Total de visualizações de página

sábado, 27 de novembro de 2010

SECRETÁRIA DE TURISMO ENCERRA ENCONTRO DE PRESIDENTES E GESTORES

SECRETÁRIA DE TURISMO ENCERRA ENCONTRO DE PRESIDENTES E GESTORES DOS

CIRCUITOS TURÍSTICOS 2010



A secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond encerrou na tarde da última quinta-feira (18) o 12º Encontro de Presidentes e Gestores dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais, em Ouro Preto. O Encontro é uma promoção da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (FECITUR), em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), e teve início em Belo Horizonte na última terça-feira (16), com a eleição da nova diretoria da entidade.
Para a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, a Política Pública do Turismo em Minas Gerais é construída com a participação de de lideranças tanto do poder público como da iniciativa privada em todas as regiões do Estado. "Temos um Estado muito grandioso e o turismo cresce à medida que desenvolvemos uma política regionalizada. Esta atividade gera renda e emprego no mundo todo. Em Minas Gerais não pode ser diferente. Os Circuitos estão caminhando para a consolidação da atividade como fonte de renda para
Minas Gerais", frisou.
Érica Drumond também ressaltou que inserção do critério turismo no ICMS Solidário foi uma das grandes conquistas dos últimos anos. "Quem trabalha acreditando no turismo será recompensado com um recurso a mais. Aqueles que correram para cumprir prazos e batalharam durante os últimos anos para fomentar o turismo em suas comunidades são merecedores desse recurso", reconheceu.
Participaram do Encontro os presidentes e gestores das 48 Associações dos Circuitos Turísticos Mineiros. O objetivo foi o alinhamento de diretrizes a serem executadas nos próximo ano e a integração entre os membros associados

Eleição
Dentro da programação do encontro,  terça feira (16), em Belo Horizonte, foi realizada Assembléia Geral para eleição da diretoria da entidade para o biênio 2011/2012. O atual presidente, Francisco Melo, foi
reeleito presidente.Também integram a nova diretoria Robinson Rodrigues de Castro, como vice-presidente de Comunicação, José Maurício Carneiro da Silva, como vice-presidente Secretário, Flávio Antonio Pitella, como vice-presidente Financeiro e Niviany Josiely da Silveira, como vice-presidente Técnica, além de 28 membros dos Conselhos Fiscal e Consultivo.
Para Francisco Melo, este é um momento oportuno para que todos os associados reflitam as diretrizes da nova gestão. "Estamos contemplando o Planejamento Estratégico já elaborado em 2010, que traçou uma série de ações até 2013.
Pretendemos fortalecer a parceria que já temos com o Governo de Minas, por meio da Setur", explicou.

Cases de Sucesso

Os presidentes e gestores dos circuitos mineiros também assistiram à apresentação de três cases de sucesso na atividade turística do Estado:
A Associação de Circuito Turístico da Canastra apresentou o plano de marketing adotado para a produção de material promocional dos destinos daquela região.
O Circuito Turístico Belo Horizonte apresentou o projeto Escadaria, que promove um intercâmbio cultural de todas as regiões mineiras na escadaria da Prefeitura de Belo Horizonte, todos os domingos, durante a Feira de Artesanato da Afonso Pena. A iniciativa, fruto de parceria entre a Fecitur e a Belotur, recebeu, na última semana, o prêmio Melhores Práticas, na categoria Cooperação Regional, do Ministério do Turismo.
Já o Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas apresentou o Pró-Gestur, que promove capacitação de gestores locais visando o enquadramento dos municípios nos critérios para a inclusão no ICMS
Turístico.

Regionalização do Turismo
As Associações dos Circuitos Turísticos são instâncias de governança regional, que reúnem um conjunto de municípios de uma mesma região com afinidades culturais, sociais e econômicas. Cada Associação possui um presidente e um gestor, que representam todas as instituições e as cidades envolvidas. Minas Gerais conta com 48 Associações de Circuitos Turísticos certificadas pela Setur.

Legenda: A secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, encerra o 12º Encontro de Presidentes e Gestores dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais, em Ouro Preto.

Crédito: Dominique Gass
Fonte: Internet - Notícias - SETUR

Nenhum comentário:

Postar um comentário