Total de visualizações de página

terça-feira, 29 de junho de 2010

CIRCUITO SERRAS E CACHOEIRAS PARTICIPA DO 11º ENCONTRO DE PRESIDENTES E GESTORES DOS CIRCUITOS TURÍSTICOS – 21 a 24/06/2010


O Circuito das Serras e Cachoeiras representado pela gestora Regina Cabral participou do 11º Encontro de Presidentes e Gestores dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais, na cidade de Uberlândia promovido pela Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (FECITUR), em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo, que aconteceu nos dias 21, 22, 23 e 24 de junho. São 46 Associações certificadas pela SETUR e participaram do encontro mais de 60 representantes e contou com a presença dos diretores da Secretaria de Estado de Turismo, o Secretario adjunto Maurílio Guimarães e a Secretária do Estado de Turismo Sra Erica Drummond. O objetivo do encontro foi o alinhamento de diretrizes a serem executadas nos próximos quatro anos. Dentro da programação o Momento Setur pela equipe da SETUR que apresentaram resultados da política pública de turismo mineiro e novos projetos como a construção de site e capacitação. Participação da dinâmica Momento de Integração com a moderadora Paula, técnica do SEBRAE, apresentação do Eixo Temático pelo presidente Francisco Melo:

- Regionalização do Turismo

- Segmentação e Diversificação da Oferta Turística

- Pesquisa e informação turística

- Promoção e apoio a comercialização

- Qualificação da super estrutura

- Infra - estrutura publica e transportes

- Normatização do turismo

- Fomento a iniciativa privada

que foi discutido entre os grupos formados para que a FECITUR entregue uma copia a Secretária das sugestões para o fortalecimento dos circuitos, momento inovação e criatividade, momento de prosa, momento identidade regional, momento conselho estadual de turismo (apresentação da secretária) visita técnica ao Center Convention.
No dia 23 a secretária de turismo, Érica Drumond, entrega a cada representante, o livro Diretrizes de Política Pública do Turismo de Minas Gerais. De acordo com a secretária, o livro “Diretrizes” é uma síntese das políticas e programas do turismo que estão em execução desde 2007. “O papel do governo, por meio da política pública, é trazer turistas para os quatro cantos do Estado, sempre com foco na geração de riqueza e renda para as populações. E este livro é o resultado das ações conjuntas, trabalhados por todos os agentes do turismo mineiro”. Ainda de acordo com a secretária, as Associações de Circuitos foram os braços executores das ações de turismo no Estado. “Trabalhamos com a descentralização de ações e recursos dando autonomia para o desenvolvimento de nossas regiões”, enfatizou.

O livro traça as diretrizes e orienta o desenvolvimento turístico do Estado, contribuindo para integrar a política sócio-econômica de Minas Gerais de forma planejada, organizada e sustentada. É uma ferramenta de gestão das políticas públicas do turismo mineiro e apresenta uma visão sistêmica, que reúnem objetivos, metas, e ações amparados pelos princípios da parceria, sustentabilidade, conhecimento, competitividade e qualidade.

Ressaltou alguns dos principais resultados alcançados pelo turismo de Minas Gerais nos últimos anos, como investimentos de cerca de R$ 53 milhões em ações de infra estrutura e planejamento por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR), a instalação, em parceria com o Departamento de Estradas e Rodagem – DER –, de 850 placas de sinalização turística rodoviária; a qualificação de mais de seis mil pessoas, entre lideranças, empreendedores e prestadores de serviço turístico; o investimento de mais de R$ 5 milhões no Turismo de Negócios e Eventos; a criação do Espaço Minas Gerais em São Paulo; a realização de 10 séries de Pesquisas de Demanda e Pesquisas de Análise do Perfil do Turista; a elaboração de 90 novos roteiros; a capacitação de cerca de 100 empresas de receptivo mineiro; o aumento em 167% do número de ações promocionais do turismo mineiro de 2007 a 2009; o apoio financeiro em ações descentralizadas em 100% das Associações de Circuitos Turísticos, a realização de três edições do Salão Mineiro do Turismo, dentre outras.

Apresentou a cidade de Uberlândia como Destino Indutor por possuir pontos favoráveis como o clima, a localização privilegiada no centro do Brasil, a economia pujante e boa oferta hoteleira, ressaltou. Em outro momento fala sobre ICMS Turístico, do decreto que saiu no diário oficial dia 19 de junho. No ultimo dia (24) a SETUR cede espaço para que os presidentes e gestores ficassem a vontade para falar. A gestora Regina Cabral pede a palavra e fala ao diretor de desenvolvimento Ruy Felipe e sua equipe que no 12º encontro um novo programa fosse lançado, com a participação a frente dos presidentes e gestores com apoio da SETUR/FECITUR mostrando as necessidades e dificuldades de cada um. A proposta é mostrar como aplicar a criatividade nos circuitos, sendo que tem significados distintos por diferentes pessoas, onde podemos criar alternativas que consigam solucionar problemas, formatar novos produtos, resgatar eventos que estão desarticulados (como a feira industrial de Cataguases e outros) e valorizar historias culturais, criar oportunidades para que a comunidade mostra seu trabalho e assim gerar renda, criando cooperativas e fazer que o comercio compre direto, desenvolver junto ao poder publico projetos de mutua cooperação, envolvimento do setor produtivo local, criação das atividades (calendário de eventos) e criar rede de informação, não só de eventos (twitter, Orkut etc). Após a manifestação e desabafo da gestora do circuito das Serras e Cachoeiras houve participação de outros representantes de circuitos presentes, onde cada um aproveitou o momento. Satisfeita com o apoio que recebeu, Regina Cabral fala que aguarda resposta da SETUR e oferece uma das cidades do circuito para receber o 12º encontro de presidentes e gestores e agradece a oportunidade.
Regina Cabral

Gestora

Nenhum comentário:

Postar um comentário