Total de visualizações de página

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Aeroporto Regional da Zona da Mata está autorizado a receber voos noturnos

O Aeroporto Regional da Zona da Mata (ARZM), localizado entre os municípios de Goianá e Rio Novo, próximos a Juiz de Fora, já está autorizado a operar por instrumento noturno. A autorização foi emitida pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo(Decea) e publicada, no último dia 22, pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), através da portaria de homologação.
 
A partir de agora, a empresa Multiterminais Alfandegados do Brasil Ltda, contratada pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), para efetuar as atividades de administração e operação do aeroporto poderá contar com mais esse incremento para aperfeiçoar a operação do aeroporto.

Desde o dia 23 de agosto, o aeroporto já opera com uma linha regular comercial, da Azul Linhas Aéreas, transportando passageiros em dois voos (ida e volta), ligando as cidades de Campinas (SP) e Goianá. A partir do dia 1º de outubro, serão oferecidos mais quatro voos comerciais diários. De acordo com estimativa da Multiterminais Alfandegados, somente neste mês de setembro devem passar pelo aeroporto cerca de 5 mil pessoas, entre passageiros e visitantes. 

Segundo o subsecretário de Regulação de Transportes, Diogo Prosdocimi, com a liberação dos voos noturnos pelo Decea e Anac, será possível ao Aeroporto Regional da Zona da Mata dar o passo definitivo para a sua operacionalização como hublogístico, com o início da operação dos voos de carga. "No Brasil, a maioria das empresas opera com voos de carga de porte médio no período noturno, e o ARZM tem pista de pouso e decolagem com 2.530m, perfeitamente adequada para a manobra das aeronaves de carga", disse. 

Para o diretor-adjunto da Multiterminais, Denilson Duarte, já estão sendo efetuados contatos e existem empresas interessadas em iniciar esse tipo de operação, que vem logo em seguida ao transporte de passageiros. "As empresas de transporte aéreo de carga preferem operar no período noturno, outro fator que agora o ARZM vem atender", concluiu.

Fonte: Jornal Atual - nº 76 - 30/09/11

Postado por: Aline M. de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário