Total de visualizações de página

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

21º CONCURSO NACIONAL DE POESIAS - LEOPOLDINA


21º CONCURSO NACIONAL DE POESIAS – AUGUSTO DOS ANJOS
                                                                Por Magali Gomide e Larissa Dias

Leopoldina tem uma semana dedicada ao grande poeta Augusto dos Anjos. No dia 12 de novembro deu-se início às comemorações de aniversário do poeta.
Augusto dos Anjos foi um Poeta modernista nascido em 20/04/1884 no engenho de Pau d´Arco na Paraíba, viveu os últimos anos de sua vida na cidade de Leopoldina, aonde veio a falecer em 12/11/1914.  Seu único livro “Eu” (1912) foi publicado a 2ª edição (1919) com o título “Eu e outras poesias”.
A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Leopoldina, através de sua secretária Sra Rosângela Moreira Lima Costa, preparou para homenagear Augusto dos Anjos, uma semana de manifestações de alta qualidade. 
Na programação foram incluídas as manifestações: homenagem no túmulo do poeta com o plantio de uma muda de tamarindo, espetáculos teatrais, inauguração da iluminação da fachada externa e interna do Museu Espaço dos Anjos, saraus de poesias, oficinas de mini- livros e a finalíssima do 21º Concurso Nacional de Poesias.
Sônia Dias e Rosângela Lima Costa
 Rosângela se emocionou ao falar do poeta: “Mesmo tendo morado tão pouco tempo em Leopoldina, é possível que Augusto tenha sido muito feliz aqui, pois, em seus últimos dias, expressava o desejo de ser enterrado em nossa cidade. Temos o mesmo desejo de acolhimento. Por isso, fazemos questão de manter a memória de um poeta como ele. O povo leopoldinense faz parte da história de Augusto dos Anjos”. Agradeceu a todos os presentes e em especial ao prefeito do Município Sr. Bené Guedes. “Esse homem que é muito mais que um prefeito, um amigo de todos nós leopoldinenses, nós dá motivação para fazermos o que julgamos melhor para a cultura e turismo de Leopoldina”. Destacou.
Rosângela Lima Costa, prefeito Bené Guedes e Sônia Dias
 O Circuito Turístico Serras e Cachoeiras se fez presente através de sua Presidente, Sônia Maria Dias Gonçalves que na oportunidade parabenizou o prefeito e sua secretária de cultura e turismo pela bela iniciativa. Sônia disse: “ A memoria de uma cidade não pode morrer. A inauguração de um museu destinado a um grande poeta, mostra a preocupação do município com a poesia e literatura.”
Prefeito Bené Guedes e Magali Gomide (Além Paraíba)
 O município de Além Paraíba também se fez representar pela Presidente do Conselho Municipal de Turismo de Além Paraíba e gestora do Circuito Serras e Cachoeiras, Magali de Lima Gomide. 
Aos que vão a Leopoldina a passeio ou a trabalho não podem deixar de conhecer o Museu Espaço dos Anjos.
Esse evento  mostra a iniciativa do município em alavancar o turismo na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário