Total de visualizações de página

terça-feira, 10 de novembro de 2015

SETUR PARTICIPARÁ DE VIAGEM TÉCNICA DO PROJETO EXPRESSO TREM DA TERRA


Setur participará de viagem técnica do Projeto Expresso Trem da Terra


De hoje(09), até o dia 11 de novembro, uma equipe da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (SETUR-MG) fará uma viagem técnica no Expresso ‘Trem da Terra’. O trem turístico, que começa a operar no início do ano que vem, vai ligar Minas Gerais ao Rio de Janeiro, passando pelas cidades de Cataguases, Recreio, Leopoldina, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, em Minas, e de Sapucaia e Três Rios, no Rio. O trajeto será feito sobre os trilhos da antiga Estrada de Ferro Leopoldina, primeira ferrovia implantada no Estado.

Para o Secretário de Turismo Mário Henrique Caixa, esse projeto vem para agregar mais força ao turismo e à economia em Minas e no Rio de Janeiro. “O ‘Expresso Trem da Terra’ está em sintonia com o esforço do governo para revitalizar o sistema de transporte ferroviário do nosso país. Essa ideia trará uma difusão de experiências e cultura, não só para os turistas, como também para a população local. Além de gerar muitos empregos”, afirma.

A viagem técnica contará com a presença de lideranças locais e do Estado, que oficializará o interesse dos Fóruns Regionais pelo projeto. Durante os três dias serão visitadas secretarias municipais e pontos turísticos das cidades. Além disso, os técnicos terão a oportunidade de conhecer a gastronomia, a natureza e arquitetura local, e a rede de economia solidária e agricultura familiar. 

O “Expresso Trem da Terra” tem apoio do Governo Federal, através do Plano Nacional de Revitalização das Ferrovias e do Programa de Resgate do Transporte Ferroviário de Passageiros, lançado em maio de 2003, em Parceria com o Ministério do Transporte-MT, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte-DNIT e a Inventariança da Rede Ferroviária Federal-RFFSA. O projeto encontra-se cadastrado no Ministério dos Transportes, tendo sido classificado como trecho de interesse turístico.

Fonte: e_mail recebido da SETUR/MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário