Total de visualizações de página

quarta-feira, 4 de julho de 2012

"Cataguases por NÓS MESMOS"

http://www.fabricadofuturo.org.br/

Com trabalhos autorais, realizados fora do âmbito de projetos ou instituições culturais de Cataguases, um grupo de realizadores do audiovisual teve a oportunidade de mostrar seu talento em uma mostra realizada na Casa de Cultura Simão. “Cataguases por Nós Mesmos” reuniu duas gerações de artistas na exibição de cinco curtas-metragens e contou com a presença maciça do público.


Em “Viagem Real”, dirigido por Eduardo Yep e Henrique Vale, com Tarcísio Vória e Juliano Braz no elenco, o filme conta a misteriosa história de dois amigos que, numa noite, saem para uma festa em Ouro Preto, e na manhã seguinte acordam em Paraty, outra cidade histórica colonial que fica a centenas de quilômetros de distância.

“Bexiguentos” é um vídeo documentário de Emanuel Messias, filmado em Formiga e Itapecerica (MG), que revela a história de pessoas que, nos anos 20 do século passado, foram infectadas pela Varíola - uma das enfermidades mais devastadoras da história da humanidade. http://www.youtube.com/watch?v=cpUHLI484cM

“EMPA Hills” registra a descoberta de uma estrada desativada no município de Cataguases como ponto de encontro para a prática de esportes radicais: carrinhos de rolimã, skate, longboards e carveboards. Com direção de Eduardo Yep. http://www.youtube.com/watch?v=pcjReHpjKgA

“Kermesse”, vídeo de Gustavo Baldez, é um passeio por um festejo típico, o registro de uma manifestação popular”. http://www.youtube.com/watch?v=F0WKhj8Ho1E

E “Uma de Galo”,  produzido e dirigido por Henrique Frade, o clipe revela uma reflexão poética sobre a questão: "vale a pena morrer por uma foda de galo?"
Ator, jornalista e assessor de comunicação da Casa Simão, Tarcísio Vória conta que a Mostra pode ser a primeira de uma série de outras: “Nossa ideia é abrir aos realizadores locais, profissionais e amadores, uma janela de divulgação do trabalho desenvolvido aqui na cidade, além de dar um  estímulo para que estas pessoas continuem a produzir conteúdo”.
Sobre a realização do “Viagem Real”, ele diz que foi uma experiência muito rica: “Equipe jovem, elenco jovem,  e  muita vontade de fazer cinema! Além do roteiro que retrata um pouco do que vivemos: juventude, universidade - momento crucial na vida de alguns brasileiros”, diz o ator.

Gustavo Baldez, designer e comunicador multimídia da Fábrica do Futuro, conta porque escolheu a tradicional festa de Santa Rita de Cássia, em Cataguases, para registro: “Frequento esta festa desde menino e vejo nela uma boa relação de apropriação dos espaços públicos pela população, não só dos devotos, mas dos que querem fugir da rotina de bares da cidade. Foi este encontro de classes sociais, de gerações, que eu quis capturar”.

 A Mostra Independente do Audiovisual teve o apoio da Casa de Cultura Simão, Fábrica do Futuro, Fundação Ormeo Junqueira Botelho, Energisa, Projeto Tela Viva de Cultura e Cidadania e ACRIAR - Associação dos Criadores de Arte, Produtores Culturais e de Entretenimento de Cataguases.


Nenhum comentário:

Postar um comentário