Total de visualizações de página

terça-feira, 30 de agosto de 2011

FESTA DA CIDADE - CATAGUASES COMEMORA SEUS 134 ANOS

Em comemoração aos 134 anos que o município de Cataguases completa no dia 07 de setembro de 2011, a Prefeitura Municipal realiza, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a Festa da Cidade. Com promoção da Pró1 Produções Artísticas, o evento contará com a parceria da Polícia Militar, para garantir a segurança do público

A programação da Festa da Cidade começa no feriado de 7 de setembro, com o tradicional desfile cívico na Avenida Astolfo Dutra. À noite, haverá show gospel com Josiane Moreira, na Praça Rui Barbosa. De 8 a 11 de setembro, os shows acontecem no espaço de eventos do bairro Taquara Preta, com entrada franca e ônibus urbanos circulando até o final de cada show.

Confira a programação:

Dia 7 de setembro - quarta-feira: 
- 7h30: Momento Cívico no Paço Municipal (Praça Santa Rita)
- 8h: Desfile Cívico na Av. Astolfo Dutra
- 16h: Corrida Rústica da Independência (saída da Av. Astolfo Dutra -Inscrições no local)
* Noite Gospel na Praça Rui Barbosa
- 18h: shows com bandas de gospel locais
- 21h: Show com Josiane Moreira
  
Dia 8 de setembro - quinta-feira: 
- 22h: Show com Júnior & Gustavo
- 00h: DJ Pedro Condé

Dia 9 setembro  - sexta-feira:
- 21h: Abertura oficial
- 23h30: Show com JORGE ARAGÃO
- 01h30: Show com os Boiadeiros
- 02h30: DJ Morango

Dia 10 de setembro - sábado:
- 23h30: show com PERLLA
- 01h30: Show com a banda Salamandra

Dia 11 de setembro - domingo:
- 12h: Concurso de Marcha (local: Clube do Cavalo)
- 16h: show com o Grupo Sedução
- 19h: show com Rick & Jhonny.
- 21h30: show com  Marlon & Matias


Fonte: Prefeitura Municipal de Cataguases - http://www.cataguases.mg.gov.br/mat_vis.aspx?cd=7112

Postado por: Aline M. de Carvalho

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

XXI Exposição Agropecuária e Concurso Leiteiro de Vista Alegre - 31/08 a 04/09

Começa nesta quarta-feira, 31 de agosto, a XXI Exposição Agropecuária de Vista Alegre.
Esse pequeno e acolhedor distrito de Cataguases convida você e sua familia a participarem dessa festa!!

Confira a programação:

31/08
-18h: Chegada dos animais

01/09 
- 19h: Abertura do Concurso Leiteiro e show com Rick & Jhonny

02/09
- 19h: Abertura oficial da Exposição.
- Desfile de moda mirim.
- Show da banda Top Mix
- Dj Ligeirinho.

03/09
- 21h30: Encerramento oficial com entrega de prêmios do concurso leiteiro
- Show com Célio e Marcos
- Show com a banda Mumm-Rá

04/09
-14h: Encontro de som automotivo
-17h: Dj Maracanã.

Realização: Prefeitura Municipal de Cataguases e Conselho Comunitário de Vista Alegre.
Coordenação do Concurso Leiteiro: Emater/MG.

Fonte: Jornal Cataguases - nº 3.167 - 26/08/11


Postado por: Aline M. de Carvalho

domingo, 28 de agosto de 2011

III Fórum Regional de Turismo no Espaço Rural apresenta novas perspectivas para a população de Dona Euzébia e Região

Por: Thais de Oliveira Lima

No dia 19 de agosto de 2011, foi realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Dona Euzébia e pela Agência de Desenvolvimento Regional do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras, o III Fórum Regional de Turismo no Espaço Rural na Associação Recreativa Clube Xopotó, em Dona Euzébia - MG.
O evento foi aberto ao som do Hino Nacional Brasileiro e contou com a presença de mais de cinqüenta participantes da iniciativa pública e privada da região, dentre eles o Prefeito Municipal de Dona Euzébia, Itamar Ribeiro, o Vice-Prefeito de Além Paraíba, Oberdan Rocha, e a Presidente do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras, Sônia Dias.
            A primeira etapa do Fórum, na parte da manhã, iniciou-se com a Gestora do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras, Thais Lima, apresentando ao público a Política de Regionalização do Turismo e os objetivos e vantagens dos municípios que estão inseridas nesta ação, através dos Circuitos. Em seguida, o Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Dona Euzébia, Bento Moreira, ministrou a palestra intitulada “O Potencial de Dona Euzébia e Região para o Turismo Rural”, onde foi apresentado um panorama geral do turismo no Brasil e nomeados os potenciais atrativos deste município para o desenvolvimento de um turismo rural de qualidade e excelência.
            Após o Secretário de Cultura e Turismo, Bento Moreira, incentivar os produtores rurais presentes a investirem nesta atividade como alternativa de emprego e renda, através de uma palestra de conscientização, o Presidente e a Gestora do Circuito Turístico Serras de Ibitipoca, Márcio Lucinda e Daniella Cortes, abordaram o tema “As Políticas Públicas para o Turismo: a base para o desenvolvimento do turismo rural sustentável”, demonstrando a estrutura organizacional da gestão pública do Turismo no Brasil e a realidade do Turismo Rural na Zona da Mata mineira, juntamente com a importância da criação das leis, regulamentos e planos no âmbito local e regional, necessários no cenário atual para o bom desenvolvimento da atividade
            Terminada a primeira etapa do evento, os participantes foram convidados pelo Prefeito Municipal de Dona Euzébia, Itamar Ribeiro, a degustarem um almoço tipicamente mineiro ao som de música ao vivo regional na área externa do Clube Xopotó.
            Em seguida, o Presidente da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais – FECITUR e Gestor da Associação do Circuito Turístico Pico da Bandeira, Francisco Melo, apresentou “O Turismo Rural em Minas Gerais” em linguagem clara e objetiva, ilustrada com exemplos de casos de sucesso e ação de incentivo a iniciativas empreendedoras, ao oferecer ao proprietário do Pesque Pague O Rei Do Peixe, Airton Martins, um curso direcionado a sua área de atuação, disponibilizado pelo SENAC.
            Além disso, o Fórum contou com a apresentação do Diretor do Banco do Brasil de Astolfo Dutra, Carlos André Avila, que explicou sobre “As Linhas de Crédito para a Captação de Recursos para Investimento no Turismo Rural” das pequenas e médias propriedades, objetivando apresentar aos participantes as facilidades para se investir nesta atividade. Sendo o evento finalizado com a Palestra do Técnico Deiler da EMATER de Santa Rita de Jacutinga que apresentou “Produtos de Sucesso do Turismo Rural” em todo país, relatando ainda sua experiência positiva com o roteiro que contempla os municípios de Santa Rita de Jacutinga e Rio Preto, selecionado como um dos finalistas no Projeto Talentos do Brasil Rural do Ministério do Turismo para a Copa de 2014.
            O III Fórum Regional de Turismo no Espaço Rural contou também com exposição de produtos típicos da região e um Café com Prosa no final da tarde, oferecido pela Prefeitura Municipal de Dona Euzébia.
            Segundo, Mabele Thomé, Assessora da Secretaria de Turismo de Argirita em seu relato postado no portal oficial deste município “Esse ano o Circuito (Serras e Cachoeiras) trouxe palestrantes que mostraram que turismo não acontece de um dia para o outro. Há um longo caminho a ser percorrido para que o turismo se torne efetivamente uma fonte de geração de emprego e renda para uma região e o passo inicial dessa caminhada é a preparação da população e empresas para receber o turista.”

Oberdan Rocha - Vice-Prefeito de Além Paraíba, Francisco Melo - Presidente da FECITUR, Sônia Dias e Thais Lima - Presidente e Gestora do Circuito Serras e Cachoeiras, Bento Moreira - Secretário de Cultura e Turismo de Dona Euzébia e Itamar Ribeiro - Prefeito de Dona Euzébia.

Extremos: Márcio Lucinda e Daniella Corte - Circuito Serras de Ibitipoca / Central: Sônia Dias e Thais Lima - Circuito Serras e Cachoeiras



Palestra de Francisco Melo - Presidente da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais - FECITUR

Credenciamento: Margarete Teixeira e Sidney Martins - Prefeitura Municipal de Dona Euzébia

Palestra do Bento Moreira - Secretário de Cultura e Turismo de Dona Euzébia e Organizador do III Fórum Regional de Turismo no Espaço Rural



Matérias Relacionadas:

http://www.leopoldinense.com.br/base.asp?area=noticias&id=7139

http://www.circuitoserrasdeibitipoca.com.br/noticias/circuito-serras-de-ibitipoca-realiza-palestra-no-iii-forum-regional-de-turismo-no-espaco-rural-em-dona-euzebia-%E2%80%93-circuito-serras-e-cachoeiras.html

http://www.argirita.mg.gov.br/mat_vis.aspx?cd=6639

http://alemparaiba.net/index.php?option=com_content&view=article&id=356:circuito-turistico-serra-e-cachoeiras-realizou-3o-edicao-do-forum-regional-de-turismo&catid=34:noticias&Itemid=95





           

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

INCENTIVO À CULTURA: Município de Cataguases vai financiar 17 projetos pela Lei Ascânio Lopes

 Jornal Cataguases - NÚMERO: 3.166 - 19/08/2011

A comissão julgadora do Programa Municipal de Incentivo à Cultura divulgou a relação de 17 projetos que foram aprovados e serão financiados pelo Município, através da Lei Ascânio Lopes - Lei nº 3.746/2009. 

Ao todo a Prefeitura de Cataguases destinou R$ 161.684,78 para financiar os projetos de 2011. (Confira na página 5 a relação completa dos aprovados.) Manifestações folclóricas, música, artes plásticas e literatura estão entre os temas escolhidos nesta segunda edição do programa. De acordo com o edital, os autores têm o prazo máximo de dez meses para a realização de suas propostas.

Em 2011, 59 projetos foram inscritos e analisados pela Comissão Municipal de Incentivo à Cultura (Cmic), formada, através de decreto, por representantes da administração municipal e da sociedade civil. Dela fazem parte o Secretário Municipal de Cultura, José Vítor Lima, o Vereador Vicente de Paulo Dias, os servidores públicos Mauro Fachini Gomes e José Otônio Ribeiro Pacífico, o jornalista e escritor Rosário François Fusco e o membro da Associação dos Criadores de Arte e Entretenimento de Cataguases (Acriar), Maurício do Valle Rufino.

Este é o segundo ano em que a Prefeitura de Cataguases abre edital para financiamento de projetos culturais de artistas locais, seguindo a Lei 3.746/ 2009, denominada Lei Ascânio Lopes, que foi sancionada pelo Prefeito Willian Lobo de Almeida em 9 de junho de 2009. Em 2010, o Programa Municipal de Incentivo à Cultura recebeu a inscrição de 36 projetos de artistas e produtores culturais de Cataguases. Destes, 15 foram selecionados pela Cmic, nos termos das disposições previstas no Decreto Municipal nº 3.609/2009. Ao todo, a Prefeitura disponibilizou R$ 130.946,35 para estes projetos no primeiro ano da aplicação da lei.

Projetos Aprovados
1. 1º Festival de Viola de Sereno e Glória com Vaca-atolada – Rômulo Nivaldo Rodrigues Medeiros
2. 2º Festival de Calango Mineiro e Feijão Ferrado de Cataguarino – Virgínio da Costa Rios
3. 2º Festival de Marchinhas de Cataguases – Eduardo Roberto dos Santos
4. Arte Itinerante – Ricardo Paiva
5. Baião de duas – Anna, Maria & Gonzaga – Anna Cristina Valle Quintão
6. Cataguases - A princesa da Zona da Mata – Daniel Bonzi Fachini Gomes
7. Congresso de Arquitetura, Turismo e Sustentabilidade – CATS – Elizabeth Alves Kropf
8. Cortejando – Cine-teatro – Fernanda Godinho de Araújo Cruz
9. Crônicas de Manuel das Neves – Aquiles Branco Ribeiro
10. Felica – Festival Literário de Cataguases – José Geraldo Rodrigues Filho
11. Lengalengando (Paráfrases em sala de aula) – Edileusa Luzia Moreira Pereira de Souza
12. O Azul da Poesia – Luiz Lopez
13. Pira-poré brinca na mata – Maria Sóter Vargas
14. Poesia e Preconceito na vida e obra de Cruz e Sousa – Maria Aparecida Filipe Ferreira
15. Pomba Poema & Outros Rios – Ronaldo Werneck Silva
16. Sexta Básica – Música e Alimento ao alcance de todos – 2ª Edição – Vera Lúcia Gonçalves de Souza
17. Uma Verde História – Joaquim Branco Ribeiro Filho

Postado por: Aline M. de Carvalho

terça-feira, 23 de agosto de 2011

9° ENCONTRO DE BANDAS CIVIS DE ALÉM PARAÍBA

 

Acontece neste domingo, 28 de agosto, o 9° Encontro de Bandas Civis de Além Paraíba.

A partir das 9h, a Praça Coronel Breves, em São José, receberá diversas bandas do município e região, e será palco de um belo espetáculo que resgata a tradição das bandas de música.

O evento pode ser considerado como um dia de lazer, pois além de embalar os participantes com belas canções, contará também com a Exposição de Artesanatos da Casa de Cultura de Além Paraíba, espaço dedicado às crianças para recreação (gratuita) com brinquedos infláveis e cama elástica, e Praça de Alimentação.

O evento, que faz parte do calendário cultural da cidade e está em sua nona edição, foi criado no ano 2002 pela Sociedade Musical Carlos Gomes. 

Confira a lista das bandas participantes do evento:


- Sociedade Musical 1º de Maio (Três Rios/RJ)
- Sociedade Musical Lira 21 de Abril (Carangola/MG)
- Sociedade Musical 27 de Março (Pirapetinga/MG)
- Sociedade Musical Santa Cecília (Sapucaia/RJ)
- Sociedade Musical Lira de São José (Ervália/MG)
- Sociedade Musical 4 de Maio (Além Paraíba/MG)
- Sociedade Musical Sete de Setembro (Além Paraíba/MG)
- Sociedade Musical Carlos Gomes (Além Paraíba/MG)
- Sociedade Musical Carlos Gomes (Recreio/MG)
- Sociedade Musical Princesa de Leopoldina (Leopoldina/MG)

Você está convidado a começar seu domingo com muita alegria! Venha conferir!

Fonte: Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Além Paraíba.

Postado por: Aline M. de Carvalho

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Empresários e Gestores Públicos do Circuito Serras e Cachoeiras participam do Fomenta Minas em Juiz de Fora

Por: Thais de Oliveira Lima

Nesta terça e quarta-feira (23 e 24/08), será realizado o Fomenta Minas no Expominas Juiz de Fora. O evento promovido pelo SEBRAE MG, SETUR MG e Prefeitura de Juiz de Fora tem como objetivo apresentar as oportunidades de negócios para as micro e pequenas empresas junto ao poder público para os próximos anos, focando nos eventos esportivos de 2014 (Copa do Mundo) e de 2016 (Olimpíadas).
O Fomenta Minas contará com a participação de importantes empresas do setor público e privado, que esclarecerão aos empresários de Micro e pequenas Empresas (MPE`s) a respeito das possibilidades, condições e oportunidades de fornecimento de produtos e serviços.
Assim, com o intuito de oferecer oportunidade de qualificação aos empresários e gestores públicos da região, o SEBRAE Cataguases com o apoio do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras irá realizar no dia 24, duas missões para o evento em Juiz de Fora saindo dos municípios de Além Paraíba e Cataguases e passando por Argirita e Leopoldina. Os interessados de Itamarati de Minas e Dona Euzébia poderão embarcar no local mais próximo da sua cidade, através do apoio da Prefeitura Municipal.
Para a presidente do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras, Sônia Dias “A ação é uma oportunidade de encontro do trade turístico público e privado local, bem como de qualificação destes para os futuros eventos de cunho turístico do país.” 

Informações: www.sebraemg.com.br 



domingo, 21 de agosto de 2011

Circuito Turístico Serras e Cachoeiras realiza a I Feira de Artesanatos da Região junto a Exposição Agropecuária de Itamarati de Minas

Por: Thais de Oliveira Lima


A Agência de Desenvolvimento Regional do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras em parceria com a Prefeitura Municipal de Itamarati de Minas e a ONG Evoluir, cuja razão social é Associação Comunitária de Desenvolvimento Sustentável de Itamarati de Minas, realizaram junto a XXVI Exposição Agropecuária e XVIII Festa do Cavalo da cidade a I Feira de Artesanatos da Região, nos dias 18 a 21 de agosto de 2011.
A ação teve como objetivo fomentar o desenvolvimento da chamada produção associada ao turismo visando valorizar o trabalho artesanal da região e diversificar a atratividade dos eventos realizados pela Prefeitura Municipal de Itamarati de Minas.
                A I Feira de Artesanatos da Região foi realizada no interior da quadra poliesportiva localizada no Parque de Exposições de Itamarati de Minas e contou com produtos da ONG Evoluir e do Bangalo das Artes de Itamarati, da Associação das Mulheres Rurais e da Cat Art de Cataguases e artesãos individuais destes municípios.
                Foram expostos artesanatos em madeira, bambuí, bisqüi, cerâmica, ferro, bordado e algodão, além de produtos típicos da roça como compotas, doces, licores e cachaças. A decoração do local foi um diferencial a parte, com tecidos não texturizados (TNT) cinza e vermelho ligados a dezenas de bambus colocados em vasos de cerâmica que encantaram os visitantes pelo material simples e de bom gosto.
                Além de disponibilizar o espaço e a decoração local, a Prefeitura Municipal de Itamarati de Minas se responsabilizou também pelo transfer (deslocamento) diário dos artesãos, bem como pela segurança de seus produtos. Segundo as palavras do Prefeito, Herivelto Zanela, na abertura da Exposição na quinta-feira (18) “O objetivo é incentivar o turismo e a geração de emprego e renda durante a realização do evento”.

Produtos Típicos da Roça - Feira de Artesanatos em Itamarati de Minas

Exposição da ONG Evouir - Feira de Artesanatos de Itamarati de Minas

                               


quinta-feira, 18 de agosto de 2011

ABERTURA OFICIAL DA EXPO em ITAMARATI DE MINAS


 
XXVI Exposição Agropecuária e XVIII Festa do Cavalo de Itamarati de Minas

- 17 a 21 de Agosto -

Entrada Franca

Confira a programação do evento

17/08 – QUARTA-FEIRA
17:00 horas – Chegada dos animais
19:30 horas – Esgota dos animais
22:00 horas – Cimar e Lucimauro

18/08 – QUINTA-FEIRA
08:00 horas – Primeira ordenha
20:00 horas – Segunda ordenha
21:00 horas – Abertura oficial
22:00 horas -  Banda Akikalo

19/08 – SEXTA-FEIRA
08:00 horas – Terceira ordenha
20:00 horas – Quarta ordenha
23:00 horas – Raça Negra
01:00 hora – Banda Quebrae
03:00 horas – Dj Morango

20/08 – SÁBADO
08:00 horas – Quinta ordenha
20:00 horas – Sexta ordenha
23:00 horas – Alan e Alisson
01:00 hora – Banda Mania de Axé

21/08 – DOMINGO
11:00 horas – Concurso de Marcha
19:30 horas – Banda Exigeotom


quarta-feira, 17 de agosto de 2011

CORTEJO FOLCLÓRICO em CATAGUASES



Em comemoração ao Dia do Folclore, acontecerá em Cataguases, neste domingo - 21 de agosto, o já tradicional Cortejo Folclórico. O evento reunirá diversos grupos folclóricos do município de Cataguases e região.

O cortejo terá início às 8h da manhã no Centro Cultural Eva Nil, seguirá em direção à Praça Rui Barbosa (subindo a rua Coronel João Duarte/Calçadão) onde haverá apresentação dos grupos folclóricos e logo em seguida desfilarão até a Praça Santa Rita (descendo pela Rua Coronel Vieira) onde haverá a finalização do evento.

Traga sua familia e venha conhecer um pouco mais da nossa cultura!

Postado por: Aline M. de Carvalho

terça-feira, 16 de agosto de 2011

EXPOSIÇÃO DE TEBAS - 17 a 21 de AGOSTO

Começa esta semana, de 17 a 21 de agosto o XXXI Concurso Leiteiro de Tebas. O distrito do município de Leopoldina preparou uma programação especial para agitar todos os dias do evento. Venha conferir!

Quarta-feira - 17/08
- 17h: Chegada dos animais
- 20h: Esgota dos animais


Quinta-feira - 18/08
- 08h: 1ª Ordenha
- 20h: 2ª Ordenha
- 21h: Abertura do XXI Concurso Leiteiro de Tebas
- 22h: Desfile Mirim
- 23h: Show com a banda Nugrau

Sexta-feira - 19/08
- 08h: 3ª Ordenha
- 20h: 4ª Ordenha
- 21h: Miss Expô 2011
- 22h: Show com a banda Nugrau
- 00h: Show com a banda André, Leandro e Léo


Sábado - 20/08
- 08h: 5ª Ordenha
- 10h: Cavalgada (saída de Leopoldina)
- 11h: 2º Encontro de Fuscas
- 15h: Di Seixas na barraca Barbosa's/Guimarães
- 20h: 6ª e última ordenha
- 21h: Entrega de prêmios
- 21h30min: Desfile da Miss Distrital
- 22h30min: Show com a banda Forró Mineiro
- 01h: Show com a banda AKIKALÔ

Domingo - 21/08
- 10h: Concurso de Marcha (todas as categorias)
- 19h: Show com a banda Papo 10


Postado por: Aline M. de Carvalho

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Circuito Turístico Serras e Cachoeiras e Prefeitura de Dona Euzébia realizam o III Fórum Regional de Turismo no Espaço Rural

Por: Thais de Oliveira Lima

            Com o intuito de capacitar, sensibilizar e incentivar o produtor rural a investir no turismo na região, a Agência de Desenvolvimento Regional do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo de Dona Euzébia irá realizar nesta sexta-feira (19), o III Fórum Regional de Turismo no Espaço Rural.
            O evento que já foi realizado nos anos de 2009 e 2010 nos municípios de Leopoldina e Argirita, respectivamente, tem como objetivo trabalhar o turismo junto aos produtores rurais para fomentar o desenvolvimento econômico local a fim de capacitar as pessoas que trabalham neste espaço, aliando a produção das propriedades à atividade turística, através de palestras, debates, mostra de produtos e serviços e a presença de profissionais reconhecidos em âmbito regional e estadual.
      A programação do III Fórum Regional de Turismo no Espaço Rural apresentará aos participantes o potencial da região, as políticas públicas que incentivam a atividade, as facilidade de se investir neste negócio e os resultados positivos que o mesmo trouxe em outras localidades. Além disso, o evento irá provocar um encontro de oportunidades e idéias entre setores públicos, privados e a própria comunidade que trabalhando juntos poderão desenvolver de forma sustentável o turismo local.
            Estão confirmadas apresentações técnicas de representantes da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais – SETUR/MG, das sedes regionais do SEBRAE e da EMATER e do Presidente da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais – FECITUR, Francisco Melo.
            O III Fórum Regional de Turismo no Espaço Rural é gratuito e tem como público prioritário produtores rurais e comerciantes de mudas de Dona Euzébia, bem como os demais interessados neste segmento de turismo que é explicado, principalmente, por duas razões: a necessidade que o produtor rural tem de aumentar sua fonte de renda e de agregar valor aos seus produtos; e a vontade dos moradores urbanos de encontrar e reencontrar raízes, de conviver com a natureza, com os modos de vida, tradições, costumes e com as formas de produção das populações do interior.
            Para o Secretário de Cultura e Turismo de Dona Euzébia e organizador do evento, Bento Moreira, “A realização do Fórum de sensibilização sobre o potencial para a atividade turística rural trará excelentes resultados sócio-econômicos locais, visto que Dona Euzébia apresenta uma identidade cultural consolidada com a produção exportação de mudas.”
            O Fórum Regional de Turismo será realizado na Associação Recreativa Clube Xopotó (Rua São José, s/ nº - Centro), com início as 8h00 e término previsto para as 17h00. 

INFORMAÇÕES: (32) 8803.8630 / (32) 9932-1470




quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Aeroporto Regional da Zona da Mata tem 1° voo marcado para o dia 22 de agosto

Regional tem 1° voo no dia 22 

Fonte: Tribuna de Minas - 10 de agosto de 2011

Depois de quase dez anos de espera, o Aeroporto Regional da Zona da Mata (ARZM) sedia o primeiro voo comercial no dia 22 de agosto. Conforme a Tribuna antecipou ontem, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras conseguiu autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para realizar voos regulares no regional. A venda de passagens começou ontem no site da empresa. Só no primeiro dia, mais de cem assentos foram comercializados.

Embora a autorização da Anac vigore a partir do dia 15, a companhia aérea decidiu iniciar os pousos e as decolagens uma semana depois, no dia 22. O primeiro destino oferecido é o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. A princípio, serão dois voos diários dos quatro previstos, um de ida e outro de volta. O passageiro poderá partir às 14h35 de Juiz de Fora - Zona da Mata (XJF) e chegar às 16h08 em Campinas (VCP). Na volta, a opção é de embarque às 12h42 e desembarque às 14h05 no Regional. O preço promocional é de R$ 49,90, sem contar a taxa de embarque - R$ 16,23. Aos sábados e domingos, os passageiros têm apenas a opção de ida para Viracopos. O modelo usado no ARZM será turboélices ATR 72-200, com capacidade para 66 passageiros.

Há, no entanto, outros dois voos solicitados à Anac, que não serão oferecidos neste primeiro momento. Partida às 6h20 (XJF) e chegada às 7h57 (VCP). Na volta, embarque às 20h49 e desembarque às 22h10. Um dos impedimentos, especialmente para a última opção, é o fato de o aeroporto só contar com autorização para voos diurnos, com operação visual. A batalha, agora, é pela obtenção da homologação para voos noturnos por instrumento. O posicionamento da Anac, por meio de sua assessoria, é que o processo de autorização para operação à noite está dentro do prazo, mas depende de documentos a serem encaminhados pelo administrador. A Multiterminais, administradora do espaço, prefere não falar sobre o assunto.

O Horário de Transporte (Hotran) dos voos da Azul no Regional, que até segunda-feira estava em análise na grade de tramitação de pedidos da Anac, passou ontem para a condição de voos autorizados a vigorar. A solicitação do Hotran foi formalizada no dia 29 de julho. A Azul chegou a cogitar a possibilidade de atuar no Aeroporto da Serrinha, mas optou pelo ARZM em função de infraestrutura (por ser um aeroporto novo) e meteorologia (menos risco de problemas com teto). Além disso, o Serrinha precisava de reclassificação para comportar aeronaves com mais de 60 lugares, como é o caso dos turboélices ATR 72-200.

Passageiros já têm opções de transporte
Os futuros usuários do Aeroporto Regional já têm opções de deslocamento. Atualmente, as empresas de transporte intermunicipal Bassamar e José Maria Rodrigues oferecem linhas regulares que passam pelo local, com destino aos municípios de São João Nepomuceno, Rio Novo, Guarani, Astolfo Dutra e Piraúba. O valor das passagens varia de R$ 8,55 a R$ 21,90, de acordo com o destino. O tempo médio de viagem é de uma hora.

Além disso, haverá o fretamento exclusivo para passageiros, partindo do Terminal Rodoviário Miguel Mansur até o aeroporto. O transporte será feito por ônibus executivo com capacidade para 46 passageiros, banheiro, ar e serviço de bordo, atendendo os horários de voo. Segundo o gerente da Multiterminais, Denilson Duarte, no início das operações, o passageiro estará isento do pagamento pelo deslocamento. Segundo o sócio-gerente da Viação José Maria Rodrigues, Sebastião Rodrigues, ainda falta acertar o uso de uma plataforma do terminal rodoviário para esta finalidade. A previsão, no entanto, é de início das atividades no dia 22, junto com o primeiro pouso. De acordo com Sebastião, a meta é chegar no aeroporto 1h30 antes da partida, de olho no prazo para check in. Para o voo de 14h35, por exemplo, a meta é sair de Juiz de Fora por volta de meio-dia.

Outras opções, diz Denilson, são o serviço de táxi personalizado e a locadora de veículos já instalada no aeroporto. O presidente da Associação de Taxistas de Juiz de Fora, Luiz Gonzaga Nunes, destaca o interesse dos profissionais no trajeto, estimado em cerca de 40 quilômetros. Segundo ele, o custo por passageiro deve ser negociado. A previsão é que gire em torno de R$ 120. O presidente explica que em distâncias superiores a 15 quilômetros, é utilizada a bandeira 2. Gonzaga defende uma parceria entre os taxistas das cidades vizinhas, para que seja acordada a forma de prestação do serviço, de forma que todos possam trabalhar, sem comprometer os ganhos de cada um. "O ideal é que o taxista daqui pudesse levar o passageiro e esperar pelo avião de volta, da mesma forma que os de lá pudessem esperar aqui por uma nova corrida."

A Azul, que disponibiliza ônibus executivo em alguns destinos, disse que está estudando a possibilidade de oferta no Regional, não havendo um posicionamento oficial neste momento. Além de toda a infraestrutura para pousos e decolagens, salas de embarque e desembarque prontas, sinalização e sistemas de segurança e combate à incêndios, o ARZM já conta com cafeteira e loja de revistas e jornais em funcionamento.

Postado por: Aline M. de Carvalho

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Cataguases recebe evento sustentável


No dia 14 de agosto (domingo), a Praça Rui Barbosa vai receber o projeto “Praça ATIVA Brookfield Energia Renovável”, das 9 às 17h. Com temática sustentável, o evento vai proporcionar gratuitamente para toda população de Cataguases e região um dia para reflexão sobre meio ambiente e muita diversão.

Praça ATIVA é um projeto criado e desenvolvido há 05 anos pela Universidade ATIVA, uma instituição de 3º setor com certificado de utilidade pública e que há 08 anos realiza diversos trabalhos nas áreas sociais e culturais em todo o país.

Brinquedos infláveis, shows musicais, teatro infantil, exposições e oficinas de arte são algumas das atrações que irão ajudar e estimular todos os presentes a participarem de diversas atividades ligadas à educação ambiental.

Essa iniciativa também está de acordo com a política de responsabilidade socioambiental da Brookfield Energia Renovável, empresa com atuação mundial, 35 usinas hidrelétricas no Brasil e que busca sempre contribuir com a consciência ambiental das comunidades onde está presente.

Além disso, a comunidade poderá também ter um contato mais próximo com diversos projetos nas áreas de saúde, esporte, cultura e meio ambiente que são realizados pela Prefeitura Municipal de Cataguases, e conhecer um pouco mais das atividades e trabalhos realizados por artistas e expositores locais.

O projeto conta também com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais, COPASA, OAB Cataguases e Batalhão do Exército Tiro de Guerra. São esperadas aproximadamente 10 mil pessoas durante todo o evento, que acontecerá entre 9 da manhã e 5 da tarde.

Hora de reunir toda família e participar dessa grande festa da CIDADANIA !!!

Mais informações:
(31) 8855-0400

Fonte: http://www.cataguases.mg.gov.br/

Postado por: Aline M. de Carvalho

terça-feira, 9 de agosto de 2011

PASSEIO CLICOTURÍSTICO MOVIMENTOU ITAMARATI DE MINAS


Realizado na manhã do dia 31 de julho, o 1º Passeio Cicloturístico de Itamarati de Minas contou com a participação de aproximadamente 130 ciclistas da cidade e região, entre adultos, jovens e crianças. Foi possível ver famílias inteiras participando do evento, num clima agradável e descontraído.

Concentração dos ciclistas na Praça Padre Paulo Fada para inicio do passeio

Organizado pela Secretaria Municipal de Esportes, com apoio do prefeito Herivelto Zanela e de ciclistas locais, o passeio teve como objetivo incentivar a prática saudável de esportes e valorizar o patrimônio natural do município. O percurso total foi de 30 km, saindo da Praça Padre Paulo Fadda até a cantina da Usina Maurício.  Completando metade do trajeto, foi servido ao ar livre um lanche à base de frutas, sucos e pães onde os ciclistas puderam descansar, confraternizar e tirar fotos desfrutando de uma bela paisagem cercada por uma imensa área verde.

Ciclistas na Usina Maurício
 
Sempre acompanhados por veículos de apoio, um carro da COPASA que forneceu água potável e um veículo da Secretaria Municipal de Saúde, os ciclistas retornaram ao ponto de partida, onde foi servido um delicioso e super elogiado almoço preparado pela cozinheira Zequinha. 

Almoço servido na Escola Municipal Pedro Furtado
       Após o almoço foram sorteados vários brindes, entre eles duas bicicletas que foram entregues pessoalmente pelo prefeito Herivelto Zanela. A organização do eventou agradeceu a participação de todos e já promete novos passeios.

Herivelto Zanela e equipe de organização e apoio do evento


Fotos: Alexandre
Postado por: Aline M. de Carvalho

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Com recursos do ICMS Cultural, Prefeitura de Cataguases inicia reforma no centro cultural de Sereno


Com recursos do ICMS Patrimônio Cultural, estão em andamento as obras de reforma da antiga estação ferroviária do distrito de Sereno, onde funciona o Centro Cultural Tina Cruz. A Prefeitura Municipal de Cataguases, através da Secretaria de Cultura e Turismo, já reformou também as estações de Sinimbu e Aracati no ano passado e irá reformar, ainda este ano, a estação do distrito da Glória, todas com recursos do ICMS Patrimônio Cultural. Em 2010 foi concluída ainda a reforma do Centro Cultural Eva Nil, antiga estação ferroviária do centro de Cataguases, esta com recursos advindos do Fundo Estadual da Cultura.

A obra no Centro Cultural Tina Cruz, antiga estação ferroviária de Sereno, orçada em R$ 36.262,40, está sendo executada pela Santec Ambiental, empresa vencedora da licitação municipal. De acordo com a planilha que foi aprovada, estão sendo realizados os seguintes serviços: correção no reboco das paredes, revisão geral das instalações hidrosanitárias com eliminação de vazamentos, revisão geral das instalações elétricas, com substituição de lâmpadas, reatores e fios, revisão de portas e janelas, com substituição de ferragens e peças em geral, substituição parcial de telhas francesas na cobertura, assim como do engradamento que está danificado, do condutor pluvial e da calha em chapa galvanizada nos fundos, além de pintura e limpeza geral. 

Com 15,79 pontos (ano 2011/exercício 2012), Cataguases ocupa posição de destaque entre os municípios mineiros inscritos no ICMS Patrimônio Cultural. "Com essa boa classificação, Cataguases vem obtendo mais recursos para investir na preservação dos locais onde a cultura é promovida no município", afirmou o Secretário José Vítor Lima.

A próxima reforma já está acertada para acontecer na antiga estação ferroviária do distrito da Glória. Orçada em R$ 31.841,68, será executada também pela empresa Santec Ambiental, vencedora da licitação. A planilha prevê correção no reboco das paredes, execução de contrapiso em concreto, com desempeno em ar-gamassa, revisão geral nas instalações elétricas, substituição parcial de telhas francesas na cobertura e do engradamento danificado, além da pintura e limpeza geral.

Fonte: Jornal Cataguases - 05/08/2011 -  nº3.164 

Postado por: Aline M. de Carvalho

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

28ª EXPO e CONCURSO LEITEIRO DE SERENO

De 11 a 14 de Agosto de 2011

Dando continuidade os ciclo de exposições no município de Cataguases, começa no dia 11 de agosto a 28ª Expo e Concurso Leiteiro de Sereno. O evento é realizado pelo Conselho Comunitário de Sereno, com o apoio da EMATER e da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
  
Venha participar desta festa!!

Confira a programação:

Quinta-feira - 11/08
21:00 - Rick e Jonny

Sexta-feira - 12/08
21:00 - Alan & Marcos
22:00 - SALAMANDRA
01:00 - DJ Morango

Sábado - 13/08
22:30 - Banda Zem (Muriaé)
00:30 - JOÃO e JEAN (Petrópolis)
02:20 - DJ Ligeirinho

Domingo - 14/08
17:00 - Grupo Simplicidade
19:00 - Vino & Thiago

Local: Parque de Exposição
Entrada franca
Haverá Parque de diversões e telão

Postado por: Aline M. de Carvalho

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

1º Passeio Ciclístico HC- Saúde

Venha participar do 1º PASSEIO CICLÍSTICO HC-Saúde no dia 07 de Agosto de 2011.

Em comemoração ao Dia Nacional da Saúde (dia 05 de agosto) e com o objetivo de incentivar a prática de esportes e de hábitos saudáveis, será realizado um passeio urbano no centro de Cataguases.

Com um trajeto leve, de apenas 5,5 km, o passeio é indicado para todas as idade. A concentração será às 08:00 h no Centro Médico do Hospital de Cataguases para um café da manhã.

Após o passeio haverá sorteio de brindes.

Chame sua familia e amigos e venha começar o domingo de forma saudável!


Postado por: Aline M. de Carvalho

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

53ª FESTA DE SÃO CRISTÓVÃO - 05 a 07 de AGOSTO em ITAMARATI DE MINAS

Venha participar da tradicional Festa de São Cristóvão em Itamarati de Minas. Em sua 53ª edição, o evento traz diversas atrações religiosas, culturais e tradicionais, além de sorteio de prêmios. 
Confira a programação:

Dia 05 de agosto - Sexta-feira
18:00 - Santa Missa - Capela São Cristóvão - Adoração do Santíssimo (Liturgia e Canto, Apostolado da Oração, Grupo Mãe Rainha)
Tema: Celebrar em comunhão e participação
19:30 - Abertura das barracas
20:00 - Desfile de Modas (Misto)
21:00 - Apresentação de danças (ONG Evoluir)
22:00 - Show: Revelação do Forró

Dia 06 de agosto - Sábado
18:00 - Santa Missa - Capela São Cristóvão - Adoração do Santíssimo (Renovação Carismática, Catequese, Ministros da Eucaristia)
Tema: Ser discípulo, como São Cristóvão
19:30 - Abertura das barracas
20:00 - Desfile Grupo Viva Bem com escolha da Miss 3ª Idade 2011
21:00 - Show: Daniel Monnerat
23:00 - Show: Rodriguinho e banda

Dia 07 de agosto - domingo
05:00 - Alvorada com fogos
09:00 - Santa Missa Campal - Praça Astolfo Tavares (Cursilhistas, Pastoral do Adolescente, Pastoral Familiar)
Tema: São Cirstóvão, modelo de Santidade
11:00 - Charreata
12:00 - Almoço Beneficente - R$5,00 (Música ao vivo ONG Evoluir)
13:00 - Leilão dos Vivos e outros
15:00 - Sorteio de Prêmios - R$10,00
  • Cojunto de sofá 2 e 3 lugares
  • Kit casal C&S
  • Fogão 4 bocas
  • Máquina de lavar
  • Prêmio surpresa
18:00 - Carreata dos veículos automotores e motocicletas (BENÇÃO)
21:00 - Fogos
21:30 - Show: Cimar e Lucio Mauro

Esperamos você e sua família!!


postado por: Aline M. de Carvalho

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

FEXPO ALÉM PARAIBA 2011 - 02 a 07 de Agosto

Começa amanhã a 41ª Exposição Agropecuária e 45ª Feira da Comunidade de Além Paraíba, de realização da Prefeitura de Além Paraíba em parceria com o Sindicato Rural e a Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo.

O evento acontecerá no Parque de Exposições de Além Paraíba, e a entrada é gratuita.
Confira a programação:

  • Terça-feira - 02/Agosto: show com o cantor gospel MARCOS SALLES
  • Quarta-feira - 03/Agosto: show católico com o GRUPO IR AO POVO e show com o grupo de pagode BOM GOSTO
  • Quinta-feira - 04/Agosto: show com a dupla sertaneja BRUNO e MARRONE
  • Sexta-feira - 05/Agosto: shows com a banda CAPITAL INICIAL e MC BRUNINHA
  • Sábado - 06/Agosto: shows com as bandas TRUPE e TIHUANA
  • Domingo - 07/Agosto: show com ARLINDO CRUZ
 Venha curtir seis noites de muita diversão na FEXPO 2011 em ALÉM PARAÍBA!

 
 
 Postado por: Aline M. de Carvalho