Total de visualizações de página

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Circuito Serras e Cachoeiras é representado no 12º Encontro de Presidentes e Gestores dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais

     Nos dias 16 a 18 de novembro de 2010, foi realizado no Retiro das Rosas, em Ouro Preto – MG, o 12º Encontro de Presidentes e Gestores dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais. O Encontro é uma promoção da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais – FECITUR, em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo – SETUR, e teve início em Belo Horizonte na terça-feira (16), com eleição da nova diretoria da entidade.

     Durante a realização do mesmo, estiveram presentes a presidente, Sônia Maria Dias Gonçalves e a gestora, Thais de Oliveira Lima, do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras, que participaram da Assembléia Geral para eleição da diretoria da FECITUR para o biênio de 2011/2012.

     A Assembléia foi realizada no SENAC, em Belo Horizonte, onde foi reempossado o atual presidente, Francisco Melo, e sua diretoria formada por Robinson Rodrigues de Castro, como vice-presidente de Comunicação, José Maurício Carneiro da Silva, como vice-presidente Secretário, Flávio Antonio Pitella, como vice-presidente Financeiro e Niviany Josiely da Silveira, como vice-presidente Técnica, além de 28 membros dos Conselhos Fiscal e Consultivo.

     Após a eleição, o grupo se dirigiu a Ouro Preto onde se iniciou o Encontro com a Lúcia Ciccarini do SEBRAE que passou aos presidentes e gestores os resultados obtidos com o GESTUR – Programa de Sensibilização e Capacitação dos Gestores de Turismo, realizado em diversas regiões do Estado e dia 08 de outubro, em Cataguases.

     Além disso, houve apresentações da Mônica de Alencar – Coordenadora do Programa de Turismo do SEBRAE, representantes da Associação Brasileira de Produtores de Água Ardente de Qualidade – AMPAQ, representante da Informação Hoteleira Compartilhada – TAX Info e da SETUR.

     O Encontro de Presidentes e Gestores contou também com apresentação de três cases de sucesso dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais e a consultoria da Paula Lacerda da Luzes Consultoria que elaborou junto com o grupo estratégias e ações para o desenvolvimento dos Circuitos.

     O encerramento do evento foi realizado na quinta-feira, 18 de novembro, pela Secretária de Turismo do Estado, Érica Drumond que respondeu as dúvidas e ouviu sugestões dos participantes, declarando ainda que a Política Pública do Turismo em Minas Gerais é construída com a participação de lideranças tanto do poder público como da iniciativa privada em todas as regiões do Estado.
     Para a gestora do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras, Thais Lima, “O Encontro de Presidentes e Gestores é uma oportunidade para trocar experiências, se qualificar e atualizar para os acontecimentos do turismo no Estado, podendo em conjunto com outros profissionais buscar soluções para os problemas regionais e locais do nosso Circuito.”


12º Encontro dos Presidentes e Gestores dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais

A Secretária de Turismo do Estado Érica Drumond e a gestora do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras, Thais Lima

O Presidente da FECITUR, Francisco Melo, a gestora do Circuito Serras e Cachoeiras Thais Lima e o gestor da FECITUR Douglas Lopes

A gestora do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras, Thais Lima e a Consultora Paula Lacerda

Retiro das Rosas - Cachoeira do Campo (Ouro Preto - MG)
    

sábado, 27 de novembro de 2010

SECRETÁRIA DE TURISMO ENCERRA ENCONTRO DE PRESIDENTES E GESTORES

SECRETÁRIA DE TURISMO ENCERRA ENCONTRO DE PRESIDENTES E GESTORES DOS

CIRCUITOS TURÍSTICOS 2010



A secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond encerrou na tarde da última quinta-feira (18) o 12º Encontro de Presidentes e Gestores dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais, em Ouro Preto. O Encontro é uma promoção da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (FECITUR), em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), e teve início em Belo Horizonte na última terça-feira (16), com a eleição da nova diretoria da entidade.
Para a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, a Política Pública do Turismo em Minas Gerais é construída com a participação de de lideranças tanto do poder público como da iniciativa privada em todas as regiões do Estado. "Temos um Estado muito grandioso e o turismo cresce à medida que desenvolvemos uma política regionalizada. Esta atividade gera renda e emprego no mundo todo. Em Minas Gerais não pode ser diferente. Os Circuitos estão caminhando para a consolidação da atividade como fonte de renda para
Minas Gerais", frisou.
Érica Drumond também ressaltou que inserção do critério turismo no ICMS Solidário foi uma das grandes conquistas dos últimos anos. "Quem trabalha acreditando no turismo será recompensado com um recurso a mais. Aqueles que correram para cumprir prazos e batalharam durante os últimos anos para fomentar o turismo em suas comunidades são merecedores desse recurso", reconheceu.
Participaram do Encontro os presidentes e gestores das 48 Associações dos Circuitos Turísticos Mineiros. O objetivo foi o alinhamento de diretrizes a serem executadas nos próximo ano e a integração entre os membros associados

Eleição
Dentro da programação do encontro,  terça feira (16), em Belo Horizonte, foi realizada Assembléia Geral para eleição da diretoria da entidade para o biênio 2011/2012. O atual presidente, Francisco Melo, foi
reeleito presidente.Também integram a nova diretoria Robinson Rodrigues de Castro, como vice-presidente de Comunicação, José Maurício Carneiro da Silva, como vice-presidente Secretário, Flávio Antonio Pitella, como vice-presidente Financeiro e Niviany Josiely da Silveira, como vice-presidente Técnica, além de 28 membros dos Conselhos Fiscal e Consultivo.
Para Francisco Melo, este é um momento oportuno para que todos os associados reflitam as diretrizes da nova gestão. "Estamos contemplando o Planejamento Estratégico já elaborado em 2010, que traçou uma série de ações até 2013.
Pretendemos fortalecer a parceria que já temos com o Governo de Minas, por meio da Setur", explicou.

Cases de Sucesso

Os presidentes e gestores dos circuitos mineiros também assistiram à apresentação de três cases de sucesso na atividade turística do Estado:
A Associação de Circuito Turístico da Canastra apresentou o plano de marketing adotado para a produção de material promocional dos destinos daquela região.
O Circuito Turístico Belo Horizonte apresentou o projeto Escadaria, que promove um intercâmbio cultural de todas as regiões mineiras na escadaria da Prefeitura de Belo Horizonte, todos os domingos, durante a Feira de Artesanato da Afonso Pena. A iniciativa, fruto de parceria entre a Fecitur e a Belotur, recebeu, na última semana, o prêmio Melhores Práticas, na categoria Cooperação Regional, do Ministério do Turismo.
Já o Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas apresentou o Pró-Gestur, que promove capacitação de gestores locais visando o enquadramento dos municípios nos critérios para a inclusão no ICMS
Turístico.

Regionalização do Turismo
As Associações dos Circuitos Turísticos são instâncias de governança regional, que reúnem um conjunto de municípios de uma mesma região com afinidades culturais, sociais e econômicas. Cada Associação possui um presidente e um gestor, que representam todas as instituições e as cidades envolvidas. Minas Gerais conta com 48 Associações de Circuitos Turísticos certificadas pela Setur.

Legenda: A secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, encerra o 12º Encontro de Presidentes e Gestores dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais, em Ouro Preto.

Crédito: Dominique Gass
Fonte: Internet - Notícias - SETUR

SETUR REALIZA CONGRESSO MINEIRO DE HOTELARIA EM BELO HORIZONTE

A Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais, em parceria com o Ministério do Turismo e a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira de MG (ABIH), realiza, nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro, o Congresso Mineiro de Hotelaria, no Minascentro, em Belo Horizonte. A iniciativa conta com o apoio do Senac-MG, Sebrae-MG e Fatec/CDL.
A programação do Congresso Mineiro de Hotelaria foi planejada em função do grande evento esportivo a ser realizado em Minas Gerais, a Copa de 2014. De acordo com a ABIH, com a proximidade da Copa de 2014, Belo Horizonte terá,
no mínimo, mais 30 hotéis construídos. Os hotéis existentes deverão passar por amplas reformas. Serão, pelo menos, dois mil novos empregos diretos, além dos atuais dez mil funcionários em atividade atualmente na capital e Região Metropolitana.
O Congresso será totalmente dedicado à qualificação hoteleira, e tem como público alvo hoteleiros, gestores, colaboradores, consultores e profissionais envolvidos na capacitação de pessoas e qualificação empresarial em função de novas demandas que surgirão com grandes eventos sediados em Minas Gerais. O Sebrae MG fará caravanas levando para o Congresso hoteleiros de todo o Estado.


Programação
Durante os dois dias, especialistas e executivos de grandes grupos
hoteleiros, farão cerca de 20 palestras sobre as metodologias aplicadas para melhor atender o turista. O público poderá participar de oficinas, workshops e clínicas tecnológicas que darão início à capacitação dos profissionais mineiros e prepará-los para a excelência no atendimento aos turistas nacionais e estrangeiros.
Interessados em ingressar na faculdade de turismo poderão conhecer os cursos de nível superior e técnico disponibilizados pelas faculdades e instituições de ensino de Belo Horizonte. Também haverá mostras de fornecedores dos seguintes setores: Conhecimento (escolas de idiomas, informática, consultoria e assessoria para capacitação e treinamento), Inovação e Tecnologia (informática, sistemas de automação, comunicação, segurança,
sustentabilidade e eficiência) e Gestão (consultoria e assessoria
empresarial, financeira, jurídica, saúde, previdência e seguros).
Os interessados em participar do Congresso Mineiro de Hotelaria devem se inscrever no www.hotelariamineira.com.br. Toda a programação é gratuita.
Informações para o público: (31) 3213-1723 ou
congressodehotelaria@integralle.com.br

Fonte: SETUR

PRESIDENTES E GESTORES SE ENCONTRAM EM OURO PRETO

PRESIDENTES E GESTORES DAS ASSOCIAÇÕES DOS CIRCUITOS TURÍSTICOS MINEIROS SE REUNIRAM  EM OURO PRETO

        A Secretaria de Estado de Turismo e a Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (FECITUR), promoveram nos dias 16,17 e 18 de Novembro, o 12º Encontro de Presidentes e Gestores dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais. O Encontro aconteceu em Ouro Preto.
       Participaram do evento presidentes e gestores das Associações dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais. O Circuito Turístico Serras e Cachoeiras se fez presente com a sua presidente Sônia Dias e a Gestora Thaís Lima.

      O objetivo é o alinhamento da política pública de turismo e definição de estratégias para 2011.
     As Associações dos Circuitos Turísticos são instâncias de governança regional, que reúnem um conjunto de municípios de uma mesma região com afinidades culturais, sociais e econômicas.    
     Cada Associação possui um presidente e um gestor, que representam todas as instituições e as cidades envolvidas. Minas Gerais conta com 48 associações de circuitos turísticos certificadas pela Setur.

ASSEMBLÉIA GERAL

A Presidente do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras participou da Assembléia Geral da Federação dos Circuitos Turísticos em Belo Horizonte para votação da nova diretoria.
Por unanimidade o atual presidente da FECITUR continuará em seu cargo, dando prosseguimento assim aos trabalhos iniciados.
Parabéns ao Francisco Melo.

FOTOS DA FEIRA DAS AMÉRICAS 2010















sexta-feira, 12 de novembro de 2010

FEIRA DAS AMÉRICAS - 2010

A Presidente do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras Sônia Dias juntamente com a gestora Thaís Lima, participaram da Feira das Américas. Foram em busca de novidades e verificaram as tendência do turísmo para aplicar em nossa região. A edição 2010 da Feira das Américas - ABAV trouxe novidades e muitos lançamentos.

A  ABAV 2010 reuniu no Riocentro, nos dias 20, 21 e 22 de outubro toda a cadeia produtiva do Turismo.
Durante os três dias do evento os visitantes acompanharam as novidades apresentadas pelos expositores e puderam realizar networking com todos os profissionais presentes no evento.
No congresso falou-se sobre o turísmo Receptivo e as estratégias que deverão ser utilizadas. Os apresentadores foram Carlos Silvério,  Fernando Amaral e  o Diretor de Turismo Receptivo da ABAV nacional Jean Paul Alfred Philippe Gonze.Falaram de como estabelecer um plano estratégico e de marketing para as agências de receptivo, considerando o atual momento do mercado brasileiro. Como estabelecer metas para alcançar êxito comercial tendo em vista oportunidades como a realização de eventos mundiais no País. E o lançamento do Manual de Marketing para as Agências de Receptivo.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

GESTUR

Depois do sucesso do Gestur em Cataguases, a região da Zona da Mata já olha com olhar diferente o turismo na região. Os projetos já estão sendo elaborados e acreditamos que em breve estaremos colhendo os frutos desse maravilhoso programa.



Foto: Eduardo Rosa

Foto: Eduardo Rosa

Foto: Eduardo Rosa

Foto: Eduardo Rosa

domingo, 7 de novembro de 2010

PROJETO ESCADARIA É UM DOS VENCEDORES ...

PROJETO ESCADARIA É UM DOS VENCEDORES DA PRIMEIRA CHAMADA DAS MELHORES PRÁTICAS DOS 65 DESTINOS INDUTORES.

O Ministério do Turismo torna público o resultado da I Chamada para a Premiação das Melhores Práticas dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional – Estudo de Competitividade 2010. Considerou-se, exclusivamente, as práticas vinculadas às treze dimensões que compõem o Estudo de Competitividade, sendo as mesmas divididas e analisadas em capitais e não-capitais.

As seguintes instituições participaram das bancas avaliadoras: Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Fundação Getulio Vargas (FGV), Instituto de Assessoria para Desenvolvimento Humano (IADH), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Instituto Marca Brasil (IMB), Ministério da Cultura (MinC), Ministério da Integração, Ministério das Cidades, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ministério do Turismo (MTur) e Sebrae Nacional - Serviço de apoio às Micro e Pequenas Empresas.
Para ver outros destinos clique no link abaixo.
http://www.turismo.gov.br/export/sites/default/turismo/noticias/acontece/download_acontece/Vencedores_Melhores_Prxticas_65_DI.pdf

Fonte: Ministério do Turismo
Postado por Sônia Dias