Total de visualizações de página

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Gestora Regina Cabral envia no prazo determinado os Inventários Turísticos


O Circuito Turístico das Serras e Cachoeiras dá mais um passo em prol do desenvolvimento do turismo regional. Por meio de uma determinação do Ministério do Turismo, entregou dentro do prazo estipulado todos os inventários enviados pelos municípios.
O inventário tem por objetivo registrar, catalogar e formatar um banco de dados impresso e digital com todas as informações referentes ao setor turístico. Neste catálogo estarão disponíveis dados como infraestrutura local (saúde, serviços de comunicação, educação, transporte, segurança e outros); equipamentos e serviços (pousadas, hotéis, restaurantes, espaços para lazer, entretenimento e eventos, prestadores de serviço e comércios, como farmácias, artigos de fotografia, supermercado e postos de combustíveis); e atrativos (naturais, históricos, culturais, manifestações populares e outros).
O catálogo disponibilizará diversas informações como nome, endereço, horário de funcionamento, capacidade, tipo de serviço, tipo de culinária, número de leitos, entre outras.
O projeto que consiste em levantar e registrar a oferta turística dos municípios faz parte da Política Nacional do Ministério do Turismo, dentro do “Programa de Regionalização do Turismo”. O objetivo é incentivar os estados sobre a necessidade dos municípios se organizarem de forma regional. Em Minas Gerais, isso já é feito por meio dos Circuitos.
De acordo com Regina Cabral, Gestora do Circuito, todos os municípios brasileiros realizaram este inventário. “Para fazer parte dos circuitos, é preciso que o município cumpra alguns procedimentos. Um deles é a realização do inventário. É um processo de certificação. Para este ano, o Ministério exigiu que todas as cidades turísticas do país sejam inventariadas”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário