Total de visualizações de página

terça-feira, 24 de novembro de 2015












Projeto Trem da Terra reúne 8 prefeitos e Governo de Minas em Cataguases

  RSS  
tO prefeito Cesinha Samor fez a abertura do encontro e disse que o Trem da Terra vai promover o turismo na região
tO prefeito Cesinha Samor fez a abertura do encontro e disse que o Trem da Terra vai promover o turismo na região
Prefeitos e representantes de oito municípios reuniram-se nesta manhã de quarta-feira, 11 de novembro, no anfiteatro do Educandário Dom Silvério, centro de Cataguases, para dar início ao processo de instalação do Grupo de Trabalho do Trem Turístico "Trem da Terra Rio Minas". Também participaram a representante do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras, Sonia Dias, o Subsecretário da Secretaria de Governo, Fernando Tadeu David, além de Paulo Henrique do Nascimento, da Oscip Amigos do Trem, autora do projeto, entre outras entidades ligadas à preservação da ferrovia.

O evento, previsto para começar às 8 horas, teve início uma hora e meia depois com abertura feita pelo prefeito de Cataguases, Cesinha Samor. Ele elogiou a iniciativa, disse considerá-la "muito positiva para região e, saudosista, afirmou ser "muito gostoso andar de trem", contando já ter utilizado desse meio de transporte em sua infância e juventude. Por fim, disse esperar que todos os presentes e a população "abracem este projeto porque, segundo ele, "vai beneficiar muita gente e promover o nosso turismo e gerar empregos".

imageEm seguida, o subsecretário Fernando Tadeu David (foto), que também é coordenador geral dos Fóruns Regionais de Governo do Estado de Minas Gerais, mostrou-se favorável ao projeto e dizendo que não estava ali para apresentar uma proposta "pronta", mas para "construirmos juntos um uma proposta comum". Ele elogiou a iniciativa e disse, tomando como base o que já conhece do projeto, não ter dúvidas de que o "Trem da Terra vai alçar voos muito altos", completou.

Paulo Henrique do Nascimento, da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Amigos do Trem, responsável pela criação do projeto "Trem da Terra Rio Minas", fez sua apresentação e o detalhou aos presentes. E não poupou elogios."O trajeto por si só é um grande atrativo", afirmou dando a entender que os 180 quilômetros de ferrovia entre Cataguases e Três Rios são recheados de beleza natural vão encantar os turistas entre outras atrações existentes nos municípios que o trem fará paradas. 

imageO responsável pela Amigos do Trem informou também que a cidade de Palma está aderindo ao projeto por ter um distrito que faz parte do percurso. Sobre a estrutura do projeto, Paulo revelou já contar com duas locomotivas e quatro vagões e conta ainda com a possibilidade de ter mais dez, que serão usados para carregar passageiros e como restaurante. Estes, porém, pertencem à Companhia Vale do Rio Doce e estão sendo negociados. Neste sentido, ele pediu a participação do Governo de Minas para que possa agilizar este processo. Ele finalizou informando que a expectativa é de que nos dois primeiros anos de funcionamento do Trem da Terra Rio Minas sejam transportadas 46 mil pessoas e dobrar este número a partir do terceiro ano.


Fonte: http://www.marcelolopes.jor.br/noticia/detalhe/17863/projeto-trem-da-terra-reune-8-prefeitos-e-governo-de-minas-em-cataguases















Nenhum comentário:

Postar um comentário