Total de visualizações de página

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Turismo rural pode ser opção em tempos de crise econômica

O turismo rural é uma fonte alternativa de desenvolvimento local, capaz de revitalizar as áreas decadentes e estagnadas, ao fomentar a diversificação de renda e trabalho para as populações locais. Contribui para a proteção do meio ambiente e para a conservação do patrimônio natural, histórico e cultural.

Neste contexto, o I FORUM REGIONAL DE TURISMO RURAL discutiu no dia 04 de novembro no auditório do CEFET-MG, Unidade Leopoldina, as mais variadas possibilidades do pequeno produtor rural estar desenvolvendo em sua propriedade rural o receptivo para o turista.
O encontro teve a participação dos produtores rurais de todos os municípios que integram o Circuito Turístico, Técnicos da EMATER, estudantes, secretários municipais de turismo e público em geral.
Segundo a presidente do Circuito Andréa Macedo Ferreira “É um segmento que pode agregar valor ao destino mas os empreendimentos precisam criar produtos que sejam atraentes aos turistas”. Segundo ela, o apelo cultural e ecológico deverá ser o mais explorado na região. No entanto o turismo rural tem um bom mercado potencial.
Prova disso é a satisfação do empresário Humberto Hubner Graciano da cidade de Fervedouro-MG com a palestra “Como o Turismo Rural mudou a minha vida”. Há alguns anos trocou a pecuária de leite pelo turismo em sua fazenda. “Fui criado no meio rural e, como a produção de leite não era mais economicamente viável, passei a buscar novas alternativas. O turismo é uma das atividades que mais cresce em todo o mundo, apesar de o retorno demorar a vir”, explica.
A fazenda emprega toda a família e consegue receber diversos turistas ao longo do dia. “Temos uma marca forte e infra-estrutura de primeira qualidade. Nossas pesquisas com clientes indicam alta satisfação” comemora. Humberto Hubner Graciano acredita que o filão do turismo rural se integra à cultura mineira e por isso agrada aos visitantes. “A culinária, a hospitalidade espontânea, que não precisa ser ensinada a ninguém, tudo isso tem muito a ver com Minas”, diz.
Logo em seguida, o Presidente da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais – FECITUR Francisco Melo fez uma excelente explicação do “Turismo Rural em Minas Gerais”.
Descoberto na última década pelos visitantes estrangeiros e nacionais, o turismo rural foi o segmento do setor turístico que mais cresceu no Brasil desde então, com uma média de 20% ao ano. Segundo estimativa da Associação Brasileira de Turismo Rural (Abraturr), em 1994 haviam cerca de 400 empreendimentos rurais com atrativo turístico. Em 2009, já seriam cerca de 15 mil.
Segundo Francisco Melo, “das quase 15 mil fazendas que trabalham com turistas, 60% têm até 50 hectares, o que mostra a grande inserção de pequenos proprietários rurais em busca de diversificação para agregar novos valores a suas atividades tradicionais”. O turismo rural, gera perto de 500 mil empregos diretos e indiretos no País. Destes, 35% são representados por mão-de-obra familiar e o restante por trabalhadores de origem local ou regional.
"Estes são dados importantes para que os prefeitos tomem consciência e façam políticas públicas voltadas a desenvolver o turismo em suas cidades, principalmente em regiões onde há grande concentração de empreendimentos rurais”, conclui Francisco Melo.



Secretário Municipal de Esportes Lazer e Turismo Gilberto Tony


Público presente


Presidente do Circuito Turístico Andrea Macedo Ferreira


Proprietário Rural de Fervedouro Humberto Hubner Graciano


Presidente da Federação Mineira dos Circuitos Turísticos Francisco Melo




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário