Total de visualizações de página

domingo, 4 de março de 2012

Circuito Serras e Cachoeiras brilha no Carnaval 2012

Por: Thais de Oliveira Lima

Formado por seis cidades que tem o Carnaval como tradição na região da Zona da Mata Mineira, o Circuito Turístico Serras e Cachoeiras apresentou uma programação animada e diversa que encantou a população local e atraiu milhares de turistas para a região.
Os comerciantes, hoteleiros, espaços gastronômicos e as gestões municipais comemoram os resultados do Carnaval 2012 que contou com 100% de ocupação em todos os meios de hospedagens, diversas casas de temporadas alugadas e uma grande movimentação na economia regional.
O Carnaval do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras contou com escolas de samba, blocos caricatos, bandas e entretenimento para adultos e crianças. A segurança e a organização foram um diferencial a parte, onde foram realizadas festas pacificas em todos os municípios com excelente policiamento e infraestrutura completa.
Em Cataguases, famílias inteiras se divertiram a valer nos bailes noturnos promovidos pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, na Praça Rui Barbosa, durante cinco noites do Carnaval. Baseado na chuva do ano anterior, a festa contou com áreas cobertas por enormes toldos e os bailes trouxeram de volta a animação de antigos carnavais, onde as pessoas se divertiram e se confraternizaram com alegria e espontaneidade ao som das bandas “Mania de Axé”, “Timbalaiê”, “Sensação” e “Kebraê” que fizeram do Carnaval 2012 de Cataguases, um dos mais bem comentados da região. Segundo a Assessora de Turismo da Prefeitura Municipal, Moema Rodrigues, “a população e os turistas se mostraram muito satisfeitos e entusiasmados para prestigiar Cataguases também em 2013”.

Desfile do Bloco Caricato Campeão  "Pazinha" - Carnaval 2012 - Cataguases - MG

O município de Itamarati de Minas que apresenta um dos Carnavais mais procurados do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras, demonstrou a todos os presentes o motivo da sua fama. Com uma festa histórica organizada pela Prefeitura Municipal e a Pro 1 Produções Artísticas, a cidade contou com um Carnaval de belas homenagens onde os sambas enredos das escolas emocionaram os presentes com a comemoração dos 300 anos do Ciclo do Ouro em Minas Gerais e os 50 anos de emancipação política de Itamarati em 2012. Além disso, os tradicionais blocos “Los Manguaça”, "Rego da Bidinha", Bloco da Cachaça, Bloco da Espuma entre outros blocos e bandas fizeram do Carnaval de Itamarati de Minas um dos mais animados da região.

Bloco Rego da Bidinha - Carnaval 2012 - Itamarati de Minas - MG


Já o pequeno município de Argirita, apostou na inovação através de um Carnaval a beira da represa com a inauguração do empreendimento “De Bar D’água” que proporcionou a população e aos visitantes a oportunidade de curtir os dias de sol e a folia se divertindo com os tradicionais blocos locais e se refrescando nas águas claras da antiga represa municipal. “A criatividade e inovação de Argirita foi muito bem aceita em toda a região a ponto de virar noticiário em uma das emissoras de TV de Juiz de Fora.” – comemora Mabele Thomé, Assessora Municipal de Turismo.
O Carnaval do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras foi abrilhantado também com a festa de Leopoldina, organizada pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer da cidade, que é famosa por organizar e apoiar inúmeros eventos tradicionais durante o ano todo. Foram realizados desfiles de blocos e shows diariamente na Praça Félix Martins e nos distritos de Abaíba, Piacatuba, Providência, Ribeiro Junqueira e Tebas, com bandas consagradas na região como “Akikalô” e “Salamandra”. Além disso, a cidade fez uma programação especial de matinês todos os dias para as crianças e deu show de beleza e glamour com os desfiles das tradicionais escolas de samba leopoldinenses.

Carnaval 2012 - Leopoldina - MG

A animação e diversidade da região foram vistas também em Dona Euzébia, onde a Prefeitura Municipal ofereceu aos visitantes e moradores um Carnaval repleto de marchinhas tradicionais, sambas enredos, frevos, marchas ranchos, sambas tradicionais e os desfiles dos famosos blocos “Asa na Brasa”, “Chapa Quente” e “Gaiola da Loucas”, que fizeram da cidade um verdadeiro celeiro da folia.
A Prefeitura Municipal de Além Paraíba, por sua vez, apresentou uma posição honrosa e divulgou em nota oficial de que os recursos que seriam destinados ao Carnaval 2012 foram remanejados para auxiliar na reconstrução das partes destruídas da cidade em razão das fortes chuvas. Mas devido a tradição de suas festas, a população e os turistas já aguardam ansiosos pelo grande evento que a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo irá apresentar em 2013.
A Presidente do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras, Sônia Dias, afirma que “os municípios da região deram um show de programação e festa e que, certamente, o Circuito tem total potencial para se tornar um dos maiores destinos de Carnaval no Estado de Minas Gerais e no Brasil.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário