Total de visualizações de página

sábado, 12 de outubro de 2013



Esteve em Leopoldina e logo após em Cataguases, na manhã desta quarta-feira, 9 de outubro, o Governador de Minas, Antônio Anastasia. Anastasia que tinha em sua agenda diversos compromissos, entre eles a entrega das obras de reforma da Escola Estadual Manuel Inácio Peixoto, o Colégio Cataguases, que recebeu investimentos da ordem de R$ 2,29 milhões do Estado.
   Recebido pelas autoridades locais e da região, o governador destacou a importância do Colégio por sua história e, principalmente, por ser um marco do modernismo não só para Cataguases, como para Minas Gerais. Acompanhado da Secretária de Estado da Educação, Ana Lúcia Gazzola, o governador prometeu reformar ainda os vestiários da instituição até o fim de seu mandato, em 2014, e reforçou sua presença na cidade para a inauguração desta nova obra.
Estavam na inauguração do Colégio Cataguases os prefeitos de várias cidades da região, além do prefeito anfitrião que além de representarem seus municípios, no momento representavam também o Circuito Turístico das Serras e Cachoeiras juntamente com a presidente Sônia Dias.

O Colégio Cataguases (atual Escola Estadual Manuel Inácio Peixoto) é um dos pontos turísticos de Cataguases. Projetado por Oscar Niemeyer é um dos edifícios que mudaram a imagem e mentalidade de Cataguases na década de 1940 e inaugurado em 1949. A arte e arquitetura moderna de Niemeyer se juntaram a outros nomes do modernismo para compor o Colégio os os jardins são de Burle Marx, o mobiliário de Joaquim Tenreiro e Portinari assina o mural "Tiradentes" onde hoje só se encontra a réplica. Paulo Werneck concebeu o painel em pastilhas "Abstrato" e a frente do edifício encontra-se "O Pensador" de Jan Zach. O projeto do colégio segue as principais linhas da Arquitetura Moderna: o pilotis, a fachada livre, o brise soleil, as linhas simples que indica o traço de Niemeyer na sinuosidade interna e as experiências em concreto armado em sua marquise. O prédio foi tombado em dezembro de 1994 pelo IPHAN.
        Dando continuidade a sua agenda p Governador e sua comitiva dirigiu-se ao Clube do Remo
onde acompanhado do Secretário de Estado da Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, assinou convênios com o Hospital de Cataguases.
Finalizando, o Governador de Minas celebrou com a Prefeitura de Cataguases convênio para a liberação de R$ 350 mil para a recuperação de duas pontes sobre o ribeirão Meia Pataca, uma nas proximidades do bairro São Diniz e outra no distrito de Sereno. O recurso também será destinado para a melhoria da ponte metálica, na região central da cidade. Outro convênio assinado com a Prefeitura vai permitir a aquisição pelo executivo municipal de veículos e equipamentos de infraestrutura, através do programa Pro-Município.

Larissa Dias
Crédito fotos: Larissa Dias
Galeria de fotos abaixo




 


Nenhum comentário:

Postar um comentário