Total de visualizações de página

domingo, 10 de maio de 2015

ALÉM PARAIBA

ALÉM PARAÍBA

           O Município localizado às margens do Rio Paraíba do Sul, tornou-se município de São José de Além Paraíba em 1880 e posteriormente em 1883 foi elevada a categoria de cidade mas somente em 1923 passou a se chamar Além Paraíba.
           Cidade acolhedora, que faz divisa entre os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro também é conhecida pela sua gastronomia e o bem receber os visitantes.
Em suas redondezas podem ser encontradas antigas fazendas do ciclo do café.  
                  Entre suas atrações histórico-culturais destacam-se os prédios do complexo ferroviário e a Locomotiva 51 memória presente do berço do trem em Minas.
                 Como em todas as cidades mineiras, a devoção e a fé em seus padroeiros são manifestadas nas festas religiosas.

                 Os eventos tradicionais que atraem grande número de visitantes, tem a FEXPO que acontece na primeira semana de agosto e o tradicional Carnaval, considerado melhor da região.
                  Se você não conhece Além Paraíba podemos fazer um roteiro em nossa região para a sua próxima viagem


Fonte: Blog por Larissa Dias
Postado por Sônia Dias

3 comentários:

  1. Sei da importância de divulgar a cidade, com sei também que um projeto turístico rural sustentável é muito importante e provavelmente a solução de muitos problemas econômicos do município.
    Acontece que não tenho conhecimento de investimentos pelo poder público nesse setor, que lamentável.

    ResponderExcluir
  2. Há um erro na informação de que o distrito de São Domingos pertence ao município de Além Paraíba. São Domingos integra o município de Santo Antonio do Aventureiro - onde existem dois belíssimos e confortáveis hotéis-fazenda.
    Vamos torcer para dar certo. Além Paraíba chegou a sediar o 'Circuito Turístico Áreas Proibidas', cuja cartilha de implantação serviu de modelo para a criação de inúmeros outros circuitos mineiros, pela Secretaria de Estado de Turismo-MG. O Circuito foi extinto por inépcia dos governos municipais que se sucederam desde então, não obstante as incontáveis tentativas de reativá-lo, como, entre inúmeras outras, a realização de Audiência Pública da 'Comissão de Turismo, Comércio e Indústria e Cooperativismo' da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, ocorrida no distrito de Angustura, em 31 de março de 2006 - fato até então inédito na história da ALMG, que, pela primeira vez na sua longa história, realizou reunião oficial na sede de um distrito mineiro. Da reunião participou, além de três deputados, o Presidente da ABOTTC - Associação Brasileira de Operadoras de Trens Turísticos e Culturais, também Presidente do Trem do Corcovado. (Obs. - Reuniões da ALMG costumam ser realizadas só nas sedes dos municípios).
    Lamentável também que instituição pioneira, que implantou a ideia da importância (social, cultural, econômica, histórica e ambiental) do turismo estruturado e sustentável - econômica e ambientalmente - na região, em face do imenso potencial existente, e realizou dezenas de eventos, além de ter participado e/ou coordenado igual ou maior número de reuniões/encontros, não tenha sido considerada para, no mínimo, discutir o tema, por ocasião da criação do atual Conselho Municipal de Turismo de Além Paraíba. Note-se que, irônica e originalmente, o primeiro Conselho, então denominado COMTURAP, fora criado, ainda em 2001, a partir das ações precursoras da instituição ora preterida. Plínio Alvim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço as informações Plinio Alvim, já editei o texto.
      No que depender do Circuito Serras e Cachoeiras, pode ter certeza que faremos o possível para divulgar o nome do município e com isso criar nos turístas o desejo de conhecer Além Paraíba e todos que compõem o Serras e Cachoeiras. Nosso objetivo é que o poder público e empresários da região possam investir no turísmo.
      Conto com sua colaboração nos enviando dados para divulgação

      Excluir