Total de visualizações de página

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Programa Ecos da Mata trás boas expectativas de crescimento sustentável para a região.

Resultante de diagnósticos realizados na região em 2010 e implantado em 2011, o Ecos da Mata é um programa que visa construir bases para a dinamização socioeconômica e ambiental da região. Esse programa reúne integrantes do poder público, setor privado, ONG´s e das comunidades de Cataguases, Descoberto, Fervedouro, Itamarati de Minas, Miradouro, Miraí, Muriaé, Rosário da Limeira e São Sebastião da Vargem Alegre.  O Programa, e os projetos derivados dele, são liderados pela Votorantim Metais e pelo Instituto Votorantim, executados pelo Grupo de Aplicação Interdisciplinar à Aprendizagem (GAIA).
No último ano, o Ecos da Mata possibilitou a viabilização de três projetos: o Fórum de Desenvolvimento Regional Sustentável, que permitiu a construção de um plano com ações prioritárias e projetos para desenvolvimento socioeconômico da região; o Turismo Rural e Ecológico Comunitário, criado com o objetivo de fomentar a atividade turística rural e ecológica da região e foi oferecido o projeto Capacitação dos Gestores Públicos, que contribuiu para o aperfeiçoamento da administração pública local por meio de cursos e consultorias especializadas.
Neste ano, o Ecos da Mata dará continuidade aos debates sobre as melhores práticas para a efetivação do Plano de Desenvolvimento, através dos encontros do Fórum de Desenvolvimento Regional, que mobiliza empresários e administradores públicos, buscando ações de crescimento colaborativo da região com foco na preservação ambiental. A previsão é que todas as atividades do Ecos tenha, neste ano, com mais de 940 participações.
O primeiro encontro do Fórum em 2012 foi realizado, no dia 27 de abril, em Cataguases. Na abertura a consultora de comunicação e responsabilidade social da Votorantim, Lílian Santana afirmou que os organizadores têm uma ótima perspectiva de trabalho para esse ano. Só no ano passado foram criados 15 projetos através das capacitações de gestores públicos. A intenção é que o fomento proporcionado nesses primeiros anos seja capaz de, através dos projetos dos participantes, atrair novos investimentos para a região, mobilizar mais parceiros, formar mais lideranças tornando as localidades autossuficientes. 




Por Carolina Gonçalves
Fonte: Notícias MezzoEmpresairial

Nenhum comentário:

Postar um comentário