Total de visualizações de página

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Circuito Turístico Serras e Cachoeiras é representado no Encontro de Integração da Secretaria de Turismo de Minas Gerais


Por: Thais de Oliveira Lima

Na última segunda-feira (12), a Secretaria de Turismo do Estado (SETUR/MG) realizou o Encontro de Integração do Programa Minas Recebe e Circuitos Turísticos de Minas Gerais, no Centro Mineiro de Referência de Resíduos, em Belo Horizonte.
O evento objetivou a integração dos representantes pela comercialização do produto turístico e as instâncias de governanças responsáveis pelo desenvolvimento territorial das regiões, a fim de alinhar as diretrizes e construções de ações visando a continuidade da produção turística em Minas Gerais.
A cerimônia de abertura foi realizada pelo Secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho, que ressaltou em seu pronunciamento a importância da integração desses atores que são fundamentais para o desenvolvimento do Programa de Regionalização do Turismo em Minas Gerais, que conquistou a primeira colocação no 6º Prêmio em Excelência e Gestão Pública, a ser entregue em janeiro de 2012.
O Programa de Regionalização do Turismo é resultado da política de gestão descentralizada do turismo no Estado sustentado por dois programas que hoje são considerados referências no Brasil: Programa de Regionalização (Circuitos Turísticos) - instâncias de governanças regionais e o Minas Recebe que tem como objetivo a organização e qualificação das empresas receptivas mineiras.
            O Circuito Turístico Serras e Cachoeiras e seus municípios associados (Além Paraíba, Argirita, Cataguases, Dona Euzébia, Itamarati de Minas e Leopoldina) foram representados pela Presidente da entidade e Diretora da DGL Turismo, Sônia Dias e a Gestora e Diretora da Vila Brasil Turismo, Thais Lima, ambas pertencentes ao Programa Minas Recebe.
            Após a palestra da Diretora Técnica do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano - Tânia Zapata e a apresentação de Boas Práticas de Integração e Gestão Regional com o Mercado Turístico do Circuito Caminhos do Sul de Minas, pelo Gestor Walter Alvarenga, os presentes foram convidados a participar de uma oficina que teve como intuito a elaboração do mapa de prioridades e importância em Minas.
            Para tanto, os participantes foram divididos em cinco grupos de acordo com suas regiões (Central, Norte e Nordeste, Sul, Triângulo Mineiro e Zona Mata / Rio Doce) para discutirem sobre sua identidade local e prioridades para atuação pública e privada. Os presentes tiveram como desafio identificar o seu segmento turístico prioritário, seus atrativos e produto âncoras, bem como destacar seus pontos fortes para orientar e apoiar as estratégias das políticas da SETUR/MG para o desenvolvimento do turismo em Minas Gerais.

Mapa de Prioridades do Turismo em Minas Gerais, elaborado durante oficina realizada no Encontro de Integração do Programa Minas Recebe e Circuitos Turísticos Mineiros.

            A macrorregião da Zona da Mata Mineira e do Rio Doce teve o Turismo de Negócios e Eventos identificado como seu segmento prioritário, baseando-se na demanda e economia de base da maioria de seus municípios. Além disso, foram destacados o ecoturismo e o turismo de aventura, o turismo rural, cultural e arquitetônico, as inúmeras unidades de conservação ambiental e os diversos festivais e congressos realizados na região sudeste.
            A Presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Circuito Turístico Serras e Cachoeiras (ADERT), Sônia Dias, afirma que “O Encontro foi fundamental para dar início a idealização já existente de unir os Circuitos Turísticos em macrorregiões para otimizar o trabalho destas entidades e criar maiores oportunidades de reconhecimento e desenvolvimento da Zona da Mata Mineira e suas vertentes.”

Thais Lima - Gestora ADERT, Paula Lacerda - Luzes Consultoria, Sônia Dias - Presidente da ADERT, Jussara Rocha - Superintendente de Políticas Públicas da SETUR/MG, Cris Muller - Diretoria de Desenvolvimento e Marketing de Produtos  da SETUR/MG e Ruy Felipe - Diretor de Planejamentos e Políticas de Turismo da SETUR/MG.

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário