Total de visualizações de página

terça-feira, 1 de novembro de 2011

FELICA 2011 - FESTIVAL LITERÁRIO DE CATAGUASES - 09 a 12 de novembro


O Festival Literário de Cataguases, FELICA, chega em sua terceira edição trazendo o tema "A poesia da vida".O evento receberá diversos escritores renomados, e contará com palestras, mesas com debates, FELICA para crianças, oficinas de capacitação, visitas às escolas e lançamentos de livros.

Neste ano, as atrações serão realizadas na Casa de Cultura Simão e na Biblioteca Municipal Ascânio Lopes, entre os dias 09 e 12 de novembro. Confira a programação:

Dia 09/11 - Quarta-feira 
- FELICA para Crianças
  14h: Encontro com a escritora Maria Vargas.
  Local: Biblioteca Ascânio Lopes
 
Dia 10/11 - Quinta-feira 
- FELICA para Crianças
  14h:
Encontro com a escritora Roseana Murray.
  Local: Biblioteca Ascânio Lopes

- 19h: Palestra com a convidada Elisa Lucinda.
  Tema: Parem de falar mal da rotina.
 
  Elisa reune histórias vividas e ouvidas por ela, como observadora do cotidiano, além dos poemas selecionados dos seus livros “O semelhante”, “Eu teamo e suas estreias” e “A Fúria da beleza”.  O resultado são dezenas de personagens que ela interpreta para questionar nosso conceito de rotina,  ajudando-nos a perceber que “a rotina” é um personagem fictício que criamos, e que na verdade NÓS temos o poder da mudança, nós somos os diretores, atores, produtores e, principalmente, roteiristas das nossas próprias vidas. “Parem de falar mal da rotina” surpreende porque a plateia se identifica, se emociona e ri de si mesma diante das situações colocadas.
Local: Casa de Cultura Simão

 
Dia 11/11 - Sexta-feira
- FELICA para Crianças
  14h:
Encontro com o escritor Otávio Júnior.
  Local: Biblioteca Ascânio Lopes
 
- 18h20: Mesa com os convidados Miklós Palluch e José Geraldo Gouvêa.
   Tema: A embriaguez como inspiração artística ainda se justifica?

  O poeta francês Baudelaire afirmou que para não sentir o horrível fardo do Tempo que lhe quebra os ombros e o curva para o chão, é preciso embriagar-se sem perdão. É preciso estar sempre embriagado. Durante muito tempo artistas de uma maneira geral buscavam em substâncias alucinógenas ou anestésicas uma fonte de inspiração mais profunda. Miklós Palluch e José Geraldo Gouvêa debaterão se o artista de hoje ainda pode tomar a embriaguez como inspiração poética.
 
 Local: Casa de Cultura Simão

- 20h:
Mesa com os convidados Chacal, Ondjaki e Marcelo Benini.
  Tema:
Um poeta não se faz (só) com versos.
  Os poetas Ondjaki e Marcelo Benini, herdeiros do livre arbítrio de produzir uma poesia simples, leve, sem complexidade e hermetismo, dialogarão com um dos grandes representantes da Poesia Marginal e da Geração Mimeógrafo, o poeta Chacal. Além da poesia, do que é feito um poeta?
 
Local: Casa de Cultura Simão

Dia 12/11 - Sábado  
- FELICA para Crianças
  14h:
Encontro com o escritor Luciano Sheikk

  Local: Biblioteca Ascânio Lopes


- 18h20: Mesa com as convidadas Ana Paula Maia e Elias Fajardo.
  Tema:
Criar, recriar ou retratar: os artífices da ficção atual.
  A capacidade de criação do prosador é surpreende e infinita mas também não é difícil se deparar diante de um texto que remeta a outra. A jovem romancista Ana Paula Maia e o escritor tebano, Elias Fajardo, falarão sobre recursos intertextuais e releituras de clássicos em suas obras e as influências desses textos em seus livros.
 
 Local: Casa de Cultura Simão

- 20h:
Mesa com Bartolomeu Campos de Queirós e Sabrina Abreu.
  Tema: Como a leitura pode mudar a vida de um leitor?

  A literatura está na agenda cultural do país. A média de livros lido no Brasil ainda é pequeno, mas crescente, e, isso é maravilhoso! Quanto mais se fala do assunto, mais ele se torna conhecido, comum. A literatura tem estado mais perto das pessoas, porém a formação de novos leitores parte principalmente da vontade individual, de cada um querer ler.
 
 Local: Casa de Cultura Simão

Para mais informações sobre o FELICA, acesse: hrrp://www.cataguasesviva.com/felica. Neste site você encontrará informações sobre o festival e sua programação, poderá conhecer um pouco sobre os convidados, e também conferir o que aconteceu nas edições anteriores do evento.

O FELICA 2011 conta com o apoio da Lei Municipal Ascânio Lopes de Incentivo à Cultura.

Postado por: Aline M. de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário