Total de visualizações de página

terça-feira, 24 de novembro de 2009

ARGIRITA VAI RECEBER O CURSO DE BOAS PRÁTICAS E MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS

O curso capacita os participantes nas boas práticas de manipulação, ou seja, nos requisitos de organização e higiene, necessário para garantir a qualidade e segurança dos alimentos.


Prepara os participantes para elaborar o manual de boas práticas e os procedimentos operacionais padronizados.

No treinamento são dadas noções de microbiologia (agentes contaminantes e doenças transmitidas por alimentos) e esclarecidas às irregularidades que podem levar à contaminação dos alimentos. São também ensinadas boas práticas de manipulação, que envolvem higienização do ambiente e de equipamentos e utensílios, cuidados com a água, higiene pessoal, controle integrado de insetos e pragas, saúde do manipulador, entre outros. Tudo baseado no conceito de alimento seguro, ou seja, aquele inócuo, que mantém todas as propriedades nutritivas e não prejudica a saúde do consumidor.

Diversos trabalhos científicos comprovam que o maior número de doenças transmitidas por alimentos ocorrem em serviços de alimentação (bares, restaurantes, lanchonetes, padarias, por exemplo). As causas são manipulação inadequada de alimentos, temperatura e armazenamento incorretos, contaminação cruzada (entrada da matéria-prima pelo mesmo local de saída do alimento preparado), e hábitos operacionais inadequados (como higienização incorreta das mãos e falta de uso de toucas e aventais).

O curso vai ser ministrado pelo SENAC de Juiz de Fora, no período de 30 de novembro a 04 de dezembro no horário de 14h às 19h no Clube de Argirita. Este projeto foi apresentado pelo Circuito e foi aprovado pela FECITUR no âmbito do Projeto QUALITUR/FECITUR que tem como objetivo aperfeiçoar profissionais ligados a cadeia turística nos Circuitos Turísticos de Minas Gerais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário