Total de visualizações de página

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Fábrica do Futuro 2012 - realizações e novidades em Cataguases

A Fábrica do Futuro abriu 2012 com novos projetos e a reedição de projetos, festivais e eventos que já movimentam a cena cultural de Cataguases e Região há alguns anos. Em fevereiro, nossa equipe realizou oficinas e workshops de planejamento das atividades, em encontros em Cataguases e Belo Horizonte.
Com ações de formação, pesquisa, experimentação, criação e produção de conteúdos audiovisuais, a Fábrica do Futuro prossegue e aprimora projetos já em curso e dá início a novas experiências, sempre envolvendo jovens e adultos de diversos pontos de Minas Gerais, do Brasil e exterior em residências criativas focadas no audiovisual e nas novas tecnologias.
Como incubadora cultural, a Fábrica do Futuro irá criar um centro de referência reunindo residentes e profissionais de diversas áreas para o desenvolvimento de pesquisas, tecnologia, criação e produção de conteúdos explorando variadas técnicas, metodologias, linguagens e estilos. Para tanto, será intensificado o fluxo de conhecimento e oportunidades entre suas duas unidades atuais – em Cataguases e Belo Horizonte – e as cidades envolvidas com o “Polo Audiovisual, Animação e Mídias Digitais” de Cataguases e Região.
Durante o mês de fevereiro e início de março, aconteceram vários workshops e oficinas de planejamento dos projetos, ações e eventos da Fábrica do Futuro em 2012. Realizados em Cataguases e Belo Horizonte, os encontros contaram com a participação dos integrantes do núcleo gestor, parceiros, colaboradores e convidados especiais.
Com os projetos Rede Geração Digitaligada de Webvisão, Paralaxe Lab e Nós Mídia, em parceria com a operadora de telecomunicações - VIVO, por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, será realizada uma “chamada criativa” para seleção de micro projetos na área do audiovisual. Eles serão apresentados por coletivos de jovens, grupos, pontos de cultura e/ou ONGs de diversas regiões do Estado.
No campo do patrimônio destacam-se duas ações. Em abril, o projeto Memória e Patrimônio Cultural de Cataguases, apresenta o resultado do trabalho de registro e documentação da história não oficial de nossa cidade, com lançamento de livros, exposição de fotografias e seminário. O projeto contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Cataguases e Faculdade Integradas Cataguases - FIC/UNIS e patrocínio da Energisa, através da Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
Outra boa notícia é a reedição, em versão ampliada, do Guia da Arquitetura Modernista de Cataguases, lançado em 2009 e premiado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil- IAB-MG. Patrocinada pelo Fundo Estadual de Cultura, a publicação contará com 2 mil exemplares, sendo que mil serão distribuídos gratuitamente a instituições educacionais e culturais, e os demais comercializados, em especial para visitantes e turistas na cidade de Cataguases. O Guia será também disponibilizado gratuitamente para download no site da Fábrica do Futuro.
Em seu quarto ano de atividade, o Tela Viva de Cultura e Cidadania volta com todo gás e muitas novidades. O Projeto prossegue com sua agenda de exibições do cinema nacional em bairros e distritos rurais de 6 cidades da Zona da Mata Mineira, e, ao mesmo, intensifica sua experiência na relação - Audiovisual e Educação - por meio de fóruns, oficinas e produções junto às escolas públicas e privadas da região. O Tela Viva integra o programa de Democratização Cultural do Instituto Votorantim com patrocínio da CBA – Companhia Brasileira de Alumínio – e Votorantim Metais por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura - Governo Federal.
Entre as ações da Fábrica do Futuro em 2012 destacam-se as comemorações pelo aniversário de 10 anos do Centro Cultural Humberto Mauro e do início do “Programa de Cultura e Desenvolvimento Local”, embrião da proposta de implantação do polo audiovisual em Cataguases e região. Hoje, o Polo Audiovisual, Animação e Mídias Digitais é uma realidade, mobiliza diversos setores das cidades de Cataguases, Muriaé, Leopoldina, Itamarati de Minas, Descoberto, Ubá, Mirai e São João Nepomuceno; movimenta a economia local e, em especial, abre oportunidades de formação e profissionalização em um campo de atividade em franca expansão no país.


Postado por Carolina Gonçalves
Fonte: MezzoEmpresarial

Nenhum comentário:

Postar um comentário