Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

DONA EUZÉBIA REALIZA II EXPO MUDAS E XXIV TORNEIO LEITEIRO

Por: Thais de Oliveira Lima, Margarete Teixeira e Bento Moreira

       Foram realizados nos dias 15 a 18 de setembro de 2011, a II Expo Mudas e o XXIV Torneio Leiteiro de Dona Euzébia. Promovidos pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo e Secretaria de Agricultura, os eventos objetivaram divulgar as atividades do agronegócio e valorizar a cultura do município através de shows com artistas locais, regionais e artistas consagrados. Voltada ao homem do campo, ao incremento da produção rural, ao artesanato, festejos folclóricos e lazer, este ano a Expo Mudas foi abrilhantada com duas importantes modalidades que são: a I Semana Cultural e a I Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, totalizando um público estimado de 25.000 pessoas, sendo notado aproximadamente 12.000 apenas no sábado.

Para tanto, o evento contou com uma infra estrutura como parques de diversões, stands, barracas, palco, segurança pública e privada e equipamentos de som que atenderam com eficiência a festa. Os stands de plantas frutíferas, cítricas, ornamentais e exóticas produzidas e comercializadas pelos fruticultores do município representaram a principal fonte econômica do mesmo. Além disso, a gama de eventos simultâneos promovidos pela Prefeitura Municipal de Dona Euzébia movimentou o setor de turismo da cidade, gerando mais emprego no período e proporcionando lotação máxima nos meios de hospedagem local.

O XXIV Torneio Leiteiro contou ainda com os produtores do município que representaram todo seguimento pecuário. Na disputa realizada em seis ordenhas, a vaca Fernanda de propriedade do Sr. Sebastião Helberto Ferreira, foi classificada em 1º lugar no concurso com a produção de 131,25 quilos de leite.

          Estiveram presentes na abertura deste grande acontecimento, os prefeitos das cidades de Cataguases - Willian Lobo, Palma – Carlos Alberto de Paula (Beto), Leopoldina – Bené Guedes, Rodeiro – José Carlos Ferreira, Astolfo Dutra – Arcílio Venâncio, Santana de Cataguases – Edgar de Souza, Itamarati de Minas - Herivelto Zanela, além dos vice-prefeitos de Piraúba – Adriano Gravina, Rio Pomba - Sr. Dalmo, os Deputados Estaduais Gustavo Correa e Wilson Batista e a presidente do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras - Sônia Dias, que foram recepcionados pelo Prefeito de Dona Euzébia, Itamar Robeiro, o Mazinho.

EXPO MUDAS 2011 - DONA EUZÉBIA (MG)
Atrativos Culturais e Produção Associada ao Turismo também foram destaque na Expomudas 2011 com a Tenda Cultural



Durante a realização da II Expomudas e o XXIV Torneio Leiteiro de Dona Euzébia, a cultura da região também teve seu destaque em uma Tenda de aproximadamente 440m quadrados que abrigou um “Ônibus Palco” e a II Feira de Artesanatos da Região, promovida pela Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Regional do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras.

A Tenda Cultural contou com apresentações de artistas locais e regionais, mostrando seus talentos, principalmente nas músicas raízes e folclóricas, como no show de viola apresentado por Gumercindo Gomes e Luís Lacerda. Além disso, o espaço contou também com o Baile da Melhor Idade e a participação de diversos casais que embalados pela banda 100% Forró transformaram a Tenda em um verdadeiro salão de dança.  

Como um legítimo espaço cultural, a Tenda abrigou ainda o projeto Capoeira Cidadã, levando 48 crianças e adolescentes da cidade que formaram uma grande roda de capoeira comandos pelo Mestre Leandro.

A decoração do ambiente ficou por conta da II Feira de Artesanatos da Região, que expos e comercializou produtos diversos de dez associações e artesãos individuais dos municípios de Dona Euzébia e Cataguases, estando presentes a Associação das Mulheres Rurais, Cat Art, Bangalô das Artes e os produtos do CRAS.

 Foram expostos artesanatos em madeira, bambuí, bisqüi, cerâmica, ferro, bordado e algodão, além de produtos típicos da roça como compotas, doces, licores e cachaça, com destaque para a famosa cachaça Reserva das Gerais, produzida  em Dona Euzébia na região da Pedra Branca.

            A Jornada do Patrimônio Cultural também contou com o 5º Encontro de Bandas Músicais realizado pela Prefeitura Municipal, Secretaria de Cultura e Turismo e a Corporação Musical Aureliano Barbosa. Sendo homenageados o Sr. Maestro José Alves da Silva (Toti) e o Sr. Maestro João Vespúcio. O Encontro de Bandas teve a honra de receber, também, o professor e Historiador Gilson do Studio Arquiteto de Belo Horizonte para fazer a documentação necessária da inclusão da Banda como patrimônio artístico e cultural, fechando com chave de ouro este grande evento em Dona Euzébia.


II Feira de Artesanatos da Região - Circuito Turístico Serras e Cachoeiras












Nenhum comentário:

Postar um comentário