de qualidade em todo o país.
Dessa forma, a realização deste projeto tem como finalidade capacitar proprietários e funcionários de bares, restaurantes, hotéis, espaços de eventos, agências de viagens, entre outros cidadãos, a atender com qualidade e excelência os turistas da região, objetivando conscientizar e sensibilizar a comunidade local sobre a importância de cada um para o desenvolvimento turístico sustentável.
As palestras serão ministradas pelo consultor e atual diretor da Escola do Centro de Formação Profissional do SENAC, André Luiz Carvalho, com duração média de três horas e certificação válida oferecida por esta entidade. Essas trarão aos participantes a oportunidade de aperfeiçoamento da comunicação interpessoal e a qualidade do atendimento ao cliente, tratando de assuntos como motivação pessoal, conhecimento do produto, vendas e pós-vendas.
Para a presidente do Circuito Serras e Cachoeiras, Sônia Dias “A ação será de grande importância para qualificar o trade turístico dos municípios e envolver cada vez mais a comunidade com o trabalho que estamos desenvolvendo em prol do turismo regional.” Assim, será realizada uma palestra em cada município associado  a ADERT de acordo com os locais e horários abaixo, com o intuito de identificar as necessidades individuais para que, futuramente, sejam disponibilizados cursos de especialização de acordo com o foco de desenvolvimento local.

PALESTRA:

“EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO: UM DIFERENCIAL PARA BOAS VENDAS”

ARGIRITA
Data: 28/11
Horário: 9h ás 12h
Local: Clube Municipal Argiritense (Praça Catulino Vasconcelos, s/nº - Centro)
Contato: (32)3445-1188 – Mabele Thomé


LEOPOLDINA

Data: 28/11
Horário: 19h às 22h
Local: Auditório CEFET / Campus Leopoldina (Rua José Perez, 558 - Centro)
Contato: (32) 3449-7030 – Gilberto Tony


DONA EUZÉBIA
Data: 29/11
Horário: 9h às 12h
Local: Cooperativa dos Produtores e Comerciantes de Mudas de Dona Euzébia (Rua Manoel Ferreira Spindola, 10 - Centro)
Contato: (32) 9932-1470 – Bento Moreira



ITAMARATI DE MINAS
Data: 29/11
Horário: 14h às 17h
Local: Centro de Referência de Assistencia Social de Itamarati de Minas - CRAS (Rua Jaquito de Moraes, s/nº - Centro)
Contato: (32) 3452-1254 – Éder Duarte


CATAGUASES
Data: 29/11
Horário: 19h ás 22h
Local: Auditório da Policlínica Municipal Dr. José Juber Ribeiro (Rua Ostente Ribeiro, nº 50 - Centro)
Contato: (32) 3429-2585 – Moema Esteves


ALÉM PARAÍBA
Data: 30/11
Horário: 9h às 12h
Local: Cine Teatro Brasil (Rua Paulo de Frontin, s/nº - Centro)
Informações: (32)3462-4167 – Magali Gomide


INSCRIÇÃO / INFORMAÇÃO:
(32)8803-8630 / (32)9803-9580