Total de visualizações de página

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

ECOS DA MATA

ECOS DA MATA - Fórum de Desenvolvimento Regional Sustentável
                                                                                                           Por Larissa Dias

Aconteceu no último dia 9 (sexta-feira) no município de Muriaé, o “Fórum de Desenvolvimento Regional Sustentável Ecos da Mata” de 2012. Esse Fórum é fruto do Programa Ecos da Mata que foi criado a partir do resultado de um diagnóstico realizado na região em 2010 pela Votorantim Metais e o Instituto Votorantim.

 O objetivo deste fórum foi apresentar as atividades promovidas até o momento e o Planejamento Estratégico. Durante dois anos foram realizados diversos encontros nas cidades onde foram implantadas o Projeto de Desenvolvimento Sustentável:  Itamarati de Minas, Miraí, Descoberto, Cataguases, Muriaé, Fervedouro, Miradouro, Rosário da Limeira e São Sebastião da Vargem Alegre, totalizando nove municípios. Dos nove apenas dois recebem o benefício do Governo do Estado, o ICMS Turístico, que são Cataguases e Itamarati de Minas pertencentes ao Circuito das Serras e Cachoeiras.

Em 2011 começaram os encontros e o envolvimento de integrantes do poder público, iniciativa privada, ONG’s e a comunidade e passaram a ser trabalhados seis eixos estruturantes, sendo eles: Desenvolvimento Agropecuário, Educação e qualificação, Turismo, Infraestrutura, Serviços Comércio e Indústria e Preservação Ambiental, todos os encontros teve o auxílio do Gaia Social.

     Sônia Dias, presidente do Circuito das Serras e Cachoeiras, falou em sua apresentação sobre a justificativa do projeto de Turismo: O turismo está entre os principais potenciais da região principalmente pela presença de um conjunto de atrativos naturais, e para que sejam estruturadas ações visando o desenvolvimento e o fortalecimento do turismo é imprescindível diagnosticar a situação atual da gestão turística de cada município. Acrescentou ainda, O projeto pretende estimular o desenvolvimento do turismo a partir de uma abordagem regional e visão integrada com a participação e parceria de instituições dos três setores da sociedade.

Dando prosseguimento a apresentação, Elaine Ferraz, do município de Itamarati de Minas falou sobre o Objetivo Geral, Específico e Público envolvido. Segundo Elaine o objetivo geral é fortalecer o turismo nos municípios que integram os circuitos turísticos Serras e Cachoeiras, Caminhos Verdes de Minas e Serra do Brigadeiro. Isso é possível a partir do momento que possamos Realizar um diagnóstico da situação de cada município e Integrar os três circuitos turísticos.

 Fábio Ecker finalizou a apresentação falando das principais ações que o Grupo de Turísmo irá implantar. Fábio colocou: A primeira etapa compreende a mobilização e articulação pelos integrantes do GT Turismo dos principais atores sociais e instituições envolvidas diretamente com o desenvolvimento do turismo na região. Após será feito um Encontro Regional com a participação dos três circuitos, prefeituras e ou secretarias municipais de turismo, conselhos municipais e todo o trade.

Para o próximo ano, os GTs continuarão com o apoio da Votorantim Metais e do Instituto Votorantim para a realização dos projetos, onde com certeza cada eixo estará mais fortalecido e onde o eixo turismo contará com um número maior de atores envolvidos.
                                                            Andréia, Sônia Dias e Daniele

Nenhum comentário:

Postar um comentário