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domingo, 18 de novembro de 2012

BONS VENTOS PARA O TURISMO NA ZONA DA MATA

                                BONS VENTOS PARA O TURISMO NA ZONA DA MATA

Se alguém ainda tinha alguma dúvida, a pesquisa Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), divulgada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, mostrou com clareza que Minas foi o estado do Sudeste que mais cresceu em estabelecimentos, empregados e na remuneração do setor. E, melhor ainda, a Zona da Mata, que tem um
a economia depauperada, vem mandando muito bem no turismo. 

A região possui 98 estabelecimentos, entre agências e operadoras de turismo, o que a coloca atrás apenas do Sul de Minas, que possui 129. De 2010 a 2011, o número dessas empresas cresceu 18,1%, terceiro maior percentual registrado entre as regiões mineiras. Tem mais: a Zona da Mata é a terceira região mineira com maior número de empresas do setor de alimentação. Com um total de 2.559 estabelecimentos, fica atrás apenas de Belo Horizonte (4.872) e Sul do estado (3.345). 

Os novos prefeitos precisam enxergar e investir no turismo. A região, muito próxima do Rio de Janeiro, onde será realizada a final da Copa do Mundo e a Olimpíadas de 2016, tem vantagens competitivas em relação a outras regiões do Estado e do País. Mas não basta achar que nossa excepcional localização geográfica é capaz de tudo. Precisamos incentivar hotéis e restaurantes a qualificar e capacitar a mão de obra, é preciso cuidar melhor de nosso patrimônio urbano e investir em melhorias nas estradas rurais.

Afinal, não adianta uma bela cachoeira se não há como chegar lá sem o carro atolar. É necessário compreender que o turismo não pode ser acoplado a uma secretaria onde predomina o esporte. Se não há condições para uma pasta própria para o setor, o turismo deve caminhar com a cultura, mas tendo autonomia e recursos próprios. 

O Circuito Turístico Serras e Cachoeiras, que procura criar uma cultura do turismo nos municípios de Além Paraíba, Argirita, Cataguases, Dona Euzébia, Itamarati de Minas e Leopoldina, precisa de ter interlocutores ativos nas prefeituras. É hora de aproveitar o bom momento vivido pela Zona da Mata. É imperioso divulgar o que temos de melhor, como o Festival de Viola e Gastronomia de Piacatuba, um sucesso de público (leia-se, turistas) e crítica. Outro exemplo: se filmes estão sendo produzidos por aqui é porque a região tem belezas naturais, cenário urbano atraente, entre outras condições favoráveis, logo, pode virar uma atração turística. Oportunidades não esperam: é a hora e a vez de investir no turismo na região e, com isto, contribuir para o fortalecimento da economia local, investindo em uma indústria que não polui, cresce a cada dia e pode ser decisiva no desenvolvimento sustentável da Zona da Mata.

 

Fonte: Editorial do Jornal Atual.

Postado por: Larissa Dias

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