Total de visualizações de página

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

BELEZA NATURAL É O NOSSO FORTE

          O Circuito Turístico Serras e Cachoeiras, na Zona da Mata, faz jus ao nome. É composto por seis municípios, onde predominam a criação de gado e produção de arroz e cereais, mas que também guarda muita riqueza natural a ser desfrutada pelo turista. As exposições agropecuárias e industriais, com shows e rodeios, são eventos que ao longo do ano atraem inúmeros visitantes à região.
          Em ARGIRITA, do alto do mirante, se avista a tranquila e pequena cidade que preserva as tradições culturais de seu povo, expressadas nas artes literária, artesanato, dança e culinária.
          CATAGUASES possui expressivo acervo de arte moderna, com destaque para obras de Cândido Portinari, Emerick Marcier, Jan Zack, Bruno Giorgi, Oscar Niemeyer, Francisco Bolonha, Aldary Toledo, Burle Marx, Djanira e Ana Neri.
          A Matriz de Santa Rita de Cássia, pela sua originalidade de concepção e beleza arquitetônica, figura entre as construções de vanguarda em toda região. O Colégio Cataguases, atualmente Escola Estadual Manuel Inácio Peixoto, cujo projeto é de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer, é um marco significativo dentro do ciclo de construções modernas de Cataguases. Ao redor da Praça Rui Barbosa, no centro da cidade, prédios nos estilos neoclássico, eclético e moderno compõem um interessante panorama arquitetônico.
          DONA EUZEBIA é conhecida nacionalmente como a cidade das mudas. Uma boa pedida para quem gosta de contemplar a fauna em meio às suas montanhas e cachoeiras.
          Já ITAMARATI DE MINAS é famosa na região pela realização da Exposição Agropecuária e de um Carnaval bem animado. As piscinas naturais no Rio Novo, localizado na Reserva Particular do Patrimônio Natural/ RPPN Usina Maurício são atrativos do município atraem milhares de turistas.
          Na cidade de LEOPOLDINA, existem belas cachoeiras, como a Cachoeira da Poeira D'Água, muitos procuradas durante o verão. Nos arredores, é possível ainda praticar turismo de aventura -como pára-quedismo, voo livre, motocross, canoagem, trekking e cross por trilhas fantásticas, sempre cercadas de muito verde.
          É na cidade que estão localizados o Museu da Eletricidade – primeiro museu da eletricidade do país que data da construção da Usina Maurício, em 1908 - e o “Espaço dos Anjos”, um centro cultural que guarda objetos e documentos que preservam a memória do “poeta da morte”. Também se situa em Leopoldina, a mais importante estação ferroviária da região, por onde eram embarcadas sacas e sacas de café para o porto do Rio de Janeiro. Um dos eventos mais conhecidos é a Semana Gastronômica do distrito de Piacatuba.
          RECREIO é a cidade das cerâmicas, onde é possível aprender a fazer trabalhos artesanais. Cachoeiras com quedas de mais de 30 metros também são atrativos da cidade. Cercada por belas montanhas, a cidade mantém as tradições religiosas e culturais. As estradas de terra que dão acesso aos seus distritos, são um convite para as paradas debaixo de árvores centenárias, caminhadas e para praticar mountain bike e MotoCross.

Cidades:

* Além Paraíba
* Argirita
* Cataguases
* Dona Euzébia
* Itamarati de Minas
* Leopoldina
* Recreio

Associação do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras
Postado por. Sonia Dias



Nenhum comentário:

Postar um comentário