Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de abril de 2011

GESTORA DO CIRCUITO TURÍSTICO SERRAS E CACHOEIRAS REALIZA VISITA TÉCNICA AOS MUNICÍPIOS ASSOCIADOS



Com o intuito de conhecer melhor os municípios associados ao Circuito Turístico Serras e Cachoeiras e aproximar a gestão deste com o trade turístico regional, a gestora da ADERT (Agência de Desenvolvimento Regional do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras), Thais de Oliveira Lima, que assumiu o cargo em setembro de 2010, iniciou em fevereiro deste ano visitas técnicas in loco, visando diagnosticar os pontos fracos e fortes dos municípios para poder trabalhar em prol do desenvolvimento regional.

O primeiro local a ser beneficiado foi o pequeno município de Dona Euzébia, famoso pela sua grande produção e venda de mudas de diversos tipos para a região sudeste do país. A visita foi realizada no dia 24 de fevereiro e contou com o apoio do Secretário de Turismo, Bento Moreira e sua assessora, Margarete Teixeira para orientar e apresentar a gestora alguns dos pontos turísticos e proprietários de estabelecimentos ligados a esta atividade no município. Segundo Thais Lima: “A visita pode ser denominada como ‘visita de familiarização’, pois foi apenas o primeiro contato com a comunidade e o empresariado local. É notório que Dona Euzébia possui um grande potencial para o turismo rural e que seus atrativos precisam ser trabalhados aos poucos para que sejam reconhecidos até mesmo pelos próprios moradores.”

Após a visita, a Gestora elaborou um breve relatório técnico com o intuito de fazer uma avaliação sobre a visita e informar a diretoria da ADERT os procedimentos que foram tomados durante este trabalho. O relatório foi aprovado pela Prefeitura Municipal de Dona Euzébia e distribuído para todos aqueles que participaram desta ação, objetivando que estes se adéqüem as orientações ali repassadas.

Com este resultado, a gestora deu continuidade ao seu trabalho e realizou no dia 24 de março a visita ao município de Itamarati de Minas, sobre orientação e solicitação do Prefeito Municipal, Herivelto Zanela. O intuito é trabalhar junto a esta prefeitura projetos de infra-estrutura que aumentem a qualidade dos atrativos locais e fomentem a atividade turística na região. Para Thais Lima “É fundamental para a realização do trabalho o apoio da Prefeitura Municipal. Itamarati de Minas surpreende por suas belezas naturais e pela hospitalidade e aconchego típico das pequenas cidades mineiras.”

Seu principal atrativo é a Usina Maúricio que beneficia não só a região de Itamarati de Minas como o município de Leopoldina, também pertencente ao Circuito Turístico Serras e Cachoeiras. O local encanta pela sua beleza e as possibilidades de realização de turismo aquático ou de aventura. Bem próximo a mesma, existe a bela cachoeira Poeira D’água que é o ‘carro chefe’ desta região no que se refere a atrativo natural.



Cachoeira Poeira D'Água

Além dos municípios já visitados, pertencem a ADERT: Além Paraíba, Argirita, Leopoldina e Cataguases. Fechando o roteiro de cidades pequenas com vocação principalmente para o turismo rural, Thais Lima irá realizar hoje (08) e amanhã (09/04) visita técnica a Argirita, orientada pelo Secretário de Turismo Municipal, Luiz Felipe Rossi e sua assessora, Mabéle Thomé. A gestora se apresenta muito otimista por esta visita, pois segundo ela, Argirita tem se demonstrado um exemplo a ser seguido no Circuito e seu desenvolvimento no setor de turismo tem sido notório. O município foi o primeiro da região a ser beneficiado pelo ICMS Turístico e desde janeiro deste ano tem recebido do governo estadual uma verba semanal para o fomento do turismo local.

De acordo com a presidente da ADERT, Sônia Dias: “O objetivo é que essas visitas sejam freqüentes, buscando consolidar parcerias com a iniciativa pública e privada da região para criação de novos projetos e demonstração do apoio do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras aos seus municípios associados.”

* Informações ara agendamento de visitas ao município ou estabelecimento:
Thais de Oliveira Lima - Turismóloga e Gestora do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras
Tel.: (32)8803-8630 / Skype: serrasecachoeirasmg / E-mail: serrasecachoeiras@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário