Total de visualizações de página

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Blues, rock e teatro invadem Cataguases na primeira quinzena de dezembro


Blues, rock e teatro marcam programação de dezembro
                                            Jornal Atual - nº 80 - 28/11/2011

No dia 8 quem volta à cidade, para alegria de uma grande legião de fãs do blues é o gaitista carioca Jefferson Gonçalves, um dos mais conhecidos nomes do gênero no país. Também pudera, com mais de 20 anos de estrada, foi um dos fundadores da banda Baseado em Blues, que já esteve várias vezes na região. 

Jefferson Gonçalves está lançando, o seu quarto CD Encruzilhada (Bluestime Records), nome que tem muito a ver com a trajetória do gaitista, que nunca deixou de lado as sonoridades brasileiras. Assim, o disco aprofunda e promove fusões, diálogos e intercessões entre gêneros que aparentemente são distintos, mas que têm grandes similaridades. 

Desta forma, Jefferson Gonçalves dá sequência às sonoridades presentes em seu primeiro CD solo, “Gréia” (2004, onde põe no mesmo balaio a criatividade de Bob Dylan e de Luiz Gonzaga, o balanço de Jackson do Pandeiro e de Ray Charles. “O que está registrado nesse quarto CD, que considero um divisor de águas na minha carreira, retrata um momento da minha vida no qual estou mais preocupado com música do que com estilo”,diz Jefferson em seu site.
Ao contrário de Jefferson, a atração do dia 9, começa a dar os primeiros passos, mas com a certeza de quem sabe onde quer chegar. É o bluseiro Cris Carcará, que mudou a sua vida ao ouvir em sua casa em Santos Dumont o cantor e guitarrista americano Steve Ray Vaughan. De volta a Juiz de Fora para estudar Filosofia na Federal, Cris se viu cercado de variadas e novas influências musicais, e com a ajuda de um amigo, Guilherme Gravina montou a banda Carcará Blues. Mas ao blues somaram-se a MPB, o baião, o samba e pitadas do funk. Com o tempo a banda se dissolveu, mas o músico adotou nome de Cris Carcará, o bicho que nunca passa fome, como canta Chico Buarque.

No dia 10, Kiko Loureiro compositor e guitarrista da banda Angra, uma das preferidas da galera do metal, vem a Cataguases dar um workshop. Isto mesmo, um workshop de guitarra e música. Mas o músico, que já lançou três discos solos, vai promover uma jam session com músicos cataguasenses.

No dia 11, sai a música e volta o teatro do Gesamtskuntwerk com a sua Conversa pra Boi Dormir. Diversão garantida. A programação da primeira quinzena de dezembro termina com a banda Beatles Forever, de Juiz de Fora, que há 30 anos canta e toca as músicas dos quatro rapazes de Liverpool. É formada por Antônio Resende, que faz a função de John Lennon; Francisco Bustamante, como Paul MacCartney; Genésio Aversa, como George Harrison e Gerson Faria, o baterista Ringo Starr. A Banda juizforana, em atividade desde 1981, é apontada com um dos melhores covers dos Beatles no Brasil.

O Projeto Usina Cultural tem produção de Fausto Menta, patrocínio da Energisa e do Governo de Minas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e apoio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho. 

Todas as apresentações são no Anfiteatro Ivan Botelho e os ingressos podem ser trocados mediante a doação de um litro de leite longa vida. 

Postado por: Aline M. de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário