Total de visualizações de página

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

SETUR INVESTIU NA COMERCIALIZAÇÃO DE DESTINOS MINEIROS‏

               Em 2010, a Secretaria de Estado de Turismo apostou na Política de Promoção e Apoio à Comercialização do destino turístico Minas Gerais nos principais mercados emissores de turistas para o Estado. A Setur incentivou a participação mineira em workshops, realizou roadshows, organizou capacitações aos agentes e operadores de viagens, realizou ações com foco no público final, recebeu operadores e imprensa especializada em viagens de familiarização por Minas Gerais.
              As ações fazem parte da estratégia do Governo de Minas para divulgar e incentivar a comercialização dos destinos turísticos mineiros tanto no Brasil quanto no exterior. Desde 2007, o Governo de Minas já investiu cerca de R$ 15 milhões nas ações de promoção do Estado. Em 2010, a Setur esteve presente em 115 eventos nacionais e internacionais do turismo. Foram feiras, congressos, rodadas de negócios, workshops e blitz com operadoras de turismo. Nestes eventos, houve também a participação de operadores receptivos de turismo mineiros.
Destaques em 2010
* A terceira edição do Salão Mineiro do Turismo foi realizada em abril deste ano com recorde de visitas. Passaram pelos corredores do Minascentro aproximadamente 16 mil pessoas. O evento foi uma mostra dos produtos turísticos de todas as regiões de Minas e um convite para que o mineiro conheça os atrativos do Estado.
* Já a Missão de Minas Gerais na China aconteceu no mês de agosto, após esforço de articulação entre os poderes público estadual, municipal e iniciativa privada. O grupo de 60 empresários de diversas áreas da economia mineira cumpriu uma agenda que incluiu apresentação do potencial econômico e turístico de Minas Gerais.
* Foram realizadas visitas aos pavilhões da Expo Xangai com foco no contato com empresas, operadores de turismo e autoridades dos países que se configuram como mercados estratégicos para a promoção do turismo mineiro aos principais hotéis chineses, aos centros de convenções e aos sistemas de transportes locais. Durante 15 dias, Minas Gerais foi o Estado de destaque no Pavilhão Brasil da Expo Xangai – terceiro maior evento internacional do mundo, atrás apenas dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo.


Mercado internacional
Em 2010, a Setur deu continuidade às ações de promoção no mercado internacional. O destino Minas Gerais esteve presente nos seguintes países: Inglaterra, Itália, Chile, E.U.A, Portugal, Espanha, Alemanha, China, Argentina e França. Também em 2010, uma nova rota que liga Belo Horizonte a Miami em voo direto, foi implementada pela TAM, por meio do Projeto Decola Minas. Os Estados Unidos são um dos maiores mercados emissores de turistas estrangeiros para Minas Gerais. Para atrair os viajantes daquele país, foram realizadas capacitações e visitas a operadoras, principalmente nas cidades de Nova York, Boston e Miami.

 
Portal do Turismo Mineiro
Também em 2010 a Setur lançou o Portal do Turismo Mineiro. A proposta é que através deste portal, o turista possa decidir seu próximo destino, montar e adquirir sua viagem por Minas Gerais.
Atualmente o site já está disponível para o trade turístico, com informações pertinentes ao mercado. O ambiente virtual chama-se “Espalhe Minas”, onde foram criados vários espaços para disseminação de informações, integração e discussão de temas importantes, referentes ao turismo em todo o Estado. O produto é baseado nas redes sociais, como Twitter e Facebook, ou seja, todos têm voz ativa e são informados dos principais acontecimentos com agilidade e objetividade. Confira o conteúdo exclusivo no www.espalheminas.com.br.
Esta é a primeira etapa das três fases de conclusão do Portal. A segunda e a terceira etapas compreendem a disponibilização de conteúdo aberto para os turistas em geral e a terceira etapa é a unificação dos ambientes virtuais, onde todos terão acesso ao conteúdo completo num mesmo local de navegação. Até o segundo semestre de 2011, todos os destinos turísticos mineiros poderão inserir suas informações, roteiros e produtos online.



Fonte: SETUR
Postado por Sônia Dias



* Os destaques em 2010 foram as realizações do 3º Salão Mineiro de Turismo e a participação na Missão Empresarial de Minas Gerais em Xangai, na China, além da presença do Estado na Feira das Américas – ABAV – 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário