Total de visualizações de página

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Circuito Serras e Cachoeiras alia tradição e modernidade Trilhas, cachoeiras, museus, obras de arte e monumentos arquitetônicos históricos e modernos são as atrações desse complexo turístico com sede em Leopoldina

Na região da Zona da Mata Mineira, é possível encontrar uma belíssima paisagem natural, composta por serras e cachoeiras. No ambiente urbano, a paisagem arquitetônica mistura construções e obras de arte modernas com monumentos mais antigos. Essa contradição pode ser vista de perto durante um passeio pelo Circuito Turístico Serras e Cachoeiras.

Leopoldina, Recreio, Cataguases, Argirita, Dona Euzébia e Itamarati de Minas são as seis cidades responsáveis por dar a este Circuito um caráter tão curioso. Cataguases chama a atenção pelos ricos acervos de arte de Cândido Portinari, Emerick Marcier, Jan Zack, Bruno Giorgi, Oscar Niemeyer, Francisco Bolonha, Aldary Toledo, Burle Marx e Djanira.
Estas obras são encontradas em igrejas, colégios, praças e dentro das residências de alguns moradores. Ao lado de obras tão importantes também estão os monumentos arquitetônicos que promovem uma viajem ao passado. Um exemplo é o Santuário de Santa Rita, onde a obra A vida de Santa Rita, de Djanira, pode ser encontrada (foto abaixo à direita). "O patrimônio histórico é muito forte em Cataguases", explica a gestora da Agência de Desenvolvimento Regional do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras, Regina Cabral.
Ao lado de Cataguases, Leopoldina também contribui com o caráter urbano desse circuito. A cidade abriga o Museu da Eletricidade, onde estão guardados equipamentos e ferramentas que datam da construção da Usina Maurício em 1908. Além dele, os turistas podem visitar o Centro Cultural Espaço dos Anjos, onde estão os restos mortais de Augusto dos Anjos, poeta brasileiro que faleceu em Leopoldina em 1914.

Regina também chama a atenção para os pontos turísticos ligados à natureza em Leopoldina. A Pedra do Cruzeiro (foto acima à esquerda) é freqüentada pelos turistas mais corajosos. Ela é usada para os esportes mais radicais, como rapel e o salto de paraglider. Outro ponto muito visitado é a cachoeira Poeira D'água, localizada na área da usina hidrelétrica, ainda em funcionamento. "É um local muito visitado, principalmente no verão."
Itamarati de Minas, Recreio, Argirita e Dona Euzébia se destacam pelas belezas naturais. São cachoeiras, trilhas e espaço para a prática de esportes. A Serra dos Caramonos (foto acima à direita) é uma paisagem natural muito procurada em Itamarati. Em Argirita, um dos destaques é a cachoeira do engenho (foto abaixo). Dona Euzébia, além das belezas naturais, também é destaque na produção de mudas de todos os tipos. São plantas frutíferas, florestais e ornamentais. "A cidade é conhecida nacionalmente por causa da produção dessas mudas."

Assim como Dona Euzébia, Recreio não se destaca somente pelas suas belezas naturais. A cidade é grande produtora de cerâmicas (foto acima à esquerda). "Elas são muito comercializadas para Cataguases e para outras cidades também", comenta Regina. A produção é artesanal e a maior parte das fábricas fica localizada dentro de casa. "Elas são montadas no quintal. É uma importante fonte de emprego e renda."






Proximidade é ponto positivo

A proximidade entre as cidades é um ponto positivo desse circuito. Entre Leopoldina, a sede, e as outras cidades, a distância maior é de Itamarati de Minas, com aproximadamente 35 Km. De Leopoldina até Recreio, Regina contabiliza 25 Km, até Cataguases 17 Km, até Argirita 22 Km e Dona Euzébia está a 30 Km da sede.
A gestora garante que o passeio entre as cidades é tranqüilo devidos as boas condições das estradas. "elas foram arrumadas, possuem sinalização e a indicação das cidades a cada dez quilômetros.".
Outro ponto positivo do circuito são os restaurantes. Regina diz que os turistas estão muito bem servidos em qualquer cidade escolhida para o passeio. O que ainda está sendo estruturado nos locais menores é a rede hoteleira."Estamos reestruturando as pousadas para adaptá-las às necessidades dos turistas. Mas em qualquer cidade há como se hospedar."




Nenhum comentário:

Postar um comentário