Total de visualizações de página

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Laticínio de Argirita é destaque no Sistema Mineiro de Qualidade do Leite


O Sistema Mineiro de Qualidade do Leite (SMQL), projeto implantado pelo Polo de Excelência do Leite e Derivados da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), já melhorou a qualidade do leite produzido por diversos laticinistas do Estado. Números divulgados pela empresa contratada para realizar a capacitação, a QConz América Latina, mostram uma redução significativa na Contagem Bacteriana Total (CBT) e na Contagem de Células Somáticas (CCS) nos laticínios que aderiram ao programa.
 
Os dados revelam que os fornecedores das indústrias laticinistas participantes estão conseguindo se adequar às novas exigências da Instrução Normativa 51, que regulamenta a produção, a identidade e a qualidade do leite. O Laticínio Alzira, localizado em Argirita,, reduziu, entre os meses de abril e julho, cerca de 70% no índice de CBT e 45% no de CCS. Essa diminuição serve como parâmetro no que diz respeito ao aumento da qualidade e do rendimento dos produtos lácteos. A fábrica foi uma das primeiras a ter seus fornecedores atendidos pelo SMQL. "O programa trouxe boas perspectivas para nós. Já implantei em quase todos os meus fornecedores e foi possível observar uma melhora quase instantânea na qualidade do queijo", declara o diretor-geral do laticínio, Mário Cézar.
 
O projeto do Polo de Excelência do Leite e Derivados, que foi uma demanda do setor de laticínios, atingiu 40 indústrias, das quais 20 já tiveram o treinamento finalizado.No total, cerca de 300 produtores rurais foram capacitados. Os recursos investidos pela Sectes e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) chegam a R$ 584 mil, com uma contrapartida do mesmo valor da iniciativa privada. A capacitação das indústrias laticinistas faz parte do projeto de qualificação desenvolvido pelo SQML. A expectativa é de que, até o final do ano, fornecedores de 100 indústrias da Zona da Mata sejam contemplados com o treinamento.
 
O Polo de Excelência do Leite e Derivados está sediado em Juiz de Fora, na Zona da Mata, e tem uma parceria efetiva com instituições de pesquisa, entre elas Embrapa Gado de Leite, Instituto de Laticínios Cândido Tostes e Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Fonte: Jornal Atual - nº76 - 30/09/2011

Postado por: Aline M. de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário